JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

POLÍCIA CIVIL PRENDE O PREFEITO E TRÊS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE JAÍBA

Foto divulgação
Enoch Vinícius Campos Lima.
JAÍBA (por Oliveira Júnior) – Através de mandado de busca e apreensão e ainda prisão uma equipe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais efetuou nesta quarta-feira, dia 23, antevéspera de Natal, a prisão do prefeito de Jaíba, Enoch Vinícius de Campos Lima, e mais três secretários municipais. O mandado de prisão teria sido expedido ontem, terça-feira, dia 22 de dezembro, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Essa é a segunda vez que Enoch Vinícius estará afastado das funções eletivas, pois em novembro de 2013 ele, na condição de vice-prefeito, foi afastado da função por ação da Polícia Federal que na ocasião conduziu de maneira coercitiva o prefeito Jimmy Murça. Naquela ocasião, o município foi administrado pelo presidente da Câmara, Júnior Leonir Guimarães.
Menos de um mês depois, Enoch Vinícius, que não havia sido preso pela PF, ganhou condições de assumir a administração pública municipal.
Dentro de instante haverá uma coletiva de imprensa no 11º Departamento da Polícia Civil, na cidade de Montes Claros, referente à prisão do prefeito Enoch Lima e de três secretários municipais.
RAÇÃO DE PAPAGAIO  (site Em Tempo Real)
Por essa o prefeito de Jaíba, Enoch Vinícius Campos (PDT), não esperava: uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal, em Montes Claros era, na verdade, desdobramento da Operação 'Ração de Papagaio'. Deflagrada em março deste ano pelo Ministério Público, a 'Ração de Papagaio' fez referência à forma como um dos investigados se referia à propina que recebia de agentes públicos. Cerca de 30 pessoas foram investigadas por suspeitas de desvios de recursos públicos no município. 
Enoch e o secretário Acir Silva de Oliveira (Planejamento) foram presos quando retornavam de uma viagem a Montes Claros. Há ainda mais dois mandados de busca e apreensão contra outros assessores do prefeito. O advogado da Prefeitura Hudson Aparecido Pena Arruda, além do secretário de Saúde, Weverton Silva Dias, também estariam detidos na sede da Polícia Civil em Montes Claros. As chances de que o prefeito e seus assessores passem o Natal na prisão não são pequenas, porque o Judiciário funciona em sistema de plantão pelos próximos dias.  
A decisão que autorizou a prisão de Enoch e outros três secretários da Prefeitura de Jaíba saiu na terça-feira (22) e leva a assinatura do desembargador Eduardo Machado, da quinta turma criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 
Longa noite de crise
Jaíba atravessa longa crise política desde novembro de 2013. Naquele mês, a Câmara Municipal cassou o mandato do prefeito Jimmy Murça (PCdoB), sob a acusação de licitações fraudulentas, nepotismo e contratações de funcionários fantasmas. Desde então, o município enfrenta recorrentes abalos sísmicos na sua ordem política com o troca-troca de prefeitos, escândalos na Câmara de Vereadores e investigação permanente sobre os principais personagens da política local. 
Com a cassação de Jimmy, o então presidente da Câmara, Júnior Leonir Guimarães (PSDB), assumiu o cargo até a posse do vice Enoch Lima, que também passou por processo de cassação pela Câmara em meados deste ano, mas conseguiu reverter a decisão no Judiciário. A própria Câmara de vereadores também está sub judice. Nada menos que 10 dos 13 vereadores são investigados por suspeitas de desvios de dinheiro público.
O presidente da Câmara, Valdemir Soares da Silva (DEM), denunciado no escândalo do pagamento de diárias fictícias a vereadores, sempre teve interesse na cassação de Enoch, já que é o próximo nome na linha de sucessão no município. Valdemir chegou a ser afastado da cadeira de vereador por liminar judicial em junho passado, porque se recusava a convocar o próprio suplente e de outros seis colegas enquanto durava a investigação interna da Casa sobre a farra das diárias.  
Ainda assim, o presidente da Câmara pode assumir o cargo de prefeito após o Natal, no que repete crise parecida com aquela vivida no final de 2013, quando a cidade não sabia quem seria seu prefeito na virada do ano. Na ocasião, um mandado de segurança expedido pela então titular da Comarca de Manga afastou Enoch da cadeira de prefeito 10 dias depois ele ter assumido a vaga aberta com o impeachment do titular Jimmy Murça. Enoch e Júnior Leonir se revezaram no cargo, em dezembro também eletrizante na política local.
Caso se confirme a posse do vereador Valdemir Soares no cargo de prefeito de Jaíba, a Presidência da Câmara passa para as mãos de Farrique da Silva (PSB), que esteve muito perto de mudar seu código de endereçamento postal para a Prefeitura de Jaíba em julho passado, quando uma Comissão Processante cassou o mandato de Enoch Lima. Farrique chegou a se dirigir para o gabinete do prefeito para tomar posse, mas fou barrado por força de liminar do juiz da Comarca de Manga, Eliseu Fonseca.
Intimidação de testemunha
O prefeito e seus assessores foram detidos nesta véspera de Natal porque supostamente teriam tentado ameaçar o empresário Antônio Carlos da Silva, um dos delatores da operação ‘Ração de Papagaio’. Antônio Carlos é dono da empresa Lázaro Moisés, que mantinha contratos com a Prefeitura de Jaíba em valores superiores a R$ 8 milhões. Um desses contratos tem como objeto a manutenção da limpeza pública na cidade.
Gravações feitas pela Polícia Federal teriam flagrado o momento em que o delator Antônio Carlos recebe propostas para mudar o seu depoimento ao Ministério Público. O assunto foi motivo de reportagem do quadro ‘Cadê o dinheiro que estava aqui?”, do Fantástico, exibido pela Rede Globo em agosto do mês passado. Na ocasião, o prefeito Enoch negou todas as acusações. (Fonte: site Em Tempo Real com Luís Cláudio Guedes)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.