JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

POR FALTA DE RECURSOS, HOSPITAIS DO NORTE DE MINAS PODERÃO PARALISAR AS ATIVIDADES: EM MONTES CLAROS OS HOSPITAIS “USAM” TODAS AS MACAS DO SAMU; EM JANAÚBA DÍVIDA DOS HOSPITAIS COM O INSS PREJUDICA A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E ATÉ PAGAMENTO DO PESSOAL, INCLUSIVE AOS MÉDICOS QUE INICIAM UMA GREVE A PARTIR DE HOJE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – É de lascar mesmo. Os hospitais do Norte de Minas vivenciam atualmente uma das suas piores crises e a paralisação das atividades está por um triz. Engana-se quem pensa que a situação crítica seja apenas em Janaúba, onde os médicos que atendam no Hospital Regional anunciaram via rede social que estarão paralisando às suas atividades diante da falta de condições para trabalhar.
Recentemente o sistema de resgate e de saúde em Montes Claros entrou no colapso. Apesar das equipes médicas de prontidão e com as unidades móveis de atendimento, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficou inerte por um motivo talvez simples. Não havia maca disponível nas ambulâncias do Samu. Cada veículo tem a sua própria maca que é para transportar vítimas acidentadas ou enfermas até uma unidade de saúde ou hospitalar.
O Samu em Montes Claros possui um lote de 36 macas. No entanto, dias atrás o serviço ficou sem nenhum desse imprescindível equipamento. Pasmem. Todas as macas do Samu de Montes Claros estavam ocupadas com pacientes em quartos e corredores dos hospitais dessa que é a maior e mais rica cidade do Norte de Minas. Situação desesperadora.
Se Montes Claros absorve a maior parte dos pacientes do Norte de Minas, Janaúba fica responsável em seus dois hospitais pelo atendimento a mais de 20 municípios, inclusive do estado da Bahia. Pela norma, a saúde é universal e diante disso não se posse recusar atendimento. Porém, os dois hospitais – um filantrópico e outro municipal – de Janaúba não são contemplados com recursos na medida que prestam o atendimento. Ao final do mês o saldo financeiro é negativo e assim ocorre sucessivamente até se tornar uma numerosa dívida, inclusive com o INSS, gerido pelo governo federal que, por sua vez, toma a providência em descontar imediatamente de qualquer recurso liberado pelas unidades hospitalares de Janaúba a parte que caberia à quitação junto ao INSS. E se dane os gestores dos hospitais de Janaúba em tentar fazer mágica com o pouco dinheiro ou até mesmo recorrer ao apoio da comunidade e dos fornecedores para garantir o funcionamento dos hospitais e contando com a dedicação e espírito humanitário dos seus funcionários, incluindo desde o pessoal da limpeza até os médicos.
Desde os anos 90, ou seja, há mais de 15 anos, o sistema hospitalar em Janaúba não consegue fechar as suas contas mensais. Ao final de cada mês a certeza tem sido marcante e real: dívida e mais dívida. O pronto socorro é o fiel da balança nesse quesito. No final dos anos 90 apenas o hospital da Fundajan funcionava em Janaúba e naquela época o setor do pronto socorro – onde se inicia o atendimento hospitalar – acumulava déficit de mais de R$ 25 mil por mês. Obviamente, com a instalação do Hospital Regional (que na verdade é municipal, pois apenas a Prefeitura de Janaúba é quem contribui), o atendimento no pronto socorro aumentou e também cresceu o déficit financeiro. E para a infelicidade, a cada momento o pronto socorro hospitalar em Janaúba vem sendo acionado.
Solução? Bom, acredito que há. Como é questão de senso humanitário, permanece o atendimento para salvar vidas. Quanto à conta...um momento. Ah, lembrei. Ainda é possível salvar o sistema hospitalar. A sugestão é que, no caso do sistema hospitalar de Janaúba, a comunidade esteja unida e sensibilize cada deputado estadual e deputado federal que, pelo menos, teve votação em Janaúba e nos demais municípios da região da Serra Geral de Minas a destinar parte da sua emenda parlamentar anual (o deputado federal conta com R$ 16 milhões, sendo que a metade tem que ser necessariamente na área de saúde) para socorrer o sistema hospitalar de Janaúba e também a área de saúde da região da Serra Geral de Minas e do Norte de Minas. Esperamos que essa proposta seja colocada em prática. Vamos aguardar. Enquanto isso, continuemos com o propósito em salvar vida. Amém!
*Jornalista em Janaúba

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.