JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

domingo, 23 de agosto de 2015

PARLAMENTO JOVEM DISCUTE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS; ESTUDANTES DE JANAÚBA, ITAMARANDIBA, MONTES CLAROS E CAPELINHA APRESENTAM PROPOSTAS

Reportagem do jornal Gazeta Norte-Mineira
Foto Oliveira Júnior
Plenária regional do Parlamento Jovem com estudantes de Janaúba, Montes Claros, Itamarandiba e Capelinha.
MONTES CLAROS (por Girleno Alencar) – O crescimento da violência nas escolas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha foi um dos focos de discussão do plenário regional do Parlamento Jovem realizado na sexta-feira, dia 21 de agosto, em Montes Claros, com o propósito de discutir a questão de segurança pública e direitos humanos. A proposta levantada nesta 6ª edição, por Capelinha, é que cada escola capacite um professor, responsável para resolver os conflitos, buscando a conciliação e também preparado para enfrentar esse assunto. A proposta será levada para a etapa estadual, que reunirá os alunos de diversos municípios que acontece de 21 a 23 de outubro.
Foto Oliveira Júnior
Maria Clara Oliveira, de Janaúba: humanização no trânsito em favor das crianças, dos idosos e dos deficientes.
Outra proposta levantada pelos alunos é a criação e ampliação de projetos sociais, tanto para a cidade como na zona rural, evitando a inserção de jovens na vida criminal. As alunas Amanda Sampaio e Ana Beatriz explicam que Capelinha não tem o projeto Fica Vivo, que é reivindicado, assim como pedem a ampliação de projetos como Projovem, Parlamento Jovem e Conselhos Regionais de Assistência Social. Elas lembram que a cidade está apresentando indicadores criminais, principalmente nas escolas periféricas e isso tem incomodado muitos professores e alunos.
Foto Oliveira Júnior
Gilvan de Jesus Souza, de Janaúba: expansão da Guarda Mirim, que surgiu através de movimento idealizado pela Câmara de Vereadores de Janaúba; e criação do projeto Aprendiz Jovens.
Na cidade de Janaúba, Gilvan de Jesus Souza e Maria Clara Oliveira pedem que sejam criados e expandidos projetos de prevenção social, como o Guarda Mirim e Aprendiz Jovens, evitando que os jovens entrem na criminalidade. Pediram também que seja implantado um serviço voluntário no trânsito, para facilitar a acessibilidade e deslocamento das crianças e idosos além dos deficientes, nos casos onde precisam usar as faixas de pedestres. O problema é mais grave nas imediações das escolas ou do Mercado Municipal de Janaúba.
A pauta de Itamarandiba é a evasão escolar e por isso, Wesley Araújo Filho e Roseli Gomes sugeriram que sejam desenvolvidas atividades desportivas, para com isso, deixar os jovens ocupados e distantes dos atrativos ofertados pelo tráfico de drogas. No entendimento dos alunos, o esporte é uma arma para estimular os jovens a priorizarem as escolas. Também propuseram a utilização de atividades artísticas com essa finalidade. Os dois estudantes salientam que desde quando foram extintos os jogos esportivos nos bairros, cresceu a violência nessas localidades.
Foto Oliveira Júnior
Josielma Luquini, coordenadora estadual do Parlamento Jovem.
Nas propostas de Montes Claros, o estudante Sávio Silva Rodrigues sugeriu a criação de Abrigos de Mulheres em todas as cidades, para os casos onde elas são vítimas de violência. No Norte de Minas, somente Montes Claros tem esta unidade. Também que seja criado o serviço obrigatório nos órgãos públicos e universidades para os detentos de bom comportamento, permitindo a ressocialização deles e reinserção na sociedade. Por fim, propôs a ampliação de projetos como o Parlamento Jovem para todas as escolas e municípios, despertando os jovens e adolescentes para a vida social.
Foto Oliveira Júnior
Representantes dos 4 municípios que participaram do polo Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, entre eles o vereador Sérgio Coelho, presidente da Câmara de Janaúba, no Parlamento Jovem.
A coordenadora estadual do Parlamento Jovem, Josielma Luquini, explica que a expectativa é de maior participação dos jovens na discussão dos assuntos de interesse da sociedade e por isso, espera uma ampla manifestação deles, na defesa das propostas, que podem deixar de ser deles para se transformar em um pedido estadual. Ela lembra que existe uma visão distorcida sobre o Poder Legislativo e por isso, os jovens se envolvendo nas discussões, podem fazer a diferença.
O Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas com diversas Câmaras Municipais. O projeto tem como foco estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, para melhor compreender da organização dos poderes, e a importância da participação popular no Parlamento. Esse ano, o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” foi trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira, edição de sábado, dia 22/08/2015)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.