FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

NOVA PORTEIRINHA NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Moradoras relatam sobre o drama durante o período em que tiveram o câncer de mama

Foto Oliveira Júnior
Durante o “Outubro Rosa”, Prefeitura de Nova Porteirinha intensifica as ações de prevenção ao câncer de mama.

Foto Oliveira Júnior
Joselma Felício: fé e força de vontade para superar o câncer.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – “Foi difícil no primeiro momento, mas encarei a realidade e entreguei o problema nas mãos de Deus. Tratei do câncer e hoje estou bem”. Essa declaração é de Maria Joselma Felício, auxiliar de apoio a gestão e atenção a saúde, e foi dita durante o encontro sobre Câncer de Mama realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Porteirinha na manhã de quarta-feira, dia 25 de outubro, por ocasião das ações do “Outubro Rosa”, alusiva à prevenção e tratamento contra o câncer.
Foto Oliveira Júnior
Cleusa Vital, a “Nega”: apoio da família e dos amigos para tratar o câncer de mama.
Há 10 anos Joselma Felício tratou do câncer de mama. Ela confiou na fé divina e também na própria vontade em entender que o surgimento do câncer não significava o fim. Diante da anormalidade no seio esquerdo, Joselma recorria ao atendimento médico e se preparou emocionalmente para os efeitos do tratamento. 
Ela tinha um cabelo longo, que caiu devido às sessões de quimio e radioterapia. Até usou peruca. “Fiz o tratamento e estou aqui”, citou ao gesticular a cabeça e balançar os fios de cabelos que se estender pouco mais além do ombro.
Foto Oliveira Júnior
Médico Douglas Freire orientou sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
No dia do seu 40º aniversário de vida, 16 de julho de 2012, Cleusa Nunes Vital recebeu o diagnóstico que detectou o câncer na mama esquerda. Moradora em Nova Porteirinha, ela não se abateu diante dessa notícia. “Nega”, como Cleusa é mais conhecida, decidiu seguir em frente. “A gente tem que ter força de vontade. Não pode ter medo. Siga em frente e agradeça a Deus pela superação”, disse Cleusa que havia concluído recentemente a graduação e realizava a pós-graduação, viajando de Nova Porteirinha para Montes Claros.
Foto Oliveira Júnior
A palestra sobre o câncer de mama atraiu a atenção dos moradores de Nova Porteirinha.
APOIO DA FAMÍLIA É IMPORTANTE
Tempo adiante essa viagem continuou, mas para o tratamento contra o câncer. Com o apoio do marido Edésio Vital Neto, comerciante e atual vice-prefeito de Nova Porteirinha, “Nega” acreditou na fé divina e em si próprio quanto à orientação médica e o procedimento cirúrgico, ocorrido em 29 de setembro de 2012, ou seja, já se passaram cinco anos. “Não mudei a rotina da minha vida. Chegava em casa e ficava à vontade, além da ajuda nas atividades no comércio da família. Isso foi importante para não ficar lembrando do tratamento”, relatou Cleusa que foi submetida às sessões de quimioterapia.
Foto Oliveira Júnior
Cleusa Vital, a “Nega”, e Joselma Felício relataram sobre o drama pelo qual conviveram no período em que tiveram o câncer de mama.
Ao sentir que os fios de cabelos caíam em virtude da quimioterapia, “Nega” disse que chorou muito, pois para ela foi mais difícil do que saber que estava com câncer. Pediu a ajuda de uma vizinha para acelerar a retirada do cabelo. Sem os fios de cabelo, Cleusa foi para a rua.  Sim, careca, ela circulou pelas ruas de Nova Porteirinha e de Janaúba. “Isso foi a melhor forma para encarar a situação e seguir em frente”, afirmou.
Durante o testemunho para o público no encontro sobre câncer de mama, “Nega” se emocionou e chorou ao lembrar-se do período de tratamento. Segundo ela, o apoio da família é fundamental no tratamento. “Tive o acompanhamento e o apoio incondicional da minha família e da família do meu esposo. Também o apoio dos amigos”, mencionou Cleusa ao acrescentar de maneira emotiva a corrente de oração de outras pessoas, inclusive de pacientes que também estavam em tratamento contra o câncer.
Foto Oliveira Júnior
Moradores de Nova Porteirinha participam de caminhada alusiva à campanha de prevenção ao câncer.
MULHER TEM QUE CONHECER OS PRÓPRIOS SEIOS
O médico Douglas Silveira Freire proferiu palestra durante esse encontro sobre o câncer de mama, que é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Segundo ele, o evento “Outubro Rosa” tem como objetivo a preparação e a orientação das mulheres para as doenças prevalentes, nesse caso, o câncer de mama e o câncer do colo uterino.
Na palestra às mulheres jovens, adultas e idosas de Nova Porteirinha, o médico Douglas Freire focalizou a prevenção. Ele orientou que o auto-exame pode ser feito em casa pelo menos uma vez por semana, durante o banho. Para o médico, a mulher tem que conhecer a própria mama e realizar o acompanhamento médico na unidade básica de saúde, além de fazer a mamografia de forma anual, principalmente as mulheres acima dos 40 anos.
Douglas Freire chama a atenção para o fato de que o câncer nos seis e no colo uterino tem sido o causador do maior número de mortes no país. Ele mencionou que, anualmente, há no Brasil a incidência de 55 mil casos novos de câncer de mama e aproximadamente de 20 mil casos de câncer de colo uterino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS