FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

HOMEM ENTRA EM IGREJA DE PORTEIRINHA E DANIFICA VÁRIAS IMAGENS

Fotos Flávio Silva
Imagens religiosas destruídas nesta Quarta-Feira de Cinzas, 10 de fevereiro, em Porteirinha.
PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Equipe da Companhia da Polícia Militar de Porteirinha realiza neste momento uma ocorrência sobre a invasão e destruição de patrimônio. Esse fato foi nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro, em que um homem entrou na Igreja São Joaquim, na cidade de Porteirinha, aqui na região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Ao invés de rezar, o homem decidiu provocar desordem e danos na igreja católica. O site do jornalista Oliveira Júnior e o jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM obtiveram a informação é de que esse homem danificou e quebrou quatro imagens santas (Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida e São José) e sete quadros da via sacra na igreja católica.  O destruidor foi preso por uma equipe da Polícia Militar. 
O nome do homem não foi divulgado, mas a PM constatou que ele tenha deficiência mental, uma vez que faria uso constante de medicamentos. Ele tem barba, bigode, cabelos grande e veste uma camisa na qual há o nome de Jesus. O destruidor das imagens foi levado para o quartel da PM e depois será encaminhado para a Delegacia de Polícia de Porteirinha.
O rapaz teria retornado na semana passada de uma clínica de recuperação, no entanto, há algum tempo ele se encontra nessa situação diante da depressão. Ele frequentava uma igreja na qual cantava, porém, diante da depressão e dos medicamentos antidepressivos o rapaz adquiriu esse distúrbio mental.
HISTÓRICO DA IGREJA DE SÃO JOAQUIM
A data precisa em que foi construída a primeira Igreja de São Joaquim é indeterminada, mas é certo que remonta, pelo menos, ao final do século XIX, quando surge o povoado de São Joaquim de Porteirinha.
A igreja é elevada à condição de sede paroquial em 06 de novembro de 1941, assumindo a paróquia o padre Julião Arroyo Gallo, de origem espanhola. Com isso, a comunidade sente necessidade de ampliar a capela e alguns anos mais tarde tem-se início a primeira grande reforma à qual seria submetida a igreja. Essa reforma iria ocorrer no ano de 1947, após breve ausência do padre Julião, que iria assumir a paróquia de Cafelância, no interior do estado de São Paulo. Essa reforma alteraria a fachada principal da Igreja, que iria ser doravante voltada para a praça São Joaquim.
Em 8 de outubro de 1953 a antiga fachada principal da igreja seria demolida.
Em 27 de abril de 1959 tem-se início a segunda grande reforma pela qual passou a igreja, que seria concluída em 29 de agosto de 1959. Nessa reforma a igreja seria ampliada e ganharia a torre sineira.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE ARQUITETÔNICA DA IGREJA DE SÃO JOAQUIM
Edificação religiosa de grande simplicidade arquitetônica. Desenvolve-se em corpo central com torre sineira única ao centro, em pano mais avançado, com uma janela de coro rasgada por inteiro, com óculo.
A torre apresenta cobertura em quatro águas vedada com laje. Nos panos laterais mais recuados vê-se dois óculos, um em cada pano, iguais ao da torre. Dividindo a fachada principal, marcando a altura do coro, tem-se uma cimalha em massa.
Os espaços intervãos das fachadas laterais são marcados por pilastras ressaltadas com cornijas no alinhamento da cimalha da fachada principal.
As fachadas laterais possuem três vãos em verga de arco pleno, sendo uma porta ladeada por duas janelas.
Todos os vãos recebem bandeira com bandeira fixa em vidro e madeira encimados de frisos que acompanham a curvatura do arco das bandeiras e, mais acima, outro friso reto.
As portas são emolduradas e vedadas em madeira almofadada em duas folhas de abrir. As janelas são vedadas em folhas de abrir de madeira e vidro, com veneziana em sua parte inferior. Acima das portas, nas duas laterais, vê-se um frontão que coroa as platibandas que escondem a cobertura.
Na fachada posterior, onde fica localizada uma pequena capela com o sacrário, vê-se repetir a cimalha da fachada principal e uma porta ao centro, com as mesmas características das demais portas. Coroando a fachada tem-se uma platibanda.
A vedação das paredes é feita em tijolo e a cobertura do corpo da igreja é feita em telhas de cerâmica francesas em duas águas perpendiculares à praça.
O interior da igreja é simples, não apresentando nenhuma característica que tenha grande relevância do ponto de vista arquitetônico ou artístico.
A Igreja de São Joaquim traz a memória do povo de Porteirinha as suas origens, uma vez que foi a primeira igreja da cidade, surgindo quase que ao mesmo tempo que a própria Porteirinha. Daí a importância do tombamento da edificação da Igreja de São Joaquim, o seu valor como testemunha histórica do surgimento e desenvolvimento da cidade, garantindo a preservação da memória religiosa e social do povo que aqui nasceu ou reside. (Fonte: Dossiê de Tombamento/Secretaria De Educação/Gerência De Cultura).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS