JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

sábado, 9 de abril de 2016

OLIVEIRA JR: JORNALISMO PLURAL – ESPECIAL DO JORNAL O NORTE – PROFISSÃO: JORNALISTA – 09/04/2016

Por Jerúsia Arruda

Ele nasceu em Montes Claros, mas foi em Janaúba que construiu uma sólida carreira como comunicador. Curioso, criativo e antenado, está sempre à frente do seu tempo, captando e difundindo informações pelos mais diversos canais de comunicação. 
Encerrando a série especial em homenagem ao Dia do Jornalista, O Norte traz uma entrevista com BENJAMIM MARTINS DE OLIVEIRA JÚNIOR, um jornalista multifuncional, que atua, ao mesmo tempo, na assessoria de imprensa, rádio, jornal digital e jornal impresso, em diferentes cidades, e ainda encontra tempo para se manter sempre conectado às redes sociais, atualizando e sendo atualizado sobre os acontecimentos que pontuam o dia a dia da região.
Jornalista Oliveira Júnior.
O que você levou em consideração para escolher o Jornalismo?
Acredito que foi por influência familiar. O meu pai, Benjamim de Oliveira, lidou na condição de parceiro em pelo menos três áreas da comunicação: cinema, telefonia e televisão (apenas retransmissão), todos em Janaúba. Pouco acompanhei essa fase. Mas, aos 6 anos pegava o jornal (Estado de Minas) que ele assinava, nos anos 70, e lia de trás para frente. Começava a folhear e ler na página de esporte. E para minha surpresa, no ano passado (2015), o meu filho Benjamim Martins, aos 20 anos, ingressou na área de comunicação ao ocupar a função de editor de imagem da TV Serra Geral, em Janaúba, e está fascinado em se qualificar na área áudio visual, com ênfase para o cinema.

Fale sobre sua atuação na comunicação.
Dia 26 de junho próximo completarei 30 anos que iniciei no rádio Gorutubana AM de Janaúba, inicialmente como operador de áudio (sonoplastia) e, em poucos dias, atendendo a convite do diretor artístico e de jornalismo da emissora, o saudoso amigo e colega Luís Carlos Novaes (Peré), acumulei a função de repórter e, posteriormente, a editoria de jornalismo. Ainda naquele ano de 1986, o Peré me levou para o impresso (O Jornal de Janaúba). Depois fiz reportagens para os periódicos O Jornal, Correio Janaubense, Jornal Gorutuba, Folha do Norte e Jornal da Serra Geral, e fui correspondente dos jornais Jornal do Norte e Minas ao Norte e também do jornal O Norte (de 2003 a 2008), e atualmente no Gazeta Norte Mineira. No radiojornalismo atuei pelas rádios Gorutubana AM, Torre FM e Onda Norte FM, todas em Janaúba, e Cidade FM, em Nova Porteirinha. Em 2003, iniciando a Faculdade de Jornalismo, apresentei ao professor Ruy Muniz a ideia da regionalização do jornal O Norte que imediatamente foi aceita pelo saudoso colega Reginauro Silva. Por seis anos fiquei à frente da sucursal em Janaúba de O Norte.

Onde você trabalha atualmente? Como é o seu dia a dia no trabalho?
Hoje faço uma mesclagem de jornalismo com assessoria de imprensa. Desde 2013 respondo pela Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba; desde 2010 faço parte da Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Janaúba; desde setembro de 2015 retornei ao jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM, em Nova Porteirinha; e no Jornal da Serra Geral desde outubro de 2008, além, é claro, com o meu site que lancei no período da faculdade (há mais de uma década). Sou jornalista e assessor 24 horas por dia nos sete dias da semana. 

Em tempos de interatividade e jornalismo participativo, como é cobrir uma região grande como a Serra Geral?
Mesmo com o avanço tecnológico na comunicação, sempre mantive contato e a fidelidade com as fontes o que tem assegurado a obtenção das informações. Atualmente com o “derrame” das redes sociais os fatos ganharam velocidade e difusão, mesmo assim não abandono o velho e correto costume de averiguar a veracidade.
Oliveira Júnior no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Como é a contribuição/aceitação do material que você produz pelos jornais regionais?
Nessas quase três décadas de jornalismo tenho conquistado e conservado a boa amizade e o respeito com os colegas e por conhecer, quase que totalmente, o jeito de cada jornalista e também da funcionalidade das empresas jornalísticas, tenho a preocupação de produzir material que atenda, pelo menos, do ponto de vista editorial e do público dos meios de comunicação, mantendo o princípio jornalístico.

O equacionar jornalismo o independente e investigativo com a dificuldade de financiamento?
Por ser uma área mais delicada e que requer uma análise mais detalhada, mais demorada diante do grau dificuldade, se torna necessário que o profissional tenha uma melhor qualificação e interesse. É o caso, por exemplo, do jornalismo econômico, no qual, na maioria das vezes, é exercido justamente pelos profissionais graduados em Ciências Econômicas.

O que mais lhe instiga? Quais são os desafios?
A falta de conhecimento e interpretação por parte de algumas pessoas com relação aos fatos faz com que o jornalista seja essencial para equacionar essa situação. O triste é que a interpretação errônea dos acontecimentos ganha dimensão por alguns meios de comunicação que, por interesses próprios, não demonstram preocupação em transmitir a informação de forma clara, justa e com responsabilidade. Sempre tenho orientado os colegas a estudarem, a aprimorarem os conhecimentos já que todos são comunicadores e, diante disso, precisam ser capacitados.

Em todos esses anos trabalhando como jornalista/radialista, qual experiência foi a mais marcante?
Na faculdade, decidi lançar um site (blog) de notícias. Minha intenção era estreitar a informação entre os conterrâneos e familiares que residiam em outras cidades, estados e até países. Lembro que quando morei no interior de São Paulo ficava ansioso para receber, quase uma semana depois, o jornal semanal de Janaúba. Não importava se a notícia estava, digamos, ultrapassada, mas queria ler e ver as poucas fotos sobre os acontecimentos da minha comunidade. Daí a experiência do site. São comuns os casos de leitores do meu site que moram em Janaúba dizerem que os familiares deles no Norte do Brasil, na França, sejam onde for, ficam sabendo quase que simultaneamente dos acontecimentos daqui e assim facilita a comunicação, a prosa familiar.

Jornalistas Jerúsia Arruda, editora de O Norte, e Oliveira Júnior no Troféu Imprensa do Norte de Minas 2015.
Algum episódio o marcou?
Abril de 1988, quase dois anos no rádio, fui designado a cobrir o velório do prefeito de Janaúba, Joaquim Maurício de Azevedo Bahia (faleceu no 6º e último ano de mandato), cujo avô, Maurício de Azevedo, foi o primeiro prefeito desse município. Descobri e relatei em texto num documentário emocionante na rádio que o prefeito Joaquim Maurício, quando criança, tinha o desejo de ter um cavalo azul. O avô, Maurício satisfez o desejo do garoto e mandou pintar o animal. No ano seguinte, o “cavalo azul” foi protagonista de uma homenagem que a classe ruralista prestou ao falecido prefeito Joaquim, que também era produtor rural.

O que mudou na sua visão sobre a profissão ao longo desses anos?
A implantação do curso de Comunicação Social/Jornalismo pela Funorte, em 1998, contribuiu na valorização e no aumento das perspectivas no mercado de trabalho diante da qualificação dos profissionais. Outro avanço é o aumento de vagas para atuação em Assessoria de Imprensa e Marketing tanto no poder público quanto na iniciativa privada. No entanto, um dos pontos negativos tem sido, infelizmente, a absolvição pelo mercado de trabalho de pessoas sem nenhum conhecimento e dedicação à profissão e, em alguns casos, atuam como pseudojornalistas, chegando ao ponto de denegrir a categoria. Acredito que o possível “derrame” de concessão de registro profissional a “jornalistas” pelo Ministério do Trabalho, sem averiguar os reais critérios para isso, tem prejudicado a profissão. Lamentável presenciar e até disputar o mercado de trabalho com esses “jornalistas” – alguns jamais foram capazes de redigir um release, tecnicamente falando – outorgados pelo Ministério do Trabalho.
 Oliveira Júnior, Jornalista.

Como você vê o futuro da profissão de jornalista?

A credibilidade é um dos pontos chave a ser conquistado e preservado pelo jornalista. O profissional tem que se adequar à mutação proporcionada pela globalização do acesso amplo e rápido à informação sem perder a essência da veracidade dos fatos e da ética. Isso tem provocado a adoção por parte dos jornais em investimento na estrutura multimídia em que oferece ao público a informação e os textos digitais. Essa tendência é mais evidenciada para os jornais diante da opção do público pelas informações instantâneas que hoje são disponibilizadas, apesar de no formato de sinopse, pela rede social.

Se pudesse retornar ao passado e mudar algo, o que mudaria?
Não basicamente na área de comunicação, mas no âmbito familiar. Ficaria muito feliz com a presença da minha mãe que nos deixou eternamente quando eu completaria três anos de vida. Diante disso, peço a cada colega e ao leitor que respeite e dê valor à sua mãe.

Qual a dica que você dá para os jovens sonham em trabalhar nessa sua área?
Jamais desanimar nos primeiros obstáculos e sempre analisar se realmente é isso que pretende desempenhar. Seja atencioso, atue com persistência, respeito, e conclua a sua produção jornalística com fundamento. Que nada o impeça de ser audacioso para construção de um texto correto e justo.

Fique à vontade para outras considerações.

Agradeço a todos de O Norte, da Funorte, dos demais órgãos de comunicação, das instituições e entidades, aos colegas que lidam nas diversas áreas e aos saudosos jornalistas Raimundo Brandão (do jornal O Gorutuba, de Janaúba), Luís Carlos Novaes e Reginauro Silva pela oportunidade e confiança depositadas na minha pessoa. Viva a Vida, Seja Feliz!

Link do texto no site do jornal O Norte: http://www.onorte.net/editorial_09-04-2016-profissao-jornalista--oliveira-jr

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.