FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O PRODUTOR RURAL E EX-PREFEITO PEDRO ROBERTO, QUE INSTITUIU O “SÃO JOÃO GORUTUBANO” E IMPLANTOU O CAMPUS DA UNIMONTES E CURSO DE AGRONOMIA EM JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
Pedro Roberto de Menezes Neto, fazendeiro e ex-prefeito de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Manhã de sexta-feira, 4 de maio de 2018, o coração de Pedro Roberto de Menezes Neto parou de bater. Finalizava então a missão desse mineiro de Pompéu em solo gorutubano. Morre o produtor rural e ex-prefeito de Janaúba, cidade que escolheu para viver há mais de 30 anos. Em retribuição, foi eleito vice-prefeito e depois assumiu definitivamente o cargo de prefeito deste município.
VIVIA MAIS NA FAZENDA
Pedro Roberto estava hospitalizado há alguns dias em virtude de uma enfermidade a qual se agravou esta semana e, por volta de 9h da manhã de hoje, 4 de maio, foi constatado o seu óbito no Hospital Regional de Janaúba. Apesar de ocupar o mais alto cargo público neste município, Pedro Roberto manteve uma vida reservada antes e após a investida na função eletiva. Viveu a maior parte do tempo na fazenda se dedicando àquilo que mais gostava. No entanto, foi na gestão do prefeito Pedro Roberto que a cidade experimentou do avanço cultural e educacional, neste caso a implantação do primeiro curso de Ensino Superior gratuito ( saiba AQUI).
INGRESSO NA POLÍTICA
Foi prefeito de Janaúba entre 19 de fevereiro de 1995 e 31 de dezembro de 1996. No período de quase dois anos de mandato, Pedro Roberto conviveu com situações antagônicas e até inusitadas no contexto político deste município. Eleito em 1992 vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito eleito Edilson Brandão Guimarães, pouco mais de dois anos adiante Pedro Roberto tinha como aliados parte dos seus adversários na eleição municipal da qual participou.
Foto Oliveira Júnior
Pedro Roberto de Menezes Neto recebe do vereador Sérgio Coelho, em 2015, o reconhecimento pelo exercício do mandato de prefeito de Janaúba, de 1995 a 96.
Produtor rural bem-sucedido e carismático, Pedro Roberto foi alçado ao campo político no princípio dos anos 90. Aliou-se ao também produtor rural Edilson Brandão que também era um líder político. A junção de ambos resultou numa chapa vitoriosa na eleição de 1992, embora o candidato a prefeito Brandão estivesse em situação de enfermidade.
VIROU PREFEITO
O prefeito Brandão faleceu em fevereiro de 1995, na metade do mandato. Com isso, Pedro Roberto de Menezes Neto assumiu a Prefeitura de Janaúba. Com a titularidade do cargo, Pedro montou a sua equipe de governo e isso deixou a turma do prefeito falecido (Brandão) insatisfeita, uma vez que a maior parte teria sido preterida das funções no executivo municipal. O novo prefeito começou a receber apoio da oposição ao governo instituído em 1993.
Durante a gestão do prefeito Pedro Roberto de Menezes Neto a cidade de Janaúba ganhou notoriedade no quesito de tradições culturais, caso do evento “Viva São João Gorutubano”, em 1996. Neste mês ano, na administração de Pedro Roberto, começou a funcionar o curso de Agronomia, primeiro curso do campus da Unimontes em Janaúba. O campus janaubense dessa universidade pública foi criado em 1º de setembro de 1994, na gestão do prefeito Edilson Brandão. Mas, efetivamente a Unimontes em Janaúba entrou em operação em 1996.
UNIMONTES HOMENAGEOU PEDRO ROBERTO
No dia 23 de março de 2012, ao completar 50 anos de existência, a Unimontes prestou homenagens a essa dois ex-prefeitos. Edilson Brandão, batalhador pela vinda da Universidade Estadual para o solo janaubense; Pedro Roberto, pelo empenho pela instalação do campus da Unimontes, em Janaúba ( confira AQUI). Há citação de que o então prefeito Pedro Roberto usou recurso do Ministério da Educação para a reforma e adequação dos imóveis onde até hoje funciona a Unimontes, em Janaúba, sob a “ameaça” da instituição de ensino em transferir o campus para outra cidade. O dinheiro era para outra finalidade (implantação da escola agrotécnica, o que não aconteceria e, sendo assim, teria que devolver ao governo). A mesma citação ressalta que Menezes se submeteu à sanção por causa desse ato. Bom, pelo menos foi em boa causa.
Foto Oliveira Júnior
Pedro Roberto morou por mais de 30 anos em Janaúba, onde foi líder político e produtor rural.
CIDADÃO GORUTUBANO E ACIDENTE
Em 18 de abril de 1996, a Câmara de Vereadores havia aprovado o Título de Cidadão Honorário ao prefeito Pedro Roberto de Menezes Neto. Seis meses depois de ter lhe sido concedido essa honraria, Pedro Roberto sofreu um acidente automobilístico e, devido à necessidade de um tratamento mais intensivo, solicitou licença do cargo por uma semana, no mês de outubro. Com a licença de Pedro Roberto, coube ao vereador Antônio Marcelo Miranda, então presidente das Câmara Municipal, administrar a prefeitura de Janaúba. Pedro Roberto retornou e finalizou o mandato em 31 de dezembro do mesmo ano. No acidente de carro que sofreu na rodovia BR-122, entre Janaúba e Montes Claros, o prefeito e o motorista ficaram ferido. O funcionário conhecido como Toninho Contador e responsável pela área contábil da prefeitura, faleceu nesse acidente.
Em 27 de dezembro de 2015, por ocasião do 67º aniversário de Janaúba, a Câmara de Vereadores prestou homenagem aos ex-prefeitos do município, dentre eles Pedro Roberto de Menezes Neto que compareceu e agradeceu pelo reconhecimento.

CÂMARA DE JANAÚBA HOMENAGEOU O EX-PREFEITO PEDRO ROBERTO DE MENEZES NETO, EM 2015, NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE



AGRESSÕES EM ASSALTO NA FAZENDA
Desde quando se afastou da política eletiva, no final de 1996, Pedro Roberto vinha se dedicando à atividade agropecuária. Não ficou alheio do cenário que definia a conjuntura política, porém sem se envolver em demasia. Afinal, a sua atenção era para as atividades no campo. Reivindicava juntamente com outros produtores rurais por mais atenção ao agricultor e segurança nas roças.
O apelo do produtor e ex-prefeito Pedro Roberto parece que não ecoou no sistema de segurança pública e, por ironia, se tornou alvo da violência. Recentemente, a fazenda dele foi invadida por ladrões e o proprietário ainda teria sido agredido.
O corpo do fazendeiro e ex-prefeito Pedro Roberto de Menezes Neto é velado no plenário da Câmara Municipal de Janaúba, onde, conforme normas regimentais, haverá homenagem póstuma. A Prefeitura de Janaúba decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do ex-chefe do executivo municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO