FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

O PECADO DE RUY. QUANDO O INACREDITÁVEL ACONTECE. *Por Farley Menezes

*Por Farley Menezes

Amigos, todos sabem que exerço o cargo de Secretário Municipal e que em diversas ocasiões presidi o PSDB de Montes Claros. Portanto, tenho vínculos políticos. Mas hoje me dirijo a vocês como cidadão e como jurista para convidá-los a uma reflexão sobre a prisão de Ruy Muniz, Prefeito de Montes Claros, e da Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Nascimento.
É preciso destacar inicialmente que Ruy não está sendo acusado de corrupção, de peculato, de apropriação indébita, de roubo ou mesmo de desvio de recursos públicos. Ruy está sendo acusado de tentar prejudicar hospitais na cidade para beneficiar o hospital da Soebras, Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira.
Assim é preciso responder a esta pergunta: Isso é verdade? Ruy tentou prejudicar a Santa Casa, o Hospital Universitário, o Aroldo Tourinho e outros hospitais para beneficiar o hospital da Soebras?
Respondo com absoluta convicção: NÃO.
Há mais de dez anos Montes Claros não ganha novos leitos hospitalares. Pelo contrário, perdemos leitos. Hoje, o déficit é superior a 800 leitos. Nos últimos anos nenhum dos hospitais da cidade de se dispôs a ampliar a estrutura física para atender à demanda regional.
Nesse cenário, eis que a Soebras cria o campus Amazonas que atende milhares de pessoas gratuitamente todos os anos. Mais do que isso, a Soebras resolve criar um hospital escola para servir de espaço para a qualificação de estudantes de medicina, enfermagem, ondontolgia e outros cursos da área da Saúde.
Referido hospital foi criado para atender gratuitamente todos os seus usuários e sem qualquer finalidade lucrativa. O hospital foi projetado para atuar exclusivamente em áreas onde a Santa Casa, o Hospital Universitário e o Aroldo Tourinho não tem interesse em atuar. Um hospital com 100 leitos de CTI, preparado para salvar milhares de vida em nossa região.
Pode-se afirmar, então, que não existe a menor possibilidade do Hospital da Soebras substituir os demais hospitais nas áreas onde eles atuam, até porque a legislação nacional garante aos hospitais credenciados o direito de manter contratos com o Sistema SUS com base na média histórica dos atendimentos, ou seja, ainda que Ruy quisesse seria impossível prejudicar os demais hospitais em favor do Hospital da Soebras.
Quando Ruy assumiu, ele constatou que hospitais recebiam por serviços que não prestavam. Isto é, recebiam 100% dos recursos e, em alguns casos, não prestavam nem a metade dos serviços contratados. Ruy passou a exigir o pleno cumprimento dos contratos, medida que fez com que os hospitais atingem 98% de cumprimento das metas. Mas essas exigências atingiram tubarões da saúde, um pequeno grupo de "donos" da saúde que lucram milhões todos os anos e não aceitam perder as indevidas vantagens e que ficaram muito incomodados.
Ocorre que a gestão da saúde via hospitais passou para o controle do Estado desde julho do ano passado.  O que aconteceu? Caiu o índice de atendimento à população. Os hospitais cumpriram apenas 73% das metas, isso em virtude da falta de Fiscalização. Prejuízo para a população.
Deus abençoe você que está lendo este texto e não permita que você precise ser atendido em hospital em Montes Claros. Uma amiga sofreu AVC, tinha plano de saúde caro e ainda assim ficou 4 dias em uma maca nos corredores da Santa Casa. Um tio meu ficou mais de uma semana aguardando uma vaga e em coma profundo. Reze para você não precisar da rede hospitalar de Montes Claros, porque se isso acontecer você vai desejar ter lutado pela plena instalação dos Hospital da Soebras que foi projetado para atender 100% via SUS. E olha que todos nós conhecemos vários casos de gente que não conseguiu ser atendida.
Ruy tem cumprido o dever de um Prefeito: exigir 100% de cumprimento das metas dos hospitais, exigir que a Copasa garanta o fornecimento regular de água em Montes Claros (quantas vezes faltou água na sua casa no último ano porque a Copasa não cumpre o contrato que tem com o Município). Ruy incomodou os "poderosos", gente que se acha acima da Lei.
Mas o grande "pecado" de Ruy foi cobrar da Polícia Federal e do Ministério Público Federal que investigassem não apenas médicos, mas também as direções dos hospitais. Essa cobrança foi feita na CPI da Câmara dos Deputados. Isso incomodou e muito. Dizem que teve gente prometendo enterrar Ruy de cabeça para baixo.
Nisso reside a razão para a prisão do Ruy. O Prefeito cometeu o pecado de defender a população, o pecado de criar um hospital para atender gratuitamente a população e com tecnologia de ponta, de primeiro mundo. Ruy colocou o dedo na ferida. Mexeu com tubarões.
Sabe porque os demais hospitais não querem o pleno funcionamento do Hospital das Clínicas? Porque a diferença no atendimento, na qualidade dos serviços, no uso da tecnologia será tão grande que a população irá constatar que pagamos muito caro para sermos pessimamente atendidos na rede hospitalar de Montes Claros.
Agora, o que você não sabe é que só conseguiram a prisão de Ruy porque foram capazes de mentir para a Justiça Federal ao afimar que Ruy representa risco de vida para diretores dos Hospitais. Um absurdo tão grande que nem tiveram a coragem de dizer isso para a imprensa.
Ontem eu disse pessoalmente para Ruy: vai passar. Nada como um dia após o outro. A verdade sempre aparece. Não se esconde uma lamparina debaixo de uma mesa. Arbitrariedades tem pernas curtas.
A PRISÃO DE RUY É SIMPLESMENTE ABSURDA, SEM FUNDAMENTO LEGAL, ILEGÍTIMA, ABUSIVA, ARBITRÁRIA E DESCABIDA. EM UMA PALAVRA: I N A C R E D I T Á V E L.
Que Deus nos abençoe e nos livre da necessidade de precisar de um dos hospitais de Montes Claros e nos dê mais líderes com a Coragem de Ruy Muniz. Saudações a você Ruy, saudações a quem tem coragem e comete o pecado de defender a população. FARLEY MENEZES*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS