JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

segunda-feira, 7 de março de 2016

PREFEITURA CONSTRÓI NOVA TRAVESSIA, MAS EMPRESA FERROVIÁRIA FECHA PASSAGEM: ENTENDIMENTO PARA SOLUCIONAR A QUESTÃO DENTRO DAS NORMAS DE SEGURANÇA

FERROVIA ENVIA AO SITE DO JORNALISTA OLIVEIRA JÚNIOR NOTA EXPLICATIVA SOBRE A SITUAÇÃO

Foto Oliveira Júnior
Momento em que foi executada a implantação da travessia sobre a linha férrea.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os condutores de veículos encontraram dificuldades na manhã de terça-feira, 1º de março, para seguirem do bairro Padre Eustáquio ao centro desta cidade. Isso porque a nova passagem sobre a linha férrea foi interditada pela Ferrovia Centro Atlântica sobre a alegação de que não teria autorizada essa travessia nas imediações do pátio da estação ferroviária.
Foto Oliveira Júnior
Empresa ferroviária interdita nova passagem de carros na cidade de Janaúba alegando falta de solicitação para a travessia sobre os trilhos.
A nova passagem foi feita na noite de sexta-feira, dia 26 de fevereiro, e a empresa responsável disse que recebeu ordem da prefeitura para realizar o serviço mediante a extinção de outra travessia (construída da mesma maneira em 2007) poucos metros adiante, também fora do pátio de manobra das locomotivas e vagões da empresa ferroviária.
A intenção da prefeitura com essa nova passagem sobre a linha férrea é adequar ao fluxo do trânsito local que absorve o aumento da frota, em se tratando apenas de automóveis e motocicletas, duas unidades diariamente. Essa nova travessia fica em torno de 50 metros da travessia existente, na rua Belo Horizonte com a avenida Osvaldo Cruz, local que detém um dos maiores movimentos de veículos, inclusive do sistema de segurança pública e de saúde hospitalar.
Foto Virgílio Dutra
Empresa usa barras de ferro e tábua para obstruir travessia sobre trilhos em Janaúba.
VEREADOR ELOGIA PREFEITURA PELA NOVA TRAVESSIA
Equipe da empresa ferroviária esteve reunida com a equipe de governo da prefeitura de Janaúba, no dia 1º deste mês, para equacionar o problema. Enquanto isso, funcionários da ferroviária fixavam barras de ferro e tábuas impedindo o uso da nova passagem pelos veículos. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Janaúba informou que a intenção do prefeito Yuji Yamada (PRP) é inclusive o bom senso, ressaltando que a nova travessia atende o clamor da população.
O vereador Carlos Isaildon Mendes (PSDB), adversário político do atual prefeito, durante a reunião ordinária da Câmara na segunda-feira, dia 29 de fevreiro, elogiou a atitude da prefeitura – embora tenha sido na calada da noite – em modificar a passagem de veículos sobre a linha férrea. Isaildon mora no bairro Padre Eustáquio é se diz conhecedor do transtorno que é a atual passagem de veículo do bairro para o centro paralelamente à travessia de veículos do centro para o bairro que não é raro ocorrer congestionamento no local.
Foto Oliveira Júnior
Situação quando as barras de ferro e tábuas foram retiradas para liberar o trânsito sobre a linha férrea.
A nova passagem ficou interditada na terça-feira e quarta-feira, pois no início da noite de quarta-feira, dia 2, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público desobstruir a nova passagem cujo ato, inclusive, foi aplaudido pelo público que presenciou a cena.
Na quarta-feira, dia 2, o site do jornalista Oliveira Júnior entrou em contato com a Ferrovia Centro Atlântica, inclusive a Assessoria de Comunicação dessa empresa – instalada em Belo Horizonte – com o intuito de obter esclarecimentos sobre o impasse e também com relação às normas de travessia sobre a linha férrea e ainda sobre a velocidade da locomotiva e vagões na cidade de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Nova passagem aberta pela segunda vez vem sendo utilizada pelos condutores de veículos em Janaúba.
Na sexta-feira, dia 5, a Ascom da Ferrovia Centro Atlântica encaminhou nota explicativa ao site do jornalista Oliveira Júnior sobre a situação e adiantou que busca o entendimento com a prefeitura para oficilializar a nova passagem, desde que esteja em conformidade com as normas de segurança.
Acompanhe a seguir a nota da Assessoria de Comunicação da Ferrovia Centro Atlântica com relação a instituição de travessia sobre a linha férrea na cidade de Janaúba:
“A Ferrovia Centro-Atlântica informa que qualquer interferência na estrutura da linha férrea, sendo ela um bem da União, deve ser aprovada pelos órgãos reguladores. Uma passagem de nível construída de forma inadequada coloca em risco a comunidade e a operação ferroviária. Por isso, a construção desses cruzamentos só pode ser realizada levando em conta a análise técnica do local e seguindo rigorosos critérios de segurança, que envolvem, por exemplo, a condição de visibilidade do maquinista e do motorista, além de toda sinalização obrigatória. A empresa reforça ainda que existe uma distância mínima de segurança de 1,5 km (um quilômetro e meio) entre uma passagem de nível e outra, recomendada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A velocidade máxima permitida para as composições ferroviárias que trafegam no trecho de Janaúba é de 35 km/h. A velocidade é monitorada pelo equipamento de bordo da locomotiva e pelo centro de controle operacional da empresa, que para o trem automaticamente se esse limite for ultrapassado.
A empresa continua em contato com a Prefeitura para solucionar a questão dentro das normas de segurança”.
Essa foi a nota explicativa da Ferrovia Centro Atlântica enviada ao site do jornalista Oliveira Júnior sobre a implantação de travessia em linha férrea.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.