JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CHUVA EM JANAÚBA É DE QUASE 500 MILÍMETROS DESDE DE OUTUBRO; CHEIA NO RIO MOSQUITO AMEAÇA CASAS EM PORTEIRINHA E BARRAGENS AINDA ESTÃO COM BAIXO VOLUME

Foto DIG
Rio Gorutuba na região do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba, dia 22 de janeiro de 2016.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Há uma semana chove direto na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, com rápido período de estiagem entre uma precipitação pluviométrica e outra. Nas últimas 24 horas, até a manhã desta sexta-feira, dia 22 de janeiro, choveu o correspondente a 13 milímetros nesta cidade, conforme levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM. Com isso, o acumulado no mês alcançou os 280 milímetros. A tendência é de que esse índice seja alterado, pois a previsão é de chuva até segunda-feira, dia 25 de janeiro.
Além de ser o janeiro mais chuvoso nos últimos 12 anos, este mês registra uma alta de 4.079% no volume de chuva numa comparação ao índice pluviométrico de janeiro de 2015 que não passou dos 7 milímetros e já é mais de 20 vezes a quantidade de chuva na cidade de Janaúba em dezembro passado.
Fotos Edinaldo Silva e divulgação
Efeitos da cheia dos rios Mosquito e Sítio Novo na cidade de Porteirinha nos dias 21 e 22 de janeiro de 2016.
De acordo com apurações do site do jornalista Oliveira Júnior e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM, a chuva destas três primeiras semanas de janeiro equivale a mais da metade do que já choveu desde outubro para cá, considerando como o período chuvoso neste município e que prossegue até março. A expectativa é de que esse índice de chuva continue até o mês de março.
Entre outubro de 2015 e está sexta-feira, 22 de janeiro de 2016, segundo constatação feita pelo site do jornalista Oliveira Júnior, choveu quase 500 milímetros, mais precisamente 456 milímetros o que implica em dizer que a chuva deste janeiro em Janaúba equivale a 61% da precipitação pública do período chuvoso.
RIO AVANÇA EM PORTEIRINHA
Em Porteirinha, também na região da Serra Geral de Minas, o rio Mosquito continua com grande volume de água que, inclusive, passou por cima das pequenas pontes na cidade, caso da passagem entre o bairro Vila Kennedy e o centro de Porteirinha. A água do rio também se aproxima das casas na Vila Guará.
Fotos reprodução internet
Inundações na cidade de Janaúba: residencial Clarita, bairro Boa Vista; e lagoa avança pelo bairro Dente Grande.
A cheia no rio Mosquito afeta as comunidades na região de Tocandira e Mulungu, em Porteirinha. Moradores da comunidade de Curral Velho têm dificuldade para deslocar para outro lugarejo diante da chuva e do transbordamento de córregos.
CAÇAREMA E VERDELÂNDIA
Os córregos nas proximidades de Caçarema e Virgilândia ultrapassaram a capacidade normal dos últimos anos. De acordo com informações da Prefeitura de Capitão Enéas, mesmo com a cheia o estado das pontes e passagens desses locais estão em perfeito estado e não comprometem o trânsito da região.
A população de Verdelândia, entre Janaúba e Jaíba, começa a ser alertada para uma possível cheia no rio Verde Grande que passa na cidade. Os rios Vieira, Caititu e São Domingos estão com grande volume de água em Montes Claros, Francisco Sá e Capitão Enéas. Esses rios são afluentes do rio Verde Grande que por sua vez segue pelos municípios de Verdelândia e Jaíba.
Foto reprodução internet
Barragem de Cana Brava, município de Monte Azul, dia 21 de janeiro de 2016.
A última informação é de que a calha do rio Verde, em Verdelândia, já estaria transbordando. Diante disso, a recomendação é para quem mora nas proximidades do rio fiquem atentos com possíveis inundações.
REPRESA TRANSBORDA
A barragem de Serranópolis de Minas transbordou ontem, quinta-feira, dia 21 de janeiro. Outra represa com excelente volume de água na região da Serra Geral de Minas é a de Cana Brava, no município de Monte Azul, onde tem também o barramento de Tremendal que recebeu bom volume de água nesta semana.
Foto reprodução internet
Barragem de Cana Brava, em Monte Azul, transbordou.
A barragem de Estreito, no município de Espinosa, na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, ganhou considerável elevação em seu volume.
BARRAGENS AINDA COM BAIXO VOLUME
Mesmo com tanta chuva, quatro importantes barragens do Norte de Minas ainda estão com baixo volume. Por exemplo: dados de ontem, quinta-feira, dia 21 de janeiro, apontavam que a barragem do Bico da Pedra estava com 23,8% da sua capacidade. Dessa represa origina o abastecimento de água para as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.
A represa de Três Marias se encontrava, ontem, com 12,8% de sua capacidade e é geradora de energia elétrica e controladora do volume de água do rio São Francisco. A barragem de Juramento, responsável pelo abastecimento da cidade de Montes Claros, estaria nesse dia 21 com 42,94% e a represa do rio São Domingos, em Francisco Sá, estava ontem com 46% da sua capacidade de armazenamento de água.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.