FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O EX-DEPUTADO ESTADUAL ADELINO PEREIRA DIAS, EX-PREFEITO DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
Adelino Pereira Dias.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Janaúba, Adelino Pereira Dias, faleceu no final da manhã desta segunda-feira, dia 7 de dezembro. Aos 80 anos completados no dia 22 de julho passado, Adelino não resistiu à enfermidade e morreu por volta das 11h da manhã de hoje. Já algum tempo ele estava em tratamento contra o câncer.
Mineiro de Salinas, Adelino Pereira Dias teve a sua vida política centralizada em Janaúba, cidade pela qual tinha uma grande paixão e se orgulhava em ter contribuído para o desenvolvimento do município, principalmente na instalação da energia elétrica, no período em que ele foi prefeito (1973 a 76), e a implantação da estação de tratamento de água de Janaúba, quando ele era deputado (1987 a 1990). Ele foi um dos 77 deputados que elaboraram e promulgaram a Constituição Estadual que se encontra em vigência.
O presidente da Câmara Municipal de Janaúba, vereador Sérgio Henrique Coelho, cancelou a reunião ordinária que aconteceria nesta segunda-feira, dia 7, em virtude do falecimento do ex-prefeito, e, além disso, cedeu o plenário principal para o velório do corpo do ex-deputado Adelino.
O prefeito Yuji Yamada decretou luto oficial no município de Janaúba por três dias diante da morte do ex-prefeito Adelino Pereira Dias, pai do ex-vice-prefeito Valério Dias, que também foi vereador em Janaúba. Adelino era casado com Dalva de Oliveira com quem teve os filhos Adelino Filho, Pedrina Lígia, Américo Henrique e Valério.
A vida de Adelino coincide com a história de Janaúba, pois veio para cá quando ainda na infância. Em solo gorutubano, o filho de Henrique Manoel Dias e Maria Pereira dos Santos apostou e valorizou a agropecuária, que era a sua outra paixão. Destacado fazendeiro, o salinense sempre acreditava na potencialidade da região. Criador de gado, Adelino foi um dos autênticos defensores da valorização do rebanho bovino, tendo atuado com veemência pela criação e implantação do parque de exposições e pela instalação do frigorífico na cidade.
DER-MG VEIO NA GESTÃO DO PREFEITO ADELINO
Há 39 anos, no início do ano de 1976, abriu-se para Janaúba uma grande oportunidade. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), iria instalar uma residência na região. Percebendo ser uma grande oportunidade, o ex-prefeito Adelino Dias se movimentou com o intuito de trazer a referida Residência do DER para Janaúba, reconhecendo o progresso que a mesma traria para o município. Com o auxílio de um engenheiro, indicado pelo DER, foi feita a análise sobre qual seria o melhor ponto de localização para a implantação deste órgão.
Determinou-se então que seria onde, atualmente, se encontra construída, no final da Avenida Manoel Atayde. (Fonte: Jornal da Serra Geral)
ADELINO TAMBÉM SE EMPENHOU PELA PRAIA COPO SUJO
As obras da praia do Copo Sujo, na área urbana de Janaúba, tiveram recursos liberados duas vezes para sua conclusão a pedido do ex-prefeito Adelino e que, infelizmente, até hoje não foram concluídas, o que para ele causa muita decepção, haja vista que se a obra tivesse sido concluída, seria o maior e mais completo Centro Esportivo e de Lazer, que iria atender a população janaubense. Em nota enviada e publicada no Jornal da Serra Geral, em 11 de junho de 2007, Adelino citava que “naquela época (quando ele foi prefeito e deputado), numa administração de extrema responsabilidade pública e social, a prefeitura realizava obras e serviços com recursos próprios ou em convênios, onde a prefeitura também participava, com vinte por cento. Hoje (mencionava a nota expedida e publicada há 8 anos), em Janaúba, o que mais se vê, são obras começadas e não concluídas com dinheiro do Estado ou do Governo federal”.
“Na minha época realizamos muitas obras com recursos do município. Hoje (a nota foi publicada em 2007), o município de Janaúba tem uma arrecadação de milhões de reais por ano e fico admirado ao não ver um planejamento a ser executado para realização de obras que corresponderiam para o bem estar dos munícipes”, expressava Adelino Pereira. (Fonte: Jornal da Serra Geral)
O corpo do ex-prefeito Adelino é velado na Câmara de Vereadores de Janaúba, onde, às 20h de hoje haverá uma missa. E amanhã, terça-feira, dia 8, às 9h, a Câmara Municipal realizará a sessão fúnebre durante o velório do ex-prefeito.  O sepultamento está previsto para amanhã, terça-feira, dia 8, às 10h, no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, em Janaúba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS