JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

domingo, 2 de agosto de 2015

NOVO BISPO DE JANAÚBA CONVOCA A COMUNIDADE PARA A CULTURA DA PAZ, DO AMOR E DO PERDÃO

Dom Ricardo disse que continuará o plano pastoral iniciado por Dom Mauro e seguido por Dom Ronaldo
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati, novo Bispo da Diocese de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Ao canto da canção católica “Eis-me aqui, Senhor”, o italiano Ricardo Guerrino Brusati, 70 anos, chegou e foi saudado pela população desta cidade na região da Serra Geral de Minas. Sorridente e determinado em unificar os fiéis e todas as comunidades com o intuito em conter o avanço da criminalidade na região, Ricardo Guerrino assumiu o comando da Diocese de Janaúba, sendo o terceiro bispo dessa unidade católica criada há 15 anos.
Foto Oliveira Júnior
Na chegada à Janaúba o novo bispo recebe o carinho dos moradores.
Oriundo da cidade de Caitité, no estado da Bahia, Dom Ricardo Guerrino chegou à Janaúba na tarde desse sábado, dia 1º de agosto, para a sua posse canônica. Inicialmente, o novo bispo foi recebido na paróquia de Santa Cruz, no trevo da BR-122, pelo Padre Leone Russo, que vinha respondendo administrativamente pela Diocese desde a transferência do segundo bispo Dom José Ronaldo Ribeiro para a Diocese de Formosa-GO, em setembro de 2014.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati sendo saudado em Janaúba.
Cumprimentado por autoridades e saudado pelos fiéis norte-mineiros e até de Caitité, o bispo participou de uma carreata, acompanhado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, por mais de cinco quilômetros até à Matriz do Sagrado Coração de Jesus, onde funciona provisoriamente a Catedral. Durante o percurso, Ricardo Guerrino cantava “Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor”, enquanto acenava para o público. Acompanhado dos padres Leone e Givanildo, o novo bispo fez questão de usar, em alguns momentos da carreata, o chapéu como proteção do sol, mas também para já incorporar a figura dos sertanistas, típicos do Nordeste do Brasil e do Norte de Minas.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino no oratório da Igreja Matriz/Catedral de Janaúba.
Ao chegar na praça da Matriz, Dom Ricardo foi recebido por milhares de pessoas de dezenas de cidades norte-mineiras e caravanas da Bahia. Idosos, adultos, jovens e crianças se emocionaram e até fizeram questão de cumprimentar e posar para fotos ao lado do novo líder católico. O novo bispo acenou para o público, cumprimento o também italiano José Antista, o mais antigo padre de Janaúba, entrou na igreja e foi direto para o oratório. Fez uma oração e retornou para frente da igreja sendo amplamente saudado pela população.
Foto Oliveira Júnior
Prefeito Yuji Yamada e o Bispo Ricardo Guerrino.
O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, entregou ao novo bispo a chave da cidade dizendo que os janaubenses e gorutubanos o acolhe com carinho e esperança. Os prefeitos Enoch Vinícius Campos de Lima, de Jaíba, e Raul Alves da Rocha, de Nova Porteirinha, os vereadores José Tarcísio Mendes, Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira, Carlos Isaildon Mendes, João Pereira da Silva (João da Ambulância), José Luiz Santos Pereira (Zé Luiz dos Algodões) e Adauri Soares Cordeiro, dentre outros representantes de legislativo da região, prestigiaram a posse canônica do novo bispo. Também vieram amigos e fiéis de Paulo Afonso, na Bahia, que percorreram mais de 1.300 quilômetros para acompanhar mais essa missão evangelizadora de Guerrino.
Foto Oliveira Júnior
"Cantarei para Sempre a Misericórdia do Senhor”, lema do Bispo Ricardo Guerrino.
ESTÍMULO PARA O POVO DE DEUS
O arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, comandou a posse canônica de Dom Ricardo Guerrino na Diocese de Janaúba, sendo acompanhado pelos bispos Dom José Ronaldo Ribeiro (antecessor de Ricardo em Janaúba) e José Moreira da Silva, de Formosa-GO e Januária-MG, respectivamente, e ainda pelo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista-BA, Dom Luís Pepeu, e mais de 50 padres e diáconos.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino e o Arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto de Moura.
Conforme registro feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, o arcebispo Dom José Alberto citou que a presença de Dom Ricardo Guerrino na condução da Diocese de Janaúba é o estímulo para o povo de Deus e que desenvolva ações perante às paróquias não apenas de conservação, mas que sejam realmente missionárias para que todos possam compreender o porquê da igreja como servidora da sociedade, implantando os critérios de Deus em seu reino. “Que Deus o ajude para que tenha um fecundo pastoreio”, declarou o arcebispo ao entregar o báculo (cajado, bastão), que é o símbolo do serviço pastoral, ao Bispo Ricardo Guerrino.
Foto Oliveira Júnior
Dom José Ronaldo Ribeiro, 2º Bispo de Janaúba, e Dom Ricardo Guerrino, 3º e atual Bispo da Diocese de Janaúba.
FORTALECER A CAMINHADA DA IGREJA
Designado pelo Papa Francisco, o bispo Ricardo Guerrino cumprirá o pedido da igreja católica para acompanhar os passos dessa adolescente diocese que é a unidade de Janaúba instituída em julho de 2000 pelo Papa João Paulo II. “15 anos, muito nova”, declarou o novo bispo sobre a atuação da diocese. Mas, em pronunciamento ao público, Dom Ricardo disse que tomou conhecimento da caminhada dos primeiros 15 anos dessa diocese, inclusive dos trabalhos enfrentados pelo clero e pela comunidade religiosa, inclusive na preparação da acolhida à sua pessoa.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati e fiel durante a comunhão na missa da posse canônica do 3º bispo de Janaúba.
O novo líder católico da região que compreende 24 municípios do Norte de Minas mencionou que a simbólica e grande chave que recebeu do prefeito de Janaúba lhe permitirá entrar nas casas, visitar as escolas, os hospitais, penitenciárias, mas sobretudo “gostaria que essa chave simbólica deixasse entrar no vosso coração”, solicitou o bispo Ricardo Guerrino ao público com o intuito de fortalecimento da caminhada da igreja.
No primeiro pronunciamento em público em solo gorutubano, o bispo ressaltou sobre a comunhão em que a igreja do mundo inteiro celebra o ano da vida consagrada para reconhecer e valorizar os sinais proféticos de homens e mulheres que dedicam generosamente à sua vida ao próximo mais precisado. Ele adiantou que em dezembro, em comunhão como o Papa, será aberta a porta santa valorizando o jubileu do ano santo da misericórdia. “No meu brasão coloquei ‘Cantarei para Sempre a Misericórdia do Senhor’ porque ele sempre nos reinou. Agora somos capazes de reconhecer a nossa pequinês e dizer ‘me ajude, me corrija, me santifique”, explicou.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati recebe o cumprimento e carinho de fiel em Janaúba.
A CULTURA DA PAZ
Uma das propostas do novo bispo, conforme foi constatado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, vem de encontro com o anseio das comunidades de Janaúba e região: uma vida mais tranquila para todos. Diante disso, Dom Ricardo Guerrino Brusati convocou a todos para que, neste ano, para estabelecer nas ruas, nas escolas, no trabalho, a convivência da cultura da paz.
“Falta paz. Mas nós somos construtores olhando o Cristo, príncipe da paz”, conclamou o líder da Diocese janaubense como forma de confrontar e acabar com a violência, a exploração e a discriminação. Ele declarou ainda que fará acompanhamento das diretrizes renovadas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os anos de 2015 a 2019 para que os cristãos, leigos renovem seu ardor missionário.
Foto Oliveira Júnior
Posse canônica do 3º Bispo da Diocese de Janaúba, criada em julho de 2000.
Dom Ricardo assegurou a continuidade do plano pastoral da Diocese de Janaúba iniciado pelo falecido Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo dessa unidade católica, e seguido pelo Dom José Ronaldo Ribeiro, segundo bispo. Ele fez um apelo para que as pessoas vivam fazendo o bem, exercitando a justiça, amando e até perdoando os irmãos e tentar viver diariamente as exigências do evangelho.  

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.