JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

BARRAGEM DO BICO DA PEDRA, EM JANAÚBA, NA CONTA GOTA DE SECAR

Foto internet
Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, na segunda-feira, dia 24 de agosto de 2015.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Meio metro de água a menos no mês de agosto. Isso é o que ocorreu com o nível da barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, que no dia 26 último atingiu o ponto crítico quando não se tem mais condições da água seguir para o rio Gorutuba por gravidade. São 13,9 metros abaixo do transbordamento uma das situações mais críticas desde quando a represa entrou em funcionamento entre 1978/79 e quando houve o seu primeiro transbordamento.
No ano de 2013, o nível de água na barragem do Bico da Pedra ficou 14,15 metros abaixo do transbordamento. Só para se ter uma idéia da redução, na segunda-feira, dia 31, o volume na represa gorutubana estava 4,35 metros mais baixo em relação a 31 de agosto do ano passado.
VOLUME MORTO
Em atividade há quase 40 anos, a barragem de Janaúba atingia a sua capacidade na cota 553 metros e nesse último dia de agosto de 2015 a cota era 539,10 segundo levantamento diário do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), responsável pelo controle do Projeto de Irrigação do Gorutuba, na margem direita do rio de mesmo nome, na cidade de Nova Porteirinha – separada da cidade de Janaúba justamente pelo rio.
Foto Oliveira Júnior
Situação da represa de Janaúba em 2007, última vez que encheu e transbordou.
A represa, que é administrada pela Companhia de Desenvolvimento do vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), está perto de alcançar o seu “volume morto”, situação adversa do que ocorreu em fevereiro de 2007, oito anos e meio, que foi a última vez que transbordou. “O volume morto da barragem Bico da Pedra está na cota 535,00, a partir dessa cota, somente para consumo humano”, cita Ricardo Carreiro, gerente executivo do DIG.
Nessa segunda-feira, 31 de agosto, a cota na barragem gorutubana era 539,10, ou seja, 4,10 metros acima do “morto”. Dessa feita, a cota 535,00 é a que oficialmente representa a cota do “volume morto”, ou seja, é a cota que todas as captações, com exceção da Copasa (abastecimento para a população), são interrompidas por completo de forma a garantir a segurança do abastecimento humano.
BOMBEAMENTO COMEÇOU ANTES
Iniciou no dia 20 de julho deste ano, na cota 539,90, o bombeamento de água da barragem Bico da Pedra para irrigação, que abastece o canal principal do Projeto Gorutuba, atendendo aos irrigantes do perímetro do Gorutuba e a Copasa de Nova Porteirinha. O canal principal do projeto Gorutuba tem início na cota 539,20, cota esta que a captação de água é completamente interrompida por gravidade.
Foto internet
Represa no rio Gorutuba está em funcionamento há 36 anos e fica perto do nível mais baixo da sua história.
“Como acontece em nossas residências, conforme vai baixando o nível na caixa d’água a vazão máxima nas torneiras diminuem gradativamente até chegar a zero quando a caixa d’água fica completamente vazia ou com o nível abaixo do nível da torneira, assim também ocorre na captação do DIG (“torneira”) na barragem (caixa d’água) em que apesar da cota, em julho, não ter chegado a 539,20 foi necessário iniciar o bombeamento, tendo em vista que a vazão captada por gravidade era inferior à necessidade do DIG e acordado em alocação negociada de águas, supervisionada pela Agência Nacional de Águas (ANA)”, informou Ricardo Carreiro.
ÁGUA ATÉ NOVEMBRO DO ANO QUE VEM
As comportas da galeria de tomada d’água na barragem do Bico da Pedra, que servem para captação de água não só do perímetro de irrigação Gorutuba como também para a Copasa (abastecimento humano) e para o rio Gorutuba, onde são atendidos os usuários do rio, dentre eles os irrigantes da margem esquerda, Janaúba (Assieg), estão localizadas na cota 535,00.
O gerente executivo do DIG informou que os usuários, principalmente os perímetros de irrigação Gorutuba e Lagoa Grande (margem esquerda), bem como a indústria de polpa de tomate e o frigorífico, segundo os cenários estudados, tem fornecimento de água possivelmente garantido até novembro de 2016, isso se não houver alteração no uso.
Foto internet
Lago do rio Gorutuba próximo à barragem do Bico da Pedra, entre Janaúba e Nova Porteirinha, em agosto de 2015.
Segundo Carrero, o cenário de interrupção do fornecimento de água a esses usuários, apesar do abastecimento humano continuar recebendo água, é catastrófico, uma vez que toda economia regional depende das atividades desses usuários de água, ou seja, desde o comércio de Janaúba, postos de combustíveis, diaristas, faxineiras, lavadeiras de roupas, etc, sofrerão seriamente com essa interrupção. Isso consequentemente aumentará o desemprego, a pobreza e a criminalidade em Janaúba e região.
RACIONAMENTO E ÁGUA PARA O POVO
Ricardo Carrero informa que no início deste segundo semestre o cenário aponta que a Copasa, ou seja, o abastecimento humano das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha – juntas, são mais de 80 mil pessoas – possui boa segurança com garantia de água para alguns anos. “O momento hídrico que atravessamos é muito sério e exige ações sérias e responsáveis por parte dos governos federal e estadual, dos produtores e de toda a população de Janaúba e Nova Porteirinha”, ressalta o dirigente.
Ele explica o comprometimento por parte dos usuários pelo uso racional. “ Os produtores rurais estão se esforçando e se sacrificando, já entendendo que ‘antes ter um pássaro na mão do que dois voando’, uma vez que vivencia um racionamento de 61%. O produtor rural é grande interessado que o sistema não entre em colapso”, cita Ricardo Carrero ao acrescentar que o colapso significa interrupção da atividade da agricultura irrigada, que é a fonte de renda.
Há quatro anos, o DIG juntamente com os irrigantes adotam medidas de contenção com relação a redução do volume de água na barragem em virtude da seca que assola a região nos últimos anos. A liberação de água para a irrigação tem sido gradativamente diminuída e, atualmente, ocorre em apenas dois dias da semana. O governo federal deu início a principal ação que é a modernização da infraestrutura do perímetro de irrigação Gorutuba, conhecida como obra da tubulação, contudo foi interrompida por falta de pagamento. Para Ricardo Carrero, a participação da população se torna crucial neste momento, uma vez que a mesma será a que mais sofrerá as consequências de um possível colapso.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.