JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

terça-feira, 13 de novembro de 2018

PREFEITO FECHARÁ A PREFEITURA DE JANAÚBA NO FINAL DA TARDE DE AMANHÃ, DIA 14, E SÓ REABRIRÁ NA MANHÃ DA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 21

  • Secretários municipais têm prazo até amanhã, dia 14, para apresentar a lista dos nomes dos servidores a serem demitidos
  • Decreto assinado pelo prefeito de Janaúba estabelece que os desligamentos (demissões) de servidores deverão ocorrer no máximo a partir de quinta-feira, dia 15 de novembro 
  • Nesse período de 6 dias haverá um feriado nacional (dia 15), o fim de semana (dias 17 e 18) e um ponto facultativo (dia 20) previsto desde janeiro deste ano 
  • Mas, hoje, dia 13, o prefeito janaubense instituiu mais dois pontos facultativos (não será feriado, mas o serviço da prefeitura estará suspenso), na sexta-feira, dia 16, e na segunda-feira, dia 19, por meio do chamado “Decreto da Greve” 
  • Em menos de dois anos, prefeito de Janaúba decretou situação de calamidade financeira e administrativa por quatro vezes: janeiro e outubro de 2017 e agosto e novembro de 2018
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Alegando falta de recursos e direcionando essa crise financeira ao governo estadual diante da retenção de dinheiro cabível ao município, o prefeito de Janaúba decretou nesta terça-feira, dia 13 de novembro, um movimento de protesto e “greve”, além de determinar o fechamento da Prefeitura por quase uma semana e demitir funcionários.
SERVIDORES DEVERÃO SER DEMITIDOS ESTA SEMANA
A demissão de servidores contratados deve ocorrer ainda nesta semana, uma vez que o decreto, também conhecido como “decreto da greve”, estabelece que os desligamentos desses servidores deverão ocorrer no máximo a partir de quinta-feira, dia 15 de novembro. Os secretários municipais têm até amanhã, quarta-feira, dia 14, para entregar os nomes dos funcionários que ficarão desempregados.
Foto Sindijana/junho 2018
Prefeitura de Janaúba, no dia 18 de junho de 2018 quando ocorria a paralisação das atividades pelos professores da rede municipal diante do atraso no pagamento salarial.

QUATRO DECRETOS DE CALAMIDADE FINANCEIRA EM MENOS DE DOIS ANOS
Esse não é o primeiro decreto de calamidade financeira que o atual prefeito de Janaúba adota. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que em janeiro de 2017, assim que assumiu a prefeitura, ele baixou o primeiro decreto de calamidade financeira. Em menos de dois anos de mandato são quatro atos semelhantes. O primeiro decreto do prefeito no primeiro dia de governo foi fechar a prefeitura de Janaúba por dois dias. O atendimento ao público ficou suspenso nos dias 2 e 3 de janeiro de 2017.
O segundo decreto, assinado também no dia 2 de janeiro do ano passado, estabelecia situação de calamidade financeira e foram adotadas algumas medidas. No dia 27 de outubro de 2017 veio o Decreto 99 com a adoção de medidas administrativas para contenção de gastos. Em 2018 mais dois decretos semelhantes. O Decreto 77 de 20 de agosto apontando situação de calamidade financeira e administrativa, e hoje, terça-feira, 13 de novembro, o Decreto 98 que indica estado de calamidade financeira e dispõe sobre medidas de limitação de despesa.
PREFEITURA FECHARÁ NO FERIADO E FIM DE SEMANA
De acordo com o decreto 98 de 13 de novembro de 2018, a Prefeitura de Janaúba ficará fechada a partir do final do expediente de amanhã, quarta-feira, dia 14, até a manhã da próxima quarta-feira, dia 21. Apesar de estabelecer a suspensão do atendimento ao público parte desta e da próxima semana, em protesto principalmente ao Governo de Minas, a atitude do prefeito de Janaúba na verdade já estaria, digamos, planejada desde o dia 8 de janeiro deste ano (2018).
Isso porque o Decreto municipal 001/2018 já previa o ponto facultativo na próxima terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra; e na quinta-feira, 15, será feriado nacional em alusão à Promulgação da República do Brasil (instituída em 15 de novembro de 1889, 129 anos atrás). Em alguns municípios brasileiros será feriado dia 20, sendo assim, é possível a decretação de ponto facultativo na sexta-feira, dia 16 (na maioria ou em todos os municípios brasileiros), e na segunda-feira, dia 19 (nos municípios que consideram o Dia da Consciência Negra como feriado municipal).
GREVE
Nesse período de seis dias em que a Prefeitura de Janaúba estará fechada, resguardada pelo batizado “decreto da greve”, será mantido o serviço essencial, como a limpeza pública e a saúde – ficando a UBS Maria Parteira, depois do Caic aberta – conforme prevê a legislação. No decreto, que tem validade por 60 dias, o prefeito prevê economizar recursos.
PAGAMENTO SALARIAL E DO 13º SEM DATA
Os servidores da Prefeitura de Janaúba estão sem receber o salário de outubro, não há previsão de quitação, principalmente para os professores que desde junho vem recebendo em duas ou três parcelas. Não há previsão de quando irá pagar o 13º salário.
A Câmara Municipal de Janaúba tem reunião ordinária marcada para a próxima segunda-feira, dia 19, ocasião em que os vereadores deverão questionar essas medidas adotadas pelo prefeito, sobretudo a demissão de funcionários e a indefinição de data de pagamento dos servidores públicos municipais.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.