JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

INFORME

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

HOMEM ENTRA EM IGREJA DE PORTEIRINHA E DANIFICA VÁRIAS IMAGENS

Fotos Flávio Silva
Imagens religiosas destruídas nesta Quarta-Feira de Cinzas, 10 de fevereiro, em Porteirinha.
PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Equipe da Companhia da Polícia Militar de Porteirinha realiza neste momento uma ocorrência sobre a invasão e destruição de patrimônio. Esse fato foi nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro, em que um homem entrou na Igreja São Joaquim, na cidade de Porteirinha, aqui na região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Ao invés de rezar, o homem decidiu provocar desordem e danos na igreja católica. O site do jornalista Oliveira Júnior e o jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM obtiveram a informação é de que esse homem danificou e quebrou quatro imagens santas (Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida e São José) e sete quadros da via sacra na igreja católica.  O destruidor foi preso por uma equipe da Polícia Militar. 
O nome do homem não foi divulgado, mas a PM constatou que ele tenha deficiência mental, uma vez que faria uso constante de medicamentos. Ele tem barba, bigode, cabelos grande e veste uma camisa na qual há o nome de Jesus. O destruidor das imagens foi levado para o quartel da PM e depois será encaminhado para a Delegacia de Polícia de Porteirinha.
O rapaz teria retornado na semana passada de uma clínica de recuperação, no entanto, há algum tempo ele se encontra nessa situação diante da depressão. Ele frequentava uma igreja na qual cantava, porém, diante da depressão e dos medicamentos antidepressivos o rapaz adquiriu esse distúrbio mental.
HISTÓRICO DA IGREJA DE SÃO JOAQUIM
A data precisa em que foi construída a primeira Igreja de São Joaquim é indeterminada, mas é certo que remonta, pelo menos, ao final do século XIX, quando surge o povoado de São Joaquim de Porteirinha.
A igreja é elevada à condição de sede paroquial em 06 de novembro de 1941, assumindo a paróquia o padre Julião Arroyo Gallo, de origem espanhola. Com isso, a comunidade sente necessidade de ampliar a capela e alguns anos mais tarde tem-se início a primeira grande reforma à qual seria submetida a igreja. Essa reforma iria ocorrer no ano de 1947, após breve ausência do padre Julião, que iria assumir a paróquia de Cafelância, no interior do estado de São Paulo. Essa reforma alteraria a fachada principal da Igreja, que iria ser doravante voltada para a praça São Joaquim.
Em 8 de outubro de 1953 a antiga fachada principal da igreja seria demolida.
Em 27 de abril de 1959 tem-se início a segunda grande reforma pela qual passou a igreja, que seria concluída em 29 de agosto de 1959. Nessa reforma a igreja seria ampliada e ganharia a torre sineira.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE ARQUITETÔNICA DA IGREJA DE SÃO JOAQUIM
Edificação religiosa de grande simplicidade arquitetônica. Desenvolve-se em corpo central com torre sineira única ao centro, em pano mais avançado, com uma janela de coro rasgada por inteiro, com óculo.
A torre apresenta cobertura em quatro águas vedada com laje. Nos panos laterais mais recuados vê-se dois óculos, um em cada pano, iguais ao da torre. Dividindo a fachada principal, marcando a altura do coro, tem-se uma cimalha em massa.
Os espaços intervãos das fachadas laterais são marcados por pilastras ressaltadas com cornijas no alinhamento da cimalha da fachada principal.
As fachadas laterais possuem três vãos em verga de arco pleno, sendo uma porta ladeada por duas janelas.
Todos os vãos recebem bandeira com bandeira fixa em vidro e madeira encimados de frisos que acompanham a curvatura do arco das bandeiras e, mais acima, outro friso reto.
As portas são emolduradas e vedadas em madeira almofadada em duas folhas de abrir. As janelas são vedadas em folhas de abrir de madeira e vidro, com veneziana em sua parte inferior. Acima das portas, nas duas laterais, vê-se um frontão que coroa as platibandas que escondem a cobertura.
Na fachada posterior, onde fica localizada uma pequena capela com o sacrário, vê-se repetir a cimalha da fachada principal e uma porta ao centro, com as mesmas características das demais portas. Coroando a fachada tem-se uma platibanda.
A vedação das paredes é feita em tijolo e a cobertura do corpo da igreja é feita em telhas de cerâmica francesas em duas águas perpendiculares à praça.
O interior da igreja é simples, não apresentando nenhuma característica que tenha grande relevância do ponto de vista arquitetônico ou artístico.
A Igreja de São Joaquim traz a memória do povo de Porteirinha as suas origens, uma vez que foi a primeira igreja da cidade, surgindo quase que ao mesmo tempo que a própria Porteirinha. Daí a importância do tombamento da edificação da Igreja de São Joaquim, o seu valor como testemunha histórica do surgimento e desenvolvimento da cidade, garantindo a preservação da memória religiosa e social do povo que aqui nasceu ou reside. (Fonte: Dossiê de Tombamento/Secretaria De Educação/Gerência De Cultura).

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.