FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

COM 18% DA SUA CAPACIDADE, BARRAGEM DO BICO DA PEDRA AINDA TEM ÁGUA PARA A IRRIGAÇÃO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Desde quarta-feira, dia 25 de novembro, da semana passada, o nível de água na barragem do Bico da Pedra não altera. Entre os dias 24 e 25 houve alta de 10 centímetros no volume. No entanto, até o dia 21 novembro houve redução de 40 centímetros na quantidade de água na represa gorutubana que, desde o dia 22, acumula cheia de 30 centímetros. Ou seja, no mês que se passou a diminuição de água foi de 10 centímetros, enquanto normalmente a redução mensal era de mais de meio metro.
Conforme o site do jornalista Oliveira Júnior e o jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM apuraram junto ao Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), que monitora o nível de água na represa, nesta semana a quantidade de água na barragem do Bico da Pedra representa 18% da sua capacidade. Em termo de volume isso equivale, segundo o DIG, a 103 milhões de metros cúbicos de água.
Quer dizer, a barragem cheia comportaria 572 milhões de metros cúbicos, sendo que quando entrou em funcionamento, início de 1979, tinha capacidade prevista para 703 milhões de metros cúbicos. A diferença pode ser explicada para o fato de assoreamento e com a incidência de areia e terra no lago diminuindo a profundidade e acúmulo de água.
AINDA HÁ ÁGUA PARA A IRRIGAÇÃO
Atualmente com 5 metros a menos em relação ao dia 30 de novembro do ano passado, o volume de água na represa janaubense ainda é suficiente para manter a irrigação de frutas, principalmente banana, nos projetos Gorutuba, em Nova Porteirinha, e Lagoa Grande, em Janaúba.
O abastecimento de água para a população também está assegurado, este por mais tempo. O site do jornalista Oliveira Júnior e o Jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM constataram que, conforme relatório do DIG, de cada três litros de água que teria na barragem um litro ainda pode ser destinado para as áreas de fruticultura.
A barragem formada pelo rio Gorutuba se encontra com 18% da sua capacidade. Isso representa 103 milhões de metros cúbicos de água. Pelo menos um terço desse volume, ou seja, 6% do que há, poderá ser destinado para a irrigação. É algo em torno de 34 milhões de metros cúbicos de água. Um metro cúbico corresponde a um mil (1.000) litros.
Os outros 12% da capacidade – sendo dois terços do que haveria – ou 68 milhões de metros cúbicos de água que estariam no lago da barragem do Bico da Pedra estariam reservados para o consumo humano.
Vale ressaltar que até pouco tempo de cada 10 litros de água retirados da barragem do Bico da Pedra, meio litro era para o consumo dos moradores de Janaúba e de Nova Porteirinha. (Fonte: Rádio Cidade 94,5 FM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS