FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CHUVA EM JANAÚBA É DE QUASE 500 MILÍMETROS DESDE DE OUTUBRO; CHEIA NO RIO MOSQUITO AMEAÇA CASAS EM PORTEIRINHA E BARRAGENS AINDA ESTÃO COM BAIXO VOLUME

Foto DIG
Rio Gorutuba na região do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba, dia 22 de janeiro de 2016.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Há uma semana chove direto na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, com rápido período de estiagem entre uma precipitação pluviométrica e outra. Nas últimas 24 horas, até a manhã desta sexta-feira, dia 22 de janeiro, choveu o correspondente a 13 milímetros nesta cidade, conforme levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM. Com isso, o acumulado no mês alcançou os 280 milímetros. A tendência é de que esse índice seja alterado, pois a previsão é de chuva até segunda-feira, dia 25 de janeiro.
Além de ser o janeiro mais chuvoso nos últimos 12 anos, este mês registra uma alta de 4.079% no volume de chuva numa comparação ao índice pluviométrico de janeiro de 2015 que não passou dos 7 milímetros e já é mais de 20 vezes a quantidade de chuva na cidade de Janaúba em dezembro passado.
Fotos Edinaldo Silva e divulgação
Efeitos da cheia dos rios Mosquito e Sítio Novo na cidade de Porteirinha nos dias 21 e 22 de janeiro de 2016.
De acordo com apurações do site do jornalista Oliveira Júnior e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM, a chuva destas três primeiras semanas de janeiro equivale a mais da metade do que já choveu desde outubro para cá, considerando como o período chuvoso neste município e que prossegue até março. A expectativa é de que esse índice de chuva continue até o mês de março.
Entre outubro de 2015 e está sexta-feira, 22 de janeiro de 2016, segundo constatação feita pelo site do jornalista Oliveira Júnior, choveu quase 500 milímetros, mais precisamente 456 milímetros o que implica em dizer que a chuva deste janeiro em Janaúba equivale a 61% da precipitação pública do período chuvoso.
RIO AVANÇA EM PORTEIRINHA
Em Porteirinha, também na região da Serra Geral de Minas, o rio Mosquito continua com grande volume de água que, inclusive, passou por cima das pequenas pontes na cidade, caso da passagem entre o bairro Vila Kennedy e o centro de Porteirinha. A água do rio também se aproxima das casas na Vila Guará.
Fotos reprodução internet
Inundações na cidade de Janaúba: residencial Clarita, bairro Boa Vista; e lagoa avança pelo bairro Dente Grande.
A cheia no rio Mosquito afeta as comunidades na região de Tocandira e Mulungu, em Porteirinha. Moradores da comunidade de Curral Velho têm dificuldade para deslocar para outro lugarejo diante da chuva e do transbordamento de córregos.
CAÇAREMA E VERDELÂNDIA
Os córregos nas proximidades de Caçarema e Virgilândia ultrapassaram a capacidade normal dos últimos anos. De acordo com informações da Prefeitura de Capitão Enéas, mesmo com a cheia o estado das pontes e passagens desses locais estão em perfeito estado e não comprometem o trânsito da região.
A população de Verdelândia, entre Janaúba e Jaíba, começa a ser alertada para uma possível cheia no rio Verde Grande que passa na cidade. Os rios Vieira, Caititu e São Domingos estão com grande volume de água em Montes Claros, Francisco Sá e Capitão Enéas. Esses rios são afluentes do rio Verde Grande que por sua vez segue pelos municípios de Verdelândia e Jaíba.
Foto reprodução internet
Barragem de Cana Brava, município de Monte Azul, dia 21 de janeiro de 2016.
A última informação é de que a calha do rio Verde, em Verdelândia, já estaria transbordando. Diante disso, a recomendação é para quem mora nas proximidades do rio fiquem atentos com possíveis inundações.
REPRESA TRANSBORDA
A barragem de Serranópolis de Minas transbordou ontem, quinta-feira, dia 21 de janeiro. Outra represa com excelente volume de água na região da Serra Geral de Minas é a de Cana Brava, no município de Monte Azul, onde tem também o barramento de Tremendal que recebeu bom volume de água nesta semana.
Foto reprodução internet
Barragem de Cana Brava, em Monte Azul, transbordou.
A barragem de Estreito, no município de Espinosa, na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, ganhou considerável elevação em seu volume.
BARRAGENS AINDA COM BAIXO VOLUME
Mesmo com tanta chuva, quatro importantes barragens do Norte de Minas ainda estão com baixo volume. Por exemplo: dados de ontem, quinta-feira, dia 21 de janeiro, apontavam que a barragem do Bico da Pedra estava com 23,8% da sua capacidade. Dessa represa origina o abastecimento de água para as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.
A represa de Três Marias se encontrava, ontem, com 12,8% de sua capacidade e é geradora de energia elétrica e controladora do volume de água do rio São Francisco. A barragem de Juramento, responsável pelo abastecimento da cidade de Montes Claros, estaria nesse dia 21 com 42,94% e a represa do rio São Domingos, em Francisco Sá, estava ontem com 46% da sua capacidade de armazenamento de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS