JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

terça-feira, 19 de abril de 2016

O PECADO DE RUY. QUANDO O INACREDITÁVEL ACONTECE. *Por Farley Menezes

*Por Farley Menezes

Amigos, todos sabem que exerço o cargo de Secretário Municipal e que em diversas ocasiões presidi o PSDB de Montes Claros. Portanto, tenho vínculos políticos. Mas hoje me dirijo a vocês como cidadão e como jurista para convidá-los a uma reflexão sobre a prisão de Ruy Muniz, Prefeito de Montes Claros, e da Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Nascimento.
É preciso destacar inicialmente que Ruy não está sendo acusado de corrupção, de peculato, de apropriação indébita, de roubo ou mesmo de desvio de recursos públicos. Ruy está sendo acusado de tentar prejudicar hospitais na cidade para beneficiar o hospital da Soebras, Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira.
Assim é preciso responder a esta pergunta: Isso é verdade? Ruy tentou prejudicar a Santa Casa, o Hospital Universitário, o Aroldo Tourinho e outros hospitais para beneficiar o hospital da Soebras?
Respondo com absoluta convicção: NÃO.
Há mais de dez anos Montes Claros não ganha novos leitos hospitalares. Pelo contrário, perdemos leitos. Hoje, o déficit é superior a 800 leitos. Nos últimos anos nenhum dos hospitais da cidade de se dispôs a ampliar a estrutura física para atender à demanda regional.
Nesse cenário, eis que a Soebras cria o campus Amazonas que atende milhares de pessoas gratuitamente todos os anos. Mais do que isso, a Soebras resolve criar um hospital escola para servir de espaço para a qualificação de estudantes de medicina, enfermagem, ondontolgia e outros cursos da área da Saúde.
Referido hospital foi criado para atender gratuitamente todos os seus usuários e sem qualquer finalidade lucrativa. O hospital foi projetado para atuar exclusivamente em áreas onde a Santa Casa, o Hospital Universitário e o Aroldo Tourinho não tem interesse em atuar. Um hospital com 100 leitos de CTI, preparado para salvar milhares de vida em nossa região.
Pode-se afirmar, então, que não existe a menor possibilidade do Hospital da Soebras substituir os demais hospitais nas áreas onde eles atuam, até porque a legislação nacional garante aos hospitais credenciados o direito de manter contratos com o Sistema SUS com base na média histórica dos atendimentos, ou seja, ainda que Ruy quisesse seria impossível prejudicar os demais hospitais em favor do Hospital da Soebras.
Quando Ruy assumiu, ele constatou que hospitais recebiam por serviços que não prestavam. Isto é, recebiam 100% dos recursos e, em alguns casos, não prestavam nem a metade dos serviços contratados. Ruy passou a exigir o pleno cumprimento dos contratos, medida que fez com que os hospitais atingem 98% de cumprimento das metas. Mas essas exigências atingiram tubarões da saúde, um pequeno grupo de "donos" da saúde que lucram milhões todos os anos e não aceitam perder as indevidas vantagens e que ficaram muito incomodados.
Ocorre que a gestão da saúde via hospitais passou para o controle do Estado desde julho do ano passado.  O que aconteceu? Caiu o índice de atendimento à população. Os hospitais cumpriram apenas 73% das metas, isso em virtude da falta de Fiscalização. Prejuízo para a população.
Deus abençoe você que está lendo este texto e não permita que você precise ser atendido em hospital em Montes Claros. Uma amiga sofreu AVC, tinha plano de saúde caro e ainda assim ficou 4 dias em uma maca nos corredores da Santa Casa. Um tio meu ficou mais de uma semana aguardando uma vaga e em coma profundo. Reze para você não precisar da rede hospitalar de Montes Claros, porque se isso acontecer você vai desejar ter lutado pela plena instalação dos Hospital da Soebras que foi projetado para atender 100% via SUS. E olha que todos nós conhecemos vários casos de gente que não conseguiu ser atendida.
Ruy tem cumprido o dever de um Prefeito: exigir 100% de cumprimento das metas dos hospitais, exigir que a Copasa garanta o fornecimento regular de água em Montes Claros (quantas vezes faltou água na sua casa no último ano porque a Copasa não cumpre o contrato que tem com o Município). Ruy incomodou os "poderosos", gente que se acha acima da Lei.
Mas o grande "pecado" de Ruy foi cobrar da Polícia Federal e do Ministério Público Federal que investigassem não apenas médicos, mas também as direções dos hospitais. Essa cobrança foi feita na CPI da Câmara dos Deputados. Isso incomodou e muito. Dizem que teve gente prometendo enterrar Ruy de cabeça para baixo.
Nisso reside a razão para a prisão do Ruy. O Prefeito cometeu o pecado de defender a população, o pecado de criar um hospital para atender gratuitamente a população e com tecnologia de ponta, de primeiro mundo. Ruy colocou o dedo na ferida. Mexeu com tubarões.
Sabe porque os demais hospitais não querem o pleno funcionamento do Hospital das Clínicas? Porque a diferença no atendimento, na qualidade dos serviços, no uso da tecnologia será tão grande que a população irá constatar que pagamos muito caro para sermos pessimamente atendidos na rede hospitalar de Montes Claros.
Agora, o que você não sabe é que só conseguiram a prisão de Ruy porque foram capazes de mentir para a Justiça Federal ao afimar que Ruy representa risco de vida para diretores dos Hospitais. Um absurdo tão grande que nem tiveram a coragem de dizer isso para a imprensa.
Ontem eu disse pessoalmente para Ruy: vai passar. Nada como um dia após o outro. A verdade sempre aparece. Não se esconde uma lamparina debaixo de uma mesa. Arbitrariedades tem pernas curtas.
A PRISÃO DE RUY É SIMPLESMENTE ABSURDA, SEM FUNDAMENTO LEGAL, ILEGÍTIMA, ABUSIVA, ARBITRÁRIA E DESCABIDA. EM UMA PALAVRA: I N A C R E D I T Á V E L.
Que Deus nos abençoe e nos livre da necessidade de precisar de um dos hospitais de Montes Claros e nos dê mais líderes com a Coragem de Ruy Muniz. Saudações a você Ruy, saudações a quem tem coragem e comete o pecado de defender a população. FARLEY MENEZES*

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.