JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

terça-feira, 18 de setembro de 2018

FANFARRA DO COLÉGIO EEMAA, DE JANAÚBA, ROMPE O SILÊNCIO E PRESTA HOMENAGEM FÚNEBRE AO SEU INSTRUTOR “MOURA”, QUE FALECEU ONTEM

Fotos Oliveira Júnior
Nelci Valter Rocha, o Moura, eternizado instrutor da fanfarra da EEMAA.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Comovente a despedida que a comunidade de Janaúba, principalmente a fanfarra da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (EEMAA), o Colégio Estadual de Janaúba, prestou ao professor Nelci Valter Rocha, o “Moura”, na manhã desta terça-feira, 18 de setembro. Ele faleceu ontem após ficar um mês e meio hospitalizado devido à gravidade em decorrência do acidente ocorrido no dia 31 de julho deste ano em estrada deste município. ( saiba AQUI)
Foto Oliveira Júnior
Em 7 de setembro 2016, Moura realizou um dos seus últimos atos no comando da fanfarra do colégio EEMAA.

Por mais de uma década, “Moura” foi o instrutor da fanfarra do colégio EEMAA. Dezenas de pessoas receberam as instruções desse educador, seja pelo gesto com as mãos ou pelos sons do apito indicando a mudança de ritmo da fanfarra, principalmente nos desfiles cívicos. No desfile da Independência do Brasil, dia 7 de setembro deste ano, a fanfarra do colégio EEMAA havia reverenciado o instrutor, com alguns integrantes em traje preto e irmanados na solidariedade à família de “Moura”, que se mantinha internado no Hospital Regional de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Direção do colégio EEMAA homenageou o instrutor Moura: reconhecimento em 7 de setembro de 2014.

Ele foi vítima de acidente envolvendo duas motocicletas. O professor Nelci, o “Moura”, retornava do distrito de Vila Nova dos Poções, onde lecionava a disciplina de Matemática. De acordo com o que foi apurado, o educador seguia em sua mão de direção e em dado momento teve o seu trajeto interceptado por outra motocicleta que, naquela ocasião, transitava em sentido contrário e, conforme as apurações, veio de encontro com a motocicleta guiada pelo eternizado instrutor da fanfarra do colégio estadual.
Foto Oliveira Júnior
No dia 26 de setembro de 2014, a fanfarra da EEMAA comandada pelo instrutor Moura, participou do desfile da primavera realizado pelo Jardim de Infância Josefina Azeredo (Jija).

Em consequência da colisão, “Moura” sofreu fraturas na perna e ferimentos em outras partes do corpo, sendo necessário levá-lo com urgência ao hospital. Foi submetido a cirurgias e passou vários dias em observação médica. Nos últimos dias teve quadro de melhoras, contudo, na madrugada dessa segunda-feira ele não resistiu em veio a óbito.
A morte do instrutor de fanfarra Moura comoveu não somente a comunidade de Janaúba, mas em outras cidades, caso de Nova Porteirinha, Jaíba, Montezuma, que já contaram com a talentosa apresentação das equipes de fanfarras comandadas por Moura.
Foto Oliveira Júnior
Cinco anos atrás, ou seja, em 7 de setembro de 2013, Moura durante a apresentação da fanfarra da EEMAA no desfile cívico na cidade de Janaúba.

Entre as lágrimas e a disponibilidade do público em despedir do educador Moura, seja na capela São João Batista, ao lado do cemitério da Saudade ou no pátio do colégio EEMAA, a fanfarra dessa escola se manteve em posição de sentido e em silêncio. Os alunos estavam com os instrumentos através dos quais o “Moura” sabia muito bem captar um som e assim retransmitia aos seus aprendizes com a finalidade em contribuir de maneira ordenada e brilhante o ato cívico, principalmente no dia 7 de setembro, em via pública.
Moura era apaixonado pelos instrumentos musicais e não media esforços em capacitar os seus aprendizes, homens e mulheres, mesmo que a cada ano houvesse renovação de parte dos componentes. Não era difícil ex-alunos do colégio EEMAA se prontificarem a comporem a fanfarra, levando se em consideração a excelência de Moura na coordenação dessa fanfarra que, há mais de uma década, divide com a fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo a atribuição em fazer ecoar pela avenida o som do tarol e surdo acionados pelas baquetas, e ainda pelos pratos e cornetas.
A despedida ao mestre foi justamente do jeito que ele ensinava os aprendizes e, consequentemente, encantava o público. O cortejo fúnebre passou pelo colégio estadual onde o caixão com o corpo do professor Moura ficou no pátio e foi recebido pelos amigos da fanfarra. O silêncio em respeito ao passamento pelo instrutor foi rompido pela fanfarra, a fanfarra que por muito tempo ele lidou. O som dos instrumentos captados nessa manhã, na despedida fúnebre, levava consigo o sentimento de gratidão de cada integrante da fanfarra que teve o privilégio em aprender aquilo que o mestre Moura gostava tanto de fazer.
Ele buscava a inovação nos ritmos, sem deixar de lado o tradicional. O treino da fanfarra às vezes incomodava os vizinhos, mas era preciso sobretudo com o intuito de se apresentar ao público o extraordinário. Tudo sincronizado. Adultos e jovens se encarregavam de tocar na fanfarra e, é claro, em obediência aos comandos do líder Moura. Nada de cansaço. Ao final, cada um se sentia realizado por ter participado ativamente do ato cívico. Os aplausos eram intensos, inclusive com prevalecia a irreverência de Moura e equipe em incluir na fanfarra o ritmo de músicas populares. A vibração do povo demonstrava o carisma que a fanfarra tem conquistado.
Ao mestre Moura, o nosso muito obrigado pela grandiosa e inesquecível contribuição com o civismo, a disciplina, a história e a alegria dos janaubenses, gorutubanos e visitantes.
Valeu, Nelci Vater Rocha, o nosso estimado Moura pelas instruções gestuais e sonoras, que rompem o silêncio e deixem o Moura emitir bons e agradáveis sons pelos instrumentos musicais através da fanfarra.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.