FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

HOJE, TERÇA-FEIRA, DIA 15, TERÁ POSSE DE VEREADORES EM JANAÚBA: 15 ALUNOS DE 15 ESCOLAS COMPÕEM O PROJETO VEREADOR ESTUDANTE

Foto Oliveira Júnior
Alunos do projeto Vereador Estudante em reunião preparatória no plenário da Câmara Municipal de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Hoje, terça-feira, 15 de setembro, às 14h, haverá cerimônia de posse de vereadores na Câmara Municipal de Janaúba. Isso será inédito no legislativo local, apesar desse procedimento ter sido criado em 2002. Trata-se do projeto Vereador Estudante que envolve 15 alunos, sendo um de cada escola tanto da cidade quanto das comunidades rurais.
O projeto foi criado pelo então vereador Marcelo Miranda, em 2002, e teve início em agosto deste ano e findará em novembro, inclusive com o envio de propostas apresentadas pelos alunos ao prefeito para que elas sejam viabilizadas e executadas. Hoje, terça-feira, haverá a posse dos 15 estudantes vereadores e também a eleição da mesa diretora e formação de comissões.
Foto Oliveira Júnior
Projeto da Câmara de Vereadores desperta o interesse de estudante em Janaúba. 
Os vereadores estudantes foram distribuídos em partidos denominados por temas, caso de saúde, educação, meio ambiente, urbanismo, segurança pública, emprego, assistência social, esporte, cultura, lazer e turismo.
Os 15 estudantes de escolas particulares e públicas, tanto da cidade quanto da zona rural deste município, irão substituir os 15 vereadores de Janaúba durante a realização do projeto, que ocorre a cada duas semanas, na terça-feira, um dia após a reunião ordinária dos vereadores. Porém, cada estudante será “apadrinhado” pelo vereador e irá usufruir do gabinete parlamentar.
Foto Oliveira Júnior
Os integrantes do projeto Vereador Estudante contam com o apoio dos assessores parlamentares do legislativo janaubense. 
O presidente do legislativo local, vereador Sérgio Coelho, explica que esse projeto foi criado em 20 de agosto de 2002, através do então vereador Antônio Marcelo Miranda e colocado em evidência no dia 19 de agosto, quer dizer, 13 anos depois.
O projeto vereador estudante conta nesta primeira fase com a participação de 15 escolas, conforme entendimento firmado entre a Câmara Municipal e a direção das escolas, no semestre passado. Acompanhados pela assessoria da Câmara, os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª e 8ª séries) conhecerem a estrutura do legislativo janaubense, a composição da Câmara, da mesa diretora, das comissões permanentes e a tramitação de projetos de lei, requerimentos e indicações de necessidade.
Foto Oliveira Júnior
Estudantes compõem partidos com denominação temática voltada para o interesse da comunidade.
Cada vereador estudante terá que desenvolver ações do tema que representa o seu partido, elaborando propostas com apoio na escola onde estuda e nas comunidades, inclusive onde mora. Ao final do projeto, as propostas serão apresentadas aos vereadores da Câmara e ao prefeito – os estudantes irão à prefeitura no dia 24 de novembro – com o intuito de que as mesmas, dentro das possibilidades do executivo municipal, sejam atendidas.
QUEM SÃO OS VEREADORES ESTUDANTES
Os 15 vereadores estudantes são Iago Rangel Brito Nunes (Escola Estadual Barão de Gorutuba), Fabiene Soares de Jesus (Escola Municipal Barão de Macaúba, Jacarezinho), Laiana de Oliveira Santos (Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo), Adelison Alves Júnior (Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo), Santiago Emiliano da Silva (Escola Municipal Tiradentes, Mandassaia), Jarbas Henrique Silva Rocha (Colégio Sejan), Laís Caires Gonzaga (CEC Diocesano), Dener Darley de Jesus Silva (Escola Municipal Américo Soares), Elid Victória Gomes Noronha (Escola Estadual José Esteves Rodrigues, Quem Quem), Camille Daniele Francisca Alves (Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Lagoa Grande), Isadora Tayná de Oliveira Souza (Escola Estadual José de Gorutuba), Larissa Raielli Aguiar Silveira (Colégio Prêmio), Maria Eduarda Martins Andrade (Escola Estadual de Canafístula), Carla Ferreira do Nascimento (Escola Municipal Madre Cândida Maria de Jesus, bairro São Lucas) e Lara Emanuelle Silva (Escola Estadual Julião Mendes, Vila Nova dos Poções).
Foto Oliveira Júnior
Após a posse nesta terça-feira, dia 15, os estudantes irão debater junto aos demais colegas do projeto e na própria escola e comunidade sobre o que irão sugerir para melhoria na cidade e na zona rural.
A segunda fase do projeto vereador estudante será no início do próximo ano com estudantes de outras escolas. E desde abril deste ano a Câmara de Janaúba realiza o Parlamento Jovem, com alunos de várias escolas, que desenvolvam propostas na área de segurança pública e direitos humanos e as mesmas serão apresentadas aos deputados estaduais. Em outubro, três estudantes – Alana Marques, Maycon César e João Victor França – de Janaúba representarão o município na plenária estadual na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS