FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PESQUISA DA UNIMONTES, EM JANAÚBA, PROPÕE O USO DE ÁGUA DO ESGOTO NA AGRICULTURA

JANAÚBA – Os efluentes do tratamento de esgoto sanitário têm bom aproveitamento na agricultura e servem, ao mesmo tempo, para irrigar e adubar as plantas. Isso é o que demonstram experimentos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no âmbito do curso de Agronomia, ministrado no Campus de Janaúba. As pesquisas são coordenadas pelo professor Silvânio Rodrigues dos Santos, da disciplina “Manejo da Irrigação e Drenagem”, com a participação de acadêmicos e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Os bons resultados dos estudos sobre o uso dos efluentes na agricultura foram apresentados no XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), realizado no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão (SE), no período de 8 a 13 de novembro.
Durante o evento, três produções da Unimontes na área foram apresentadas à comunidade científica nacional: “Desempenho Agronômico do Feijoeiro-Comum Fertirrigado com Efluente Sanitário” e “Teores de Nutrientes em Tecidos do Feijoeiro-Comum Submetidos a Doses de Efluente Sanitário” – ambas coordenadas pelo professor Silvânio Rodrigues dos Santos – e “Atributos Químicos do Solo Submetido à Adubação com Lodo de Esgoto Tratado no Cultivo de Cultivares do Abacaxizeiro” – de responsabilidade do acadêmico Mateus Silveira Rocha, orientado pelo professor Rodinei Facco Pegoraro.
MAIS PRODUÇÕES
Ainda durante o XXV Conird, foram apresentados – na forma de pôsteres – outros projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do curso de Agronomia e do mestrado em Produção Vegetal no Semiárido, que a Unimontes oferece também em Janaúba: “Índice de Área Foliar de Sorgo e Feijão-Caupi em Sistema Consorciado Irrigado” e “Rendimento de Grãos de Feijão-Caupi em Sistema Consorciado em Sorgo Irrigado no Norte de Minas Gerais” – pelo mestrando Ildeu de Oliveira Andrade Júnior – e “Produtividade de Genótipos de Feijão do Grupo Comercial Carioca cultivados na Safra Seca de 2015 do Norte de Minas” – do acadêmico Pedro Velasquez Santos Júnior.
Também foram exibidos os estudos “Crescimento de Bananeira “grande naine” sob Fertirrigação”, “Estimativa de Nitrato na Solução do Solo em Lisímetro de Drenagem com uso da TDR (equipamento usado para medir umidade do solo) e “Produção de Bananeira “Grande Naine” sob Fertirrigação nas Condições do Norte de Minas”, com o acadêmico Felipe Dias Araújo.
COMO É
Os experimentos sobre o uso dos efluentes do tratamento de esgoto contam também com o apoio da Copasa. Os estudos são realizados desde 2012, numa área de um hectare próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento, em Janaúba. Na área, além do cultivo do abacaxi com o aproveitamento do lodo de esgoto, são feitos plantios de feijão, banana, milho e algodão com o uso do efluente sanitário para irrigar as lavouras.
Conforme explica o professor Silvânio Rodrigues, os plantios da área experimental são irrigados com a água do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto e avaliando o desempenho das lavouras. “A água que sai da ETE, resultante do tratamento de esgoto, contém uma carga orgânica, concentrando elementos como nitrogênio, fósforo e potássio. São elementos muito importantes para as plantas”, afirma o pesquisador da Unimontes.
Ele destaca que os resultados das pesquisas sobre o aproveitamento dos efluentes do tratamento de esgoto sanitário na agricultura são altamente satisfatórios. “Os efluentes podem ser usados para irrigar e também para adubar as lavouras, sem comprometer o solo e sem degradar o meio ambiente”, observa o pesquisador. (Fonte: Ascom/Unimontes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS