FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PROFESSORES DE ESCOLA DA BARROQUINHA, COMUNIDADE RURAL DE JANAÚBA, INCENTIVAM ALUNOS A CRIAREM POESIA

Foto Regilane Cantuária
Apresentação do Jornal Estudantil redigido pelos próprios alunos da escola da comunidade rural de Janaúba.
JANAÚBA (POR Oliveira Júnior*) – Além dos números e cálculos matemáticos, leitura e posicionamento histórico e geográfico, os alunos de uma escola da zona rural de Janaúba são incentivados à reflexão e composição de poesia. E eles têm dado conta do recado...inclusive com escritas que emocionam os professores e possibilitam à motivação que ainda é possível encontrar resquícios do romantismo que, nos últimos tempos, demonstrava ter sido “engolido” pelas atitudes simplórias da atualidade.
Foto Regilane Cantuária
Momento em que alunos da escola do povoado de Barroquinha declama poema durante o II Sarau de Poesia.
Bom, pelo menos o sentimento em forma de declamação é cultivado por crianças e adolescentes da comunidade de Barroquinha, na região do distrito de Barreiro da Raiz, ao Sul do município de Janaúba. Lá, mais precisamente na escola municipal Francisco Sá, os alunos expuseram a criatividade poética na sexta-feira, dia 11 de dezembro, por ocasião do II Sarau de Poesia da referida escola.
Fotos Regilane Cantuária
A pedagoga Regilane Cantuária Figueiredo se diz satisfeita pela evolução dos estudantes nesse projeto. “Vimos e ouvimos os alunos se tornarem poetas e brincarem de maneira saudável e criativa com as palavras”, declarou Regilane ao anunciar que os textos dos estudantes da escola Francisco Sá compõem a primeira edição do livro que eterniza mais um momento especial dessa instituição escolar. Ela destaca o empenho da direção, supervisão pedagógica, professores e monitores na execução do projeto.
Por alguns meses a equipe gestora, os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e os monitores do Programa Mais Educação desenvolveram na sala de aula o projeto de poesias com o objetivo de despertar nos alunos o desejo de ler, escrever e ilustrar poesias, possibilitando aos mesmos se apropriarem da linguagem literária de uma forma lúdica, pelo canto, pela mensagem e o encanto que existem nas palavras. A partir do trabalho realizado, os alunos ilustraram, criaram e recriaram poesias, dando origem a 1ª edição do livro Brincando com Palavras e Criando Poesias.
Durante o II Sarau de Poesia da Escola Municipal Francisco Sá, pais, alunos, professores e demais convidados puderam apreciar diversas apresentações artísticas como: declamações de poesias, jogral, danças e dramatização de poemas realizados pelos alunos da escola.  Também participaram das apresentações os bailarinos Állany e Michael que, com alegria e emoção, abrilhantaram ainda mais o evento.
Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental produziram e apresentaram a 4ª edição do Jornal Estudantil da escola, onde foram divulgadas as atividades pedagógicas realizadas pela instituição escolar no decorrer do ano letivo. Com destaque para o Programa Mais Educação que oportuniza educação em tempo integral ampliando a jornada escolar dos alunos, a 4ª edição do Jornal Estudantil trouxe fatos importantes que aconteceram na escola e na comunidade.
Por fim, foi apresentada ao público, a 1ª edição do livro Brincando com Palavras e Criando Poesias, fruto de um trabalho coletivo. O livro é composto por poemas e ilustrações criados pelos próprios alunos, coletivamente ou individualmente.  
Para finalizar o evento, cada convidado recebeu um exemplar do jornal e do livro para que pudessem conhecer os poetas da Escola Municipal Francisco Sá e as maravilhas dos poemas que foram eternizadas nele. (Fonte: Escola Municipal da Barroquinha)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS