JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

domingo, 31 de julho de 2016

PROFESSOR DEFENDE A AÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA PARA CONTER A VIOLÊNCIA EM JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Até pouco tempo não passava de uma dezena os casos de assassinatos no município de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas. No entanto, nos últimos anos o índice referente a esse crime violento deu um grande salto que vem assustando a população. Levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, do Jornal da Serra Geral e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM aponta que em 2012 ocorreram 33 homicídios, no ano passado bateu novo recorde: 47 assassinatos. Em sete meses de 2016 já ocorreram 24 mortes de maneira cruel em Janaúba, correspondente a 51,06% dos casos registrados no ano anterior, média de um crime por semana.
A cada deslocamento do veículo da funerária com o corpo de vítima da criminalidade aumenta o temor da população pela explosão da violência no município. Famílias com pessoas, principalmente jovens, envolvidas no mundo do crime e até juradas de morte, ficam aflitas ao tomarem conhecimento de que o número de homicídio aumenta. “Não é uma situação irreversível. A cidade pode e deve reagir”, disse o sociólogo Luiz Flávio Sapori, que já foi secretário adjunto de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.
Foto Rafah
O sociólogo Luiz Flávio Sapori explana para a comunidade de Janaúba sobre ações para conter os índices de criminalidade.
Ele esteve em Janaúba no dia 17 de junho, ocasião em que participou de um seminário sobre as causas e consequências da violência e definição de soluções para que a população viva em paz. Luiz Sapori enalteceu a iniciativa do Movimento Janaúba Viva: A Vida Vale Mais quanto à realização do seminário. Professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUC Minas, Luiz Sapori declarou que esse seminário é um bom começo em busca de alternativas concretas as quais envolvem de imediato uma articulação maior da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Poder Judiciário, do Ministério Público.
Segundo ele, é fundamental identificar os principais homicidas e assaltantes que estão atuando no município. Em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, à Rádio Cidade 94,5 FM e ao Jornal da Serra Geral, Sapori citou que o gestor público deva assumir o compromisso com a prevenção social, com projetos para a juventude em situação vulnerabilidade, com as famílias desestruturadas. Para o sociólogo, os projetos junto aos jovens devem ser direcionados no sentido de evitar que os adolescentes entrem para o tráfico de drogas, que ao lado da impunidade, é a principal causa da violência.
FAMÍLIA É FUNDAMENTAL
O Bispo da Diocese de Janaúba, Dom Ricardo Guerrino Brusati, disse que é possível conter a violência através de ações unificadas sobretudo no comprometimento familiar e no amor ao próximo. O pronunciamento do líder religioso foi no referido seminário que contou com a participação do professor e padre Antônio Alvimar Souza, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Para o professor Antônio Alvimar, a família é uma instituição fundamental na prevenção da violência por ser o ambiente propício para a formação de valores. Na concepção dele, a família tem que manter a interação com a escolas e com outras instituições importantes na moldagem do caráter e da personalidade humana.
Ao abordar a temática “o papel da comunidade na busca pela paz”, professor Antônio Alvimar citou que a paz é uma construção que passa pelas mãos de todos nós. O educador ainda explanou sobre a participação da família e dos meios de comunicação no que tange ao combate à criminalidade.
Mestre em Filosofia Contemporânea, pela UERJ, e doutor em Ciências Humanas – História Social, pela Universidade de São Paulo (USP), professor Antônio Alvimar comentou que há uma visão equivocada de que a tranquilidade prevaleça diante dos atos punitivos e das prisões. "O encarceramento não é a melhor solução para a correção da pessoa humana. Até porque esse sistema é uma forma precária da pessoa se vê longe do problema por algum tempo. A melhor forma é a educação por uma cultura de paz", mencionou o professor Antônio Alvimar em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, à Cidade 94,5 FM e ao Jornal da Serra Geral.
Representantes de instituições e dos segmentos sociais de Janaúba debateram e formalizaram estratégias quanto aos desafios e soluções por uma comunidade mais tranquila numa perspectiva de médio e longo prazos.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.