JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

INFORME

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PRODUTORES DE JANAÚBA DEBATEM SOBRE OS DESAFIOS DA PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Reverter os danos causados pela seca dos últimos anos e ao mesmo tempo assegurar em plena atividade os empreendimentos do agronegócio, principalmente o frigorífico de Janaúba que voltou a funcionar há pouco mais de um ano. Esses serão os pontos chave do seminário que acontecerá nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, o Centro Cultural do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, a partir de 8h.
Foto Oliveira Júnior
Bovinos do Norte de Minas encaminhados para o frigorífico Minerva, em Janaúba: atividade motiva a pecuária e gera centenas de empregos.
A expectativa é reunir produtores rurais, principalmente os criadores de bovinos, de vários municípios do Norte de Minas, assim como oportunizar aos consultores técnicos, extensionistas e estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, ambos do campus da Unimontes em Janaúba, momento de aprimoramento e transferência de ideias.
“É necessário que haja o desenvolvimento da bovinocultura no Norte de Minas de maneira a valorizar a pecuária nessa região do semiárido e ainda, assim, garantir a eficácia do frigorífico Minerva, em Janaúba, através do qual facilita a comercialização e abate do gado. Isso também favorece a qualidade de vida população, pois essa unidade frigorífica gera, atualmente, 500 empregos diretos e em torno de 2 mil empregos indiretos”, explica José Aparecido Mendes Santos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
O seminário Desafios da Bovinocultura no Semiárido acontecerá nesta quarta-feira das 8h às 17h, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e do governo do Estado através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com outras entidades e instituições.
Serão abordados temas como manejo e recuperação de pastagens, produção de silagem de qualidade e cenário da bovinocultura para 2016. De acordo com o coordenador técnico regional da Emater-MG, André Caxito, a agropecuária no Norte de Minas vem sofrendo impactos negativos devido a redução dos índices pluviométricos e das consequências das estiagens prolongadas. “O evento é oportuno para discutirmos as tecnologias de produção, manejo e conservação de forragens no semiárido. É um passo para promovermos uma integração entre pessoas e instituições que respiram e vivem a agropecuária no semiárido mineiro”, disse.
PALESTRAS NO SEMINÁRIO
Abordar os desafios e perspectivas da bovinocultura no semiárido mineiro. Esse é o objetivo do seminário Desafios da Bovinocultura no Semiárido, que acontecerá nesta quarta-feira no Centro Cultural do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, no período das 8h às 17h.
Estão programadas as seguintes palestras: programa de manejo de pastagens para recria de bovinos no semiárido mineiro, a ser proferida pelo zootecnista Adilson de Paula Almeida Aguiar;
A palestra recuperação de pastagens no semiárido mineiro terá esclarecimento por parte do também zootecnista João Newton Pereira Lopes, enquanto que Leonardo Alencar, do Minerva Foods (frigorífico de Janaúba) fará comentários sobre o cenário da carne bovina para 2016.
O zootecnista Edson Poppi participará do seminário ocasião em que fará explanação acerca da produção de silagem de qualidade. O médico veterinário Lucas José Mari explicará aos produtores rurais e estudantes de Agronomia e Zootecnia sobre a microbiologia da ensilagem.
PERDA DE 70% DAS PASTAGENS
O Norte de Minas convive nos últimos 4 anos com uma das piores secas nas últimas seis décadas. É uma situação crítica para o agronegócio o que afeta tanto na economia quanto no aspecto social. Nesse período a região contabiliza a perda de 70% nas pastagens e contabiliza a redução em 50% no rebanho bovino.
Segundo dados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o rebanho do Norte de Minas teria, hoje, 1,8 milhão de cabeças de gado, enquanto que em 2010 eram em torno de 3,3 milhões bovinos. A diminuição foi em decorrência de mortes e venda precoce para abate diante da falta de pastagens, que em 2010, abrangiam 4 milhões de hectares. Entretanto, nos últimos anos os produtores presenciaram a perda de 70% da produção de capim em função da falta de chuva regular.
O pensamento entre os agricultores e pecuaristas é unânime. Eles são favoráveis por atitudes que possibilitem a reversão dessa situação.
PREJUÍZO DE R$ 2 BILHÕES
Levantamento técnico da Coordenadoria Regional da Emater-MG, de Montes Claros, aponta que nas últimas quatro safras – de 2011/2012 a 2014/2015 – o volume de perdas no Norte de Minas devido às irregularidades climáticas superamos R$ 2 bilhões, considerando apenas as perdas das safras de grãos e redução da produção de leite.
REGIÃO DE JANAÚBA: 65 MILHÕES DE LITROS DE LEITE
O Território da Serra Geral, que tem Janaúba como polo, é composto por 16 municípios que estão inseridos no semiárido norte mineiro. Dentre as atividades agropecuárias da região, a bovinocultura se destaca com um rebanho de aproximadamente 500 mil cabeças e produção de leite em torno de 65 milhões de litros por ano.
As áreas de milho e sorgo para alimentação animal somam 40 mil hectares e as áreas de pastagens 480 mil hectares. Nos últimos 4 anos a região vem sofrendo com estiagens prolongadas e com chuvas abaixo da média histórica, causando grandes perdas e evasão do rebanho. Houve, aproximadamente, uma redução de 30 % do número de bovinos e 50 % do leite produzido. (Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.