FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PARTE DOS SERVIDORES DA LIMPEZA RETORNA AO TRABALHO PARA QUE A GREVE SEJA LEGÍTIMA

VEREADORES PEDIRAM QUE O PREFEITO DE JANAÚBA SEJA EFICIENTE NA GESTÃO PÚBLICA E CUMPRA O ACORDO EM NÃO DESCONTAR NO SALÁRIO DOS SERVIDORES QUE PARTICIPAM DA GREVE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – Após reunião ocorrida no fim da tarde de ontem, quarta-feira, dia 4 de maio, com representantes do Ministério Público e da Prefeitura de Janaúba, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da Limpeza decidiu em liberar parte do pessoal para a franca atividade com o intuito de assegurar a legitimidade da greve.
Os representantes de outros dois sindicatos, o do pessoal da Educação e o que abrange todo os servidores, também participaram dessa reunião. Com as atividades paralisadas há 24 dias, o funcionalismo público municipal reivindica o comprometimento por parte da prefeitura quanto ao pagamento salarial até o 5º dia útil – fato que dificilmente ocorreu, pelo menos desde quando a folha de pagamento passou a ser efetuada pela agência do Banco do Brasil duas gestões anteriores, já que o banco público priorizava o 5º dia útil aos funcionários do governo estadual – ou então que seja fixada uma data não tão distante do 5º dia útil. Nos últimos meses o pagamento tem sido feito em datas diferentes e chegando a quase duas semanas de atraso.
LIXO
Na reunião de ontem, quarta-feira, dia 4 de maio, foi estabelecido que a diretoria do sindicato do pessoal da limpeza disponibilizasse uma equipe para realizar a limpeza e auxiliar na coleta de lixo. Isso porque a prefeitura apresentou uma ação de que o serviço de limpeza parou 100% e, se não fosse destinado o mínimo de 30% do pessoal para as atividades, a greve teria vício de ilegalidade. Diante dessa circunstância, foi assegurado que 30% dos garis retornariam ao trabalho hoje, quinta-feira, dia 5, como forma de garantir a legitimidade da greve. A prefeitura planejava contratar pessoal para realizar o serviço, caso não houvesse entendimento com a direção do sindicato.
Em princípio, vão priorizar a limpeza das unidades de saúde, hospitais e locais onde há maior produção de lixo. A paralisação dos serviços de limpeza e coleta de lixo iniciou na semana passada. No centro e nos bairros de Janaúba tem sido visível o acúmulo de lixo em calçadas e em lotes. Alguns comerciantes e moradores tomaram iniciativa – isso já acontece com alguns empresários do setor de bar e restaurante – em recolher o próprio lixo e levá-lo ao aterro sanitário.
Foto internet
Com a paralisação do serviço, coleta de lixo foi afetada e resultou em acúmulo nas calçadas nos bairros e na área comercial de Janaúba.
REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES
A equipe de governo da prefeitura disse que as negociações com os comandos de greve nesta semana foram mais direcionadas ao setor de limpeza pública. No entanto, a partir de hoje as atenções voltam para o entendimento quanto às reivindicações do funcionalismo, caso da avaliação de desempenho e pagamento da progressão horizontal aos servidores aprovados em concurso público e empossados, pagamento referente à insalubridade e periculosidade, garantia do repasse mensal e da parte negociada e parcelada perante ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Previjan) e a viabilidade da política de valorização do funcionalismo público.
VEREADORES PEDEM À PREFEITURA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Na quarta-feira, dia 4 de maio, diretores e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marilea Barbosa Ribeiro, estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Vereadores, Armando Peninha Batista, e os vereadores Sérgio Coelho (vice-presidente) e Carlos Isaildon Mendes (presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas) e também com o advogado Carlos Eduardo Aguiar, Procurador Jurídico da Prefeitura de Janaúba.
Nessa reunião foi assegurado que a municipalidade não adotará o corte de salário dos funcionários que estejam em greve, cumprindo assim o acordo firmado entre a administração e os representantes dos sindicatos dos servidores durante reunião no mês de abril. Os vereadores solicitaram à administração que seja ágil e justo com relação aos direitos dos funcionários públicos e que haja mais eficiência e proatividade por parte do executivo municipal.
NOVAS REUNIÕES
De acordo com o comando de greve, nesta quinta-feira não há programação de nenhum ato público. Mas, amanhã, sexta-feira, dia 6, os representantes do funcionalismo deverão comparecer ao Ministério Público, pois é o prazo final para que a prefeitura apresente, até às 12h, à Promotoria de Justiça a proposta com relação aos repasses de recursos para o Previjan.
Na próxima semana, mais precisamente na quarta-feira, dia 11, está agendada uma reunião entre a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Procuradoria Jurídica do Município e ainda um representante do Ministério Público para avaliar as negociações e o intuito de equacionar o impasse. (*com informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba e da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Comentários

CELSO CLARITA disse…
Estão de porta em porta cobrando R$2,00 para apanhar o lixo da casa. Isso esta no WHAT ZAP.
Estamos de olho
CELSO CLARITA disse…
Que vergonha para Janaúba. Pedir o Prefeito para ser eficiente. Se o cara não faz nada e ainda traz problemas para a população tem que cassar o mandato desse Prefeito. Vergonha maior é o SEBRAE ofertar o titulo de PREFEITO EMPREENDEDOR de Janaúba ao mesmo. Isso e mesmo uma aberração e pior ainda e ver e dando palestra a cidades vizinhas, será o que ele ta falando.. Nossa se o povo aprender realmente o que ele possa estar dizendo urubu vai atacar todo norte de minas...Vergonha ao SEBRAE que não mostra trabalho e nunca sequer visitou o CLARITA, algo muito bom para Janaúba e que e essa gente não enxerga.. Até porque nunca arredam a bunda do ar condicionado..
Isso e mesmo uma Vergonha Publica

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO