FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA: RESULTADO DO EXAME LABORATORIAL É AGUARDADO PARA A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 18

  • Informação preliminar aponta que na análise clínica e epidemiológica o caso está descartado, mas definição depende do exame de material coletado na paciente 
  • Mulher que retornou da Argentina e do Paraguai, onde têm casos do novo coronavírus, se encontra em período de quarentena na cidade de Janaúba 
  • Caso suspeito de coronavírus em Janaúba foi inserido na agenda do secretário estadual de Saúde em visita ao Norte de Minas, ontem e hoje 
  • Secretaria de Saúde de Janaúba anuncia medidas de prevenção com os profissionais dos postos de saúde e hospitais

 Boletim diário sobre os casos de coronavírus divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Na edição desta sexta-feira (e nem na edição de ontem) não há o registro do caso de Janaúba, isso significa que o material coletado da paciente com sintomas suspeitos ainda não teve resultado laboratorial confirmando ou descartando.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O município de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, tem um caso suspeito do novo coronavírus sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde. A paciente foi atendida numa Unidade Básica de Saúde na quarta-feira, dia 11 de março, com sintomas semelhantes ao novo coronavírus e, devido ao fato dela ter retornado recentemente de viagem pela Argentina e Paraguai, em região onde há casos do novo coronavírus, está sendo adotado o protocolo do sistema de saúde.
Em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior no início da tarde de ontem, quinta-feira, dia 12 de março (confira AQUI), o secretário municipal de Saúde de Janaúba, Renato Quimas Pereira Lima, teria informado sobre a situação e os procedimentos adotados. Segundo ele, o sistema de saúde presta assistência a esta mulher, que após ter material coletado para exames laboratoriais, se encontra em quarentena na própria residência.
Foi a própria mulher quem procurou a UBS após alguns dias com febre, coriza, tosse e dificuldade em respirar, sintomas semelhantes ao do novo coronavírus e da influenza (gripe), que tem mais incidência de surgimento nessa época do ano. O material coletado foi enviado para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e o resultado deve ser liberado em uma a duas semanas. Existe a possibilidade de o resultado do exame ser divulgado na próxima quarta-feira, dia 18.
Mesmo sendo um caso suspeito, pois ainda não tem informação oficial sobre o exame, a paciente está sendo monitorada pelo sistema de saúde, nesse caso, pela Secretaria de Estado de Saúde, Diretoria Regional de Saúde e pelas secretariais municipais de Saúde de Janaúba e de Montes Claros, onde o Hospital Universitário (HU) se encontra de prontidão para atender pacientes que por acaso estejam com o novo coronavírus.
A reportagem do site do jornalista Oliveira Júnior esteve na tarde desta sexta-feira, dia 13, na Secretaria de Saúde de Janaúba onde obteve a informação de que através de análise clínica e epidemiológica o caso está descartado, mas depende do exame laboratorial de material coletado na paciente para de fato definir que os sintomas da mulher não sejam do novo coronavírus.
No boletim diário de ontem e desta sexta-feira, 13, da Secretaria de Estado de Saúde ainda não consta o caso de Janaúba. Isso implica em dizer que ainda não há uma definição oficial sobre o caso suspeito de coronavírus apresentado pela mulher. Também não houve nenhuma nota oficial de órgão do sistema de saúde divulgada ontem, quinta-feira, descartando o caso suspeito.
Já no final da tarde de hoje, sexta-feira, dia 13, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba divulgou uma nota informando sobre os procedimentos a serem adotados juntos aos profissionais que atuam nos hospitais e nas unidades básicas de saúde. Nessa nota da prefeitura não há menção sobre o caso suspeito de coronavírus, mas cita apenas que no município não há registro de caso confirmado. Isso é óbvio, pois apenas após o resultado do exame aguardado para a quarta-feira da próxima semana é que terá uma noção se o caso suspeito será confirmado ou descartado.
O caso suspeito de coronavírus em Janaúba foi inserido na agenda do secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, que se encontra no Norte de Minas desde ontem, quinta-feira, 12. O secretário estadual de Saúde visitou três hospitais em Montes Claros: a Fundação Dilson Godinho, Santa Casa e o Clemente Faria, e ainda a Diretoria Regional de Saúde. Na tarde desta sexta-feira, o secretário de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, esteve na cidade de Taiobeiras, onde visitou o hospital Santo Antônio e o Centro Estadual de Atenção Especializada.
MINAS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: CONTENÇÃO DO CORONAVÍRUS
Nesta sexta-feira, 13 de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas pelo decreto está a dispensação de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais. O Decreto nº113, de 12 de março de 2020, foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de hoje, sexta-feira,13.
O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-MINAS), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.
Por meio do decreto fica prevista, ainda, a possibilidade de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinação e tratamentos médicos em pacientes que se recusarem a receber atendimento, além da aquisição de serviços com pagamento posterior de indenização, caso necessário.
O QUE É O CORONAVÍRUS
Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.
COMO É A TRANSMISSÃO
Por meio de três formas:
Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA CAUSADA POR CORONAVÍRUS?
Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.
Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já apresentam outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.
COMO PREVINIR
Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS