FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA REGISTRA 19 CASOS SUSPEITOS DE ZIKA EM GESTANTES

  • Cidade é a quarta em número de notificações em todo o Estado 
Foto Ricardo Alves
Vista parcial da cidade de Janaúba, que lidera no Norte de Minas os casos suspeitos de zika em gestantes.

MONTES CLAROS (por Carlos Castro Jr.) – Janaúba, no Norte de Minas, é a quarta cidade do Estado com maior número de casos suspeitos de zika em gestantes. Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até 5 de agosto foram 19 notificações, ficando atrás apenas de Belo Horizonte (48), Contagem (20) e Uberaba (20). São Francisco e Montes Claros estão na sexta e sétima posições, com 13 e dez casos, respectivamente.
Durante o ano, Minas registrou 927 casos prováveis (confirmados mais suspeitos) de zika, sendo 275 em gestantes. Até o momento, 27 amostras deram positivo – desse total, seis estão no Norte de Minas: dois em Montes Claros, um em Bocaiuva, um em Gameleiras, um em Januária e um em Pirapora.
A situação é preocupante, pois a zika, uma doença silenciosa – cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não desenvolvem manifestações clínicas –, pode deixar sequelas no bebê, como é o caso da microcefalia.
EDUCAÇÃO
Para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, Janaúba aposta no poder de mobilização das crianças. De acordo com Idalice Celestina de Souza, gerente de Mobilização Social e Educação de Saúde do município, além das ações de rotina com agentes de combate às endemias que realizam vistorias constantes, são desenvolvidas palestras, gincanas e teatro com os alunos.
“Na gincana, os alunos realizam a coleta de materiais recicláveis que são doados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba (Ascaj). Acreditamos neste poder de mobilização, já que 90% dos focos estão dentro das casas. É preciso colaboração de todos”, ressaltou Idalice.
SAIBA MAIS
Norte tem única cidade em Minas com alta taxa de dengue
Os casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti vêm registrando queda em relação aos meses de abril e maio – auge da epidemia no país. Entretanto, a cidade norte-mineira de São João da Lagoa é ainda a única do Estado a registrar alta incidência de dengue nas últimas quatro semanas. O município, que tem uma população estimada de 4.896 pessoas, registrou 15 casos prováveis da doença neste período.
Bocaiuva, Catuti, Claro dos Poções, Juvenília e Nova Porteirinha estão, no mesmo período, com incidência média. As demais cidades do Norte de Minas estão com incidência baixa ou silenciosa.
Em todo o Estado, o número de mortes confirmadas por dengue subiu para 122. Há ainda outras 126 sob investigação. Já são pelo menos 465.485 casos prováveis de dengue registrados. (Fonte: jornal O Norte, 09/08/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS