JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

quarta-feira, 27 de julho de 2016

SEBRAE E PRODUTORES LANÇAM MARCA REGIÃO DE SALINAS

A conquista da identidade própria vai abrir mercado para mais de 100 produtores que fabricam 15 milhões de litros de cachaça por ano

SALINAS (por Cida Santana) – Amanhã, quinta-feira, dia 28 de julho, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), promove na cidade de Salinas, aqui no Norte de Minas, o lançamento da marca Região de Salinas. A cachaça é um dos mais legítimos representantes da produção artesanal mineira e a região é precursora do movimento de valorização deste produto. A Região de Salinas possui registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.
De acordo com a Apacs, a região abriga cerca de 100 produtores distribuídos por seis municípios – Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção total, inteiramente artesanal, chega a 15 milhões de litros por ano, comercializada sob mais de 50 marcas. Os atributos naturais da região são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo de outras bebidas ao redor do mundo. Estes são, aliás, alguns dos requisitos exigidos pelo INPI para a conquista da marca Região de Salinas.
O lançamento da marca é parte integrante do trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae Minas junto aos produtores de cachaça da região. “Através da organização de um grupo de produtores de cachaça, e trabalhando sua identidade com foco em novos mercados e melhor posicionamento, nosso objetivo é fortalecer sua marca e origem junto aos diversos compradores e consumidores”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro. Os produtores foram orientados sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência e a análise do mercado.
PRODUTORES DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA MARCA REGIÃO DE SALINAS
Edson Souza Martins produz a cachaça ‘Encantos da Marquesa’ há nove anos na região. Ele acredita que a criação da marca Região de Salinas é fundamental para alavancar ainda mais a produção da bebida. “ Temos uma cachaça de alta qualidade e essa identificação regional que está sendo criada vai ajudar a valorizar nosso produto, dar maior visibilidade no circuito turístico e contribuir para a diminuição da informalidade, que prejudica quem trabalha dentro da lei e paga os impostos” diz.
Edson Souza produziu 60 mil litros de cachaça em 2015 e tem a expectativa de repetir esse numero este ano. Ele acredita ainda que a marca regional vai contribuir para a exportação, o que também incrementa o seu negócio. O produtor já vendeu o seu produto para a Alemanha e agora está acertando a comercialização para a Itália,
Dono da marca “Tabua”, em Salinas, Lucas Mendes destaca que a criação da marca Região de Salinas é importante tanto para os produtores como para os consumidores. “Com essa marca vamos criar uma identificação geográfica com o público, que terá a confiança de que, ao adquirir uma cachaça aqui da região, vai consumir um produto com todas as características e qualidades da autêntica cachaça de Salinas. Vamos criar um feedback com o nosso consumidor” argumenta Lucas, que também vende a bebida para a Alemanha.
O presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), Aldeir Xavier de Oliveira reforça que a criação da marca tem o objetivo de certificar quais são as cachaças que verdadeiramente são produzidas na região. “ Muitas cachaças encontradas e que são tidas como produzidas na região de Salinas são de outras regiões. Então, com este selo, vamos certificar o que realmente é produzido aqui. Isso valoriza as nossas marcas, que têm a nossa qualidade. Vamos vender um produto que tem origem e procedência ”, afirma.
MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL
Conforme avaliação realizada pela Federação Nacional das Associações de Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), divulgada pelo Sebrae, os consumidores das classes A e B descobriram a cachaça como produto de qualidade, passando a assumir o consumo da bebida antes tratada como direcionada somente às classes menos favorecidas. O aumento da demanda começou de forma espontânea e passou a ser observado há cerca de uma década.
De acordo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil tem uma produção de cachaça estimada em 1,4 bilhões de litros por ano. A cadeia produtiva da bebida movimenta cerca de R$ 7 bilhões anualmente. No país, estima-se que a atividade envolve em torno de 40 mil produtores de cachaça. Calcula-se que destes, 98% são pequenos e microempresários. O setor gera em torno de 600 mil empregos diretos e indiretos.
Conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as ações de promoção da cachaça estão avançando com participação nas feiras internacionais. A Agência e o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) mantém convênio com investimento de R$ 1,3 milhão para promover o produto no exterior. Atualmente, 38 empresas participam da iniciativa, com foco nos mercados da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. A cachaça já é reconhecida como uma bebida legitimamente brasileira nos Estados Unidos, na Colômbia e no México. Em qualidade, a bebida brasileira não perde para nenhum outro destilado. (Fonte: Sebrae Minas)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.