JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

quinta-feira, 5 de maio de 2016

PARTE DOS SERVIDORES DA LIMPEZA RETORNA AO TRABALHO PARA QUE A GREVE SEJA LEGÍTIMA

VEREADORES PEDIRAM QUE O PREFEITO DE JANAÚBA SEJA EFICIENTE NA GESTÃO PÚBLICA E CUMPRA O ACORDO EM NÃO DESCONTAR NO SALÁRIO DOS SERVIDORES QUE PARTICIPAM DA GREVE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – Após reunião ocorrida no fim da tarde de ontem, quarta-feira, dia 4 de maio, com representantes do Ministério Público e da Prefeitura de Janaúba, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da Limpeza decidiu em liberar parte do pessoal para a franca atividade com o intuito de assegurar a legitimidade da greve.
Os representantes de outros dois sindicatos, o do pessoal da Educação e o que abrange todo os servidores, também participaram dessa reunião. Com as atividades paralisadas há 24 dias, o funcionalismo público municipal reivindica o comprometimento por parte da prefeitura quanto ao pagamento salarial até o 5º dia útil – fato que dificilmente ocorreu, pelo menos desde quando a folha de pagamento passou a ser efetuada pela agência do Banco do Brasil duas gestões anteriores, já que o banco público priorizava o 5º dia útil aos funcionários do governo estadual – ou então que seja fixada uma data não tão distante do 5º dia útil. Nos últimos meses o pagamento tem sido feito em datas diferentes e chegando a quase duas semanas de atraso.
LIXO
Na reunião de ontem, quarta-feira, dia 4 de maio, foi estabelecido que a diretoria do sindicato do pessoal da limpeza disponibilizasse uma equipe para realizar a limpeza e auxiliar na coleta de lixo. Isso porque a prefeitura apresentou uma ação de que o serviço de limpeza parou 100% e, se não fosse destinado o mínimo de 30% do pessoal para as atividades, a greve teria vício de ilegalidade. Diante dessa circunstância, foi assegurado que 30% dos garis retornariam ao trabalho hoje, quinta-feira, dia 5, como forma de garantir a legitimidade da greve. A prefeitura planejava contratar pessoal para realizar o serviço, caso não houvesse entendimento com a direção do sindicato.
Em princípio, vão priorizar a limpeza das unidades de saúde, hospitais e locais onde há maior produção de lixo. A paralisação dos serviços de limpeza e coleta de lixo iniciou na semana passada. No centro e nos bairros de Janaúba tem sido visível o acúmulo de lixo em calçadas e em lotes. Alguns comerciantes e moradores tomaram iniciativa – isso já acontece com alguns empresários do setor de bar e restaurante – em recolher o próprio lixo e levá-lo ao aterro sanitário.
Foto internet
Com a paralisação do serviço, coleta de lixo foi afetada e resultou em acúmulo nas calçadas nos bairros e na área comercial de Janaúba.
REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES
A equipe de governo da prefeitura disse que as negociações com os comandos de greve nesta semana foram mais direcionadas ao setor de limpeza pública. No entanto, a partir de hoje as atenções voltam para o entendimento quanto às reivindicações do funcionalismo, caso da avaliação de desempenho e pagamento da progressão horizontal aos servidores aprovados em concurso público e empossados, pagamento referente à insalubridade e periculosidade, garantia do repasse mensal e da parte negociada e parcelada perante ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Previjan) e a viabilidade da política de valorização do funcionalismo público.
VEREADORES PEDEM À PREFEITURA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Na quarta-feira, dia 4 de maio, diretores e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marilea Barbosa Ribeiro, estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Vereadores, Armando Peninha Batista, e os vereadores Sérgio Coelho (vice-presidente) e Carlos Isaildon Mendes (presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas) e também com o advogado Carlos Eduardo Aguiar, Procurador Jurídico da Prefeitura de Janaúba.
Nessa reunião foi assegurado que a municipalidade não adotará o corte de salário dos funcionários que estejam em greve, cumprindo assim o acordo firmado entre a administração e os representantes dos sindicatos dos servidores durante reunião no mês de abril. Os vereadores solicitaram à administração que seja ágil e justo com relação aos direitos dos funcionários públicos e que haja mais eficiência e proatividade por parte do executivo municipal.
NOVAS REUNIÕES
De acordo com o comando de greve, nesta quinta-feira não há programação de nenhum ato público. Mas, amanhã, sexta-feira, dia 6, os representantes do funcionalismo deverão comparecer ao Ministério Público, pois é o prazo final para que a prefeitura apresente, até às 12h, à Promotoria de Justiça a proposta com relação aos repasses de recursos para o Previjan.
Na próxima semana, mais precisamente na quarta-feira, dia 11, está agendada uma reunião entre a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Procuradoria Jurídica do Município e ainda um representante do Ministério Público para avaliar as negociações e o intuito de equacionar o impasse. (*com informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba e da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Um comentário:

CELSO ANDRADE disse...

Que vergonha para Janaúba. Pedir o Prefeito para ser eficiente. Se o cara não faz nada e ainda traz problemas para a população tem que cassar o mandato desse Prefeito. Vergonha maior é o SEBRAE ofertar o titulo de PREFEITO EMPREENDEDOR de Janaúba ao mesmo. Isso e mesmo uma aberração e pior ainda e ver e dando palestra a cidades vizinhas, será o que ele ta falando.. Nossa se o povo aprender realmente o que ele possa estar dizendo urubu vai atacar todo norte de minas...Vergonha ao SEBRAE que não mostra trabalho e nunca sequer visitou o CLARITA, algo muito bom para Janaúba e que e essa gente não enxerga.. Até porque nunca arredam a bunda do ar condicionado..
Isso e mesmo uma Vergonha Publica

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.