JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

domingo, 22 de novembro de 2015

MORRE O FOLCLÓRICO PEDRO MARQUES, DENTISTA E EX-VEREADOR QUE EMANCIPOU JAÍBA E ESTEVE NO PROGRAMA DA XUXA, NA TV GLOBO

Foto álbum de família
Pedro Marques de Oliveira, dentista e ex-vereador em Jaíba.
JAÍBA (por Oliveira Júnior) – Manhã de ontem, sábado, dia 21 de novembro, a população de Jaíba, aqui na região da Serra Geral de Minas, recebe a triste notícia referente ao falecimento do ilustre morador Pedro Marques de Oliveira, um dos fundadores do município de Jaíba, localidade pela qual encarou árdua luta pelo desenvolvimento e independência do povo jaibense. Jaíba chora pela morte do folclórico Pedro Marques.
No dia a dia, Pedro Marques exercia a profissão de protético. Ele buscava de toda forma devolver o sorriso para o povo que o procurasse. No entanto, a forte influência e o jeito simples de ser um líder deram a Pedro Marques a notoriedade regional e até nacional. Sim, ele difundiu o nome de Jaíba para todo o território brasileiro com participação em programa nacional da Rede Globo de Televisão.
Pedro Marques foi vereador em Jaíba muito antes desta localidade ter sido emancipada. Aliás, o folclórico Pedro Marques foi uma das lideranças atuantes pela emancipação de Jaíba – fato ocorrido em 27 de abril de 1992 – que até então pertencia aos municípios de Monte Azul e Manga. A margem esquerda do rio Verde Grande, que corta a cidade de Jaíba, era território de Manga e tinha a denominação de Jaibênia (do rio Verde até próximo ao então distrito de Matias Cardoso). A margem direita do rio Verde era território monteazulino e denominava de distrito de Otinolândia.
Justamente a comunidade de Otinolândia concedeu a Pedro Marques a honra e o direito de representar o povo perante o legislativo de Monte Azul. Pedro Marques foi eleito vereador e representou Otinolândia (hoje, Jaíba), na Câmara de Monte Azul. Na condição de vereador, ele obteve muitos benefícios para a comunidade, apesar das dificuldades de recursos e distância da sede do município. Pedro e outras lideranças não mediram esforços pela emancipação de Jaíba e a luta resultou em pontos positivos, afinal, Jaíba obteve a independência política administrativa.
Na primeira eleição municipal em Jaíba, em 1992, o povo de Jaíba reconheceu o empenho de Pedro Marques dando lhe 256 votos – quase 15% da votação do município – sendo o segundo vereador mais votado. Ele conseguiu a reeleição em 1996 com 345 votos, também o segundo mais votado no município jaibense.
O jornalista Oliveira Júnior acompanhou o plebiscito que resultou na emancipação de Jaíba. Naquele dia em que os moradores dos então distritos de Jaibênia (Manga) e Otinolândia (Monte Azul) e de outras comunidades, o vereador Pedro Marques estava eufórico com a manifestação pública. Personagem influente, irreverente e folclórico de Jaíba, Pedro Marques deixou a sua marca. No dia do plebiscito, em Jaíba, ele convidou o jornalista Oliveira Júnior e também um magistrado (não recordo o nome) que atuava como juiz eleitoral para um almoço em sua casa – e a votação permanecia – onde o cardápio era farto. Nas várias salas, mesmo as improvisadas, da casa de Pedro Marques era visível o banquete. Aliás, ele tinha o hábito de boa receptividade.
Eram vários tipos de carne bovina, suína e aves e outras iguarias, sobretudo o tradicional feijão tropeiro. No semblante de Pedro Marques era estampada alegria da oportunidade a ser concedida àquela comunidade a se manifestar livremente pelas reivindicações visando o crescimento do local. Após deixar o jornalista Oliveira Júnior e o juiz eleitoral “com água na boca” com o almoço que os aguardava, o folclórico Pedro Marques mostrou um congelador repleto de refrigerantes para servir aos convidados e ao povo, e mais adiante, num lugar estratégico havia outro congelador...porém, neste recipiente haviam cervejas...sim...burlando a lei seca...mas que somente seria (e foi) servida após o resultado do plebiscito que aprovou a emancipação de Jaíba. Caso fosse nos dias de hoje, o juiz eleitoral poderia determinar a prisão do folclórico Pedro, mas naquela ocasião, momento de alegria, momento de união entre a população, o magistrado quis entender que nada viu além do anormal. E seguiu mais um fato irreverente do folclórico Pedro Marques.
Depois de exercer dois mandatos consecutivos de vereador no recém-criado município de Jaíba, Pedro Marques se afastou da política eletiva e apostou as fichas no filho Brazilino Marques de Oliveira, o comunicador Brás da Viola, que também foi vereador por dois mandatos em Jaíba. Brás iniciou com vitória no ano de 2000 ocasião em que obteve 349 votos e foi reeleito em 2004 com 516 votos. Na eleição seguinte, em 2008, ficou na suplência ao conquistar 311 votos. Contudo, manteve registrado na história política de Jaíba a sequência de representatividade iniciada pelo pai, Pedro Marques.
Os moradores de Jaíba, principalmente os adultos e idosos, sabem os mais variados causos tendo folclórico Pedro Marques como protagonista. Estudioso, apesar de não ter frequentado a escola continuadamente, o vereador Pedro Marques volta e meia surgia com ideias que deixava qualquer um de queixo caído, é claro, que tinha gente que não acreditava nas proezas de Pedro por entender que uma simples pessoa não teria tanta capacidade. Mesmo assim o protético Pedro Marques não importava com a discordância. E cada paciente que deixava o consultório dele com uma nova dentadura leva consigo as histórias e ideias do pensador jaibense.
Dentre as colocações e invenções de Pedro Marques estava a nomenclatura de uma vacina: JAIBAHEURECAELECTROTERAPIANTICANCEROMORFÉTICOANTIAIDES. Sim, esse nome mesmo com 54 letras que ele repetia. Pedro insistiu por essa invasão...quem sabe algum dia alguém leve adiante o conhecimento do jaibense que também chamou a atenção para outra sugestão, a mudança da bandeira nacional.
A ideia do então vereador jaibense Pedro Marques ganhou repercussão nacional. Ele defendia a mudança na letra do hino nacional brasileiro e a fixação de uma nova bandeira no país e até confeccionou a bandeira e a levou à Rede Globo de Televisão. O posicionamento do cidadão de Jaíba convenceu a produção da TV Globo que o convidou a participar do programa da Xuxa, apresentado por Xuxa Meneghel. E para lá foi o folclórico Pedro Marques, sendo entrevistado pela Xuxa e mostrado para todo o Brasil a bandeira do jaibense e outros causos. Pelo jeito, a ideia de uma nova bandeira não foi em vão, mas quem sabe algum dia alguém cisma de hastear essa bandeira do irreverente Pedro Marques.
O ex-vereador Pedro Marques morreu na manhã de ontem, sábado, dia 21 de novembro, diante do agravamento da enfermidade. O corpo dele é velado no plenário da Câmara Municipal de Jaíba e o sepultamento do ex-vereador Pedro Marques de Oliveira está previsto para às 13h30 deste domingo, dia 22, no cemitério Vida Nova, em Jaíba.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.