JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

DESTAQUE DESTE SITE

INFORME

quarta-feira, 29 de março de 2017

PREFEITO JURACY PREPARA DEFESA PARA SER MANTIDO NO CARGO; SAIBA DE OUTROS CASOS

  • JUSTIÇA NEGA CASSAÇÃO DO PREFEITO
  • MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE ARQUIVAMENTO DA INVESTIGAÇÃO
Foto Oliveira Júnior
Vice-Prefeito Edésio Vital e Prefeito Juracy Fagundes: eleitos democraticamente em outubro de 2016.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O prefeito Juracy Fagundes Jácome, o Juracy da Biosolo, inconformado com a decisão em primeiro grau, prepara, através da sua assessoria jurídica, a interposição de recurso com efeito suspensivo junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais (TRE-MG) para que seja mantido no cargo para o qual foi eleito legítimo e democraticamente na eleição de 2 de outubro do ano passado. O prefeito continua exercendo normalmente o mandato.
Em decisão proferida ontem, terça-feira, dia 28 de março, o judiciário eleitoral da Comarca de Janaúba, ao qual este município pertence, acatou denúncia do Ministério Público (MP) pedindo o afastamento do prefeito Juracy Fagundes das funções executivas e também do vice-prefeito Edésio Vital Neto, do cargo eletivo. O MP denunciou os dois por possível favorecimento na campanha eleitoral.
MANDATO – O prefeito Juracy Fagundes despachou normalmente em seu gabinete no dia de ontem e hoje, quarta-feira, cumpre normalmente a sua agenda de gestor público desde o dia 1º de janeiro, quando tomou posse. Durante estes três primeiros meses de mandato, Juracy Fagundes obteve vários benefícios para o município, dentre eles ônibus escolar, ambulância, viatura para a Polícia Militar, reforma de imóveis pertencentes à prefeitura, conquista de terreno para implantação de área de lazer e esporte na comunidade de Paraguaçu, equipamentos para facilitar a distribuição de água para os pequenos produtores rurais que também foram contemplados com sementes de feijão e milho.
Nesta ou na próxima semana a Colonização II deverá receber importante benefício. Trata-se da academia pública para a prática de exercício físico. Essa academia foi obtida pelo empenho do prefeito Juracy Fagundes que também, em pouco tempo de administração, equacionou o problema que durava há anos na Colonização II, a recuperação da pavimentação asfáltica. O serviço de tapa buraco também foi feito na cidade de Nova Porteirinha, que, na atual gestão, passou a contar com três importantes cursos técnicos gratuitos na parceria do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) com a Prefeitura de Nova Porteirinha, dentre outros benefícios obtidos em menos de três meses de mandato.
JUSTIÇA NEGA CASSAÇÃO DO PREFEITO
ENGENHEIRO NAVARRO (por Paulo Brandão) - A juíza eleitoral Sônia Maria, da Comarca de Bocaiúva, negou o pedido de cassação do prefeito de Engenheiro Navarro, João Geraldo Dias, solicitado pelo Ministério Público. Ela entendeu que não existem provas suficientes que caracterizam o uso da máquina pública em favor do então candidato nas eleições municipais de 2016.
Desta forma a magistrada manteve validados os votos recebidos pela coligação “Todos juntos para o bem de Navarro” encabeçada na época pelo atual prefeito navarrense. As denúncias traziam à tona escutas telefônicas gravadas com autorização judicial, onde era possível ouvir Gê da Saúde, mesmo afastado de suas funções, dando ordem para alguns funcionários do Hospital Municipal Doutor Gil Alves, de Bocaiúva para pedir votos aos pacientes de Engenheiro Navarro que eram atendidos na instituição de saúde.
Na decisão, a juíza Sônia Maria entendeu também que as provas apresentadas pela acusação perderam a autenticidade, a partir do momento em que os órgãos de investigação deixaram vazar para imprensa e para a própria acusação as gravações das escutas telefônicas. O processo era considerado segredo de justiça. Foi determinado que aos órgãos competentes investigassem a autoria do vazamento. (Fonte: http://www.gazetanortemineira.com.br/noticias/regional/justica-nega-cassacao-do-prefeito)
MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE ARQUIVAMENTO DA INVESTIGAÇÃO
FRANCISCO SÁ (por Vicente Alberto) – O promotor da Comarca de Francisco Sá, Daniel Piovanelli Ardisson, solicitou, na quarta-feira, dia 22 de março, a baixa e arquivamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) aberta por ele no mês de setembro contra os então candidatos a prefeito e vice, Mário Osvaldo Casasanta e João Aniba de Souza. O processo investigava uma suposta distribuição de combustível a eleitores, em troca de apoio à chapa.  Em sua decisão, o representante do Ministério Público argumenta que as testemunhas que alegaram ter recebido combustível ou dinheiro da campanha apresentaram depois novas versões e um confessou ter mentido anteriormente.
O CASO – No dia 21 de setembro, em plena campanha eleitoral, uma pessoa se apresentou no gabinete do promotor Daniel Piovanelli com uma requisição de combustível para abastecimento de 15 litros de gasolina em nome da campanha do candidato Mário Osvaldo. De acordo com o denunciante, qualquer pessoa que fosse um possível eleitor e aceitasse a colocação de um adesivo da campanha no seu veículo ganharia um vale-combustível. Pela lei eleitoral, tal fato poderia configurar crime de compra de voto.
No mesmo dia, por solicitação do promotor, dois assessores de seu gabinete foram ao posto de combustível designado e apresentaram o vale, recebendo a gasolina que foi colocada em um galão e levada como prova. Em seguida o promotor solicitou do juiz da Comarca, Juliano Carneiro Veiga, autorização para busca e apreensão no posto, sendo deferido. No local o promotor apreendeu duas notas fiscais eletrônicas de aquisição de combustível para a campanha, totalizando pouco mais de R$10.000,00, além de 46 cupons fiscais para abastecimento e 43 autorizações de abastecimento. A pedido do promotor, o juiz também permitiu a condução coercitiva de um dos frentistas, que foi ouvido naquele dia. Ele informou que a maioria das pessoas que abasteciam mediante autorização da campanha de Mário eram candidatos, porém havia alguns que não eram.
Posteriormente, dois indivíduos se apresentaram para depoimentos espontâneos no Ministério Público. Um disse ter recebido R$30,00 em troca da promessa de apoio à chapa de Mário. Outro informou ter ganhado um vale que dava direto a 25 litros de álcool, também sob promessa de apoio.
A DEFESA – Já em fevereiro deste ano os advogados da chapa apresentaram defesa por escrito, alegando que os depoentes eram pessoas ligadas às campanhas de adversários e que estariam criando fatos “em deliberada má-fé, tentando alterar o resultado do pleito”. No dia 20 de março, o juiz, Juliano Carneiro realizou audiência juntamente com o promotor, advogados, seis testemunhas do Ministério Público e duas da defesa da chapa. O juiz também fez uma acareação com dois dos depoentes.
O depoente que conseguiu a requisição usada pelos assessores do promotor alegou que havia conseguido-a de um candidato a vereador, usando o pretexto de que precisava do combustível para uma viagem, mas que na verdade seria a pedido de um dos coordenadores de outra campanha, para “criar uma prova”. O outro depoente que havia informado ter recebido requisição para 25 litros de álcool confessou ter mentido no depoimento anterior.
Em sua decisão, o promotor Daniel Piovanelli ressalta que, embora o frentista do posto tenha fornecido o combustível aos seus assessores sem qualquer tipo de conferência ou verificação, pelo fato dos depoentes, ao serem reouvidos, apresentarem novas versões e um confessar que mentiu, não via motivos para continuidade da Ação de Investigação Judicial Eleitoral. (Fonte: http://www.gazetanortemineira.com.br/noticias/regional/ministerio-publico-de-francisco-sa-pede-arquivamento-da-investigacao-contra-chapa-mario-osvaldojoao-aniba)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.