FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PROFESSOR DEFENDE A AÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA PARA CONTER A VIOLÊNCIA EM JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Até pouco tempo não passava de uma dezena os casos de assassinatos no município de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas. No entanto, nos últimos anos o índice referente a esse crime violento deu um grande salto que vem assustando a população. Levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, do Jornal da Serra Geral e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM aponta que em 2012 ocorreram 33 homicídios, no ano passado bateu novo recorde: 47 assassinatos. Em sete meses de 2016 já ocorreram 24 mortes de maneira cruel em Janaúba, correspondente a 51,06% dos casos registrados no ano anterior, média de um crime por semana.
A cada deslocamento do veículo da funerária com o corpo de vítima da criminalidade aumenta o temor da população pela explosão da violência no município. Famílias com pessoas, principalmente jovens, envolvidas no mundo do crime e até juradas de morte, ficam aflitas ao tomarem conhecimento de que o número de homicídio aumenta. “Não é uma situação irreversível. A cidade pode e deve reagir”, disse o sociólogo Luiz Flávio Sapori, que já foi secretário adjunto de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.
Foto Rafah
O sociólogo Luiz Flávio Sapori explana para a comunidade de Janaúba sobre ações para conter os índices de criminalidade.
Ele esteve em Janaúba no dia 17 de junho, ocasião em que participou de um seminário sobre as causas e consequências da violência e definição de soluções para que a população viva em paz. Luiz Sapori enalteceu a iniciativa do Movimento Janaúba Viva: A Vida Vale Mais quanto à realização do seminário. Professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUC Minas, Luiz Sapori declarou que esse seminário é um bom começo em busca de alternativas concretas as quais envolvem de imediato uma articulação maior da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Poder Judiciário, do Ministério Público.
Segundo ele, é fundamental identificar os principais homicidas e assaltantes que estão atuando no município. Em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, à Rádio Cidade 94,5 FM e ao Jornal da Serra Geral, Sapori citou que o gestor público deva assumir o compromisso com a prevenção social, com projetos para a juventude em situação vulnerabilidade, com as famílias desestruturadas. Para o sociólogo, os projetos junto aos jovens devem ser direcionados no sentido de evitar que os adolescentes entrem para o tráfico de drogas, que ao lado da impunidade, é a principal causa da violência.
FAMÍLIA É FUNDAMENTAL
O Bispo da Diocese de Janaúba, Dom Ricardo Guerrino Brusati, disse que é possível conter a violência através de ações unificadas sobretudo no comprometimento familiar e no amor ao próximo. O pronunciamento do líder religioso foi no referido seminário que contou com a participação do professor e padre Antônio Alvimar Souza, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Para o professor Antônio Alvimar, a família é uma instituição fundamental na prevenção da violência por ser o ambiente propício para a formação de valores. Na concepção dele, a família tem que manter a interação com a escolas e com outras instituições importantes na moldagem do caráter e da personalidade humana.
Ao abordar a temática “o papel da comunidade na busca pela paz”, professor Antônio Alvimar citou que a paz é uma construção que passa pelas mãos de todos nós. O educador ainda explanou sobre a participação da família e dos meios de comunicação no que tange ao combate à criminalidade.
Mestre em Filosofia Contemporânea, pela UERJ, e doutor em Ciências Humanas – História Social, pela Universidade de São Paulo (USP), professor Antônio Alvimar comentou que há uma visão equivocada de que a tranquilidade prevaleça diante dos atos punitivos e das prisões. "O encarceramento não é a melhor solução para a correção da pessoa humana. Até porque esse sistema é uma forma precária da pessoa se vê longe do problema por algum tempo. A melhor forma é a educação por uma cultura de paz", mencionou o professor Antônio Alvimar em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, à Cidade 94,5 FM e ao Jornal da Serra Geral.
Representantes de instituições e dos segmentos sociais de Janaúba debateram e formalizaram estratégias quanto aos desafios e soluções por uma comunidade mais tranquila numa perspectiva de médio e longo prazos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS