FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PROFESSOR GILSON LUNA ASSUME O CONSELHO DO IEF NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 6; SEMANA PASSADA ELE ESTEVE EM JANAÚBA E EM PORTEIRINHA REUNINDO COM EDUCADORES, AMBIENTALISTAS E VOLUNTÁRIOS DE ENTIDADES DE ACOLHIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL

Foto divulgação
Professor Gilson Luna, de camisa branca, ao lado da professora Mônica Brandão, roupa preta e quem convidou o professor, da secretária municipal de Educação, Maria Marta Guimarães, ao centro, e educadores: palestra “Dificuldade de Aprendizagem”.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Logo mais às 13h desta segunda-feira, dia 6 de julho, o professor Gilson Luna da Silva tomará posse no conselho administrativo do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais. Ele tem uma relação com grupo de lideranças educacionais e comunitárias de Janaúba, sobretudo na área ambiental no que se refere a resíduos sólidos, saúde e de assistência social. Na semana passada, o professor Gilson Luna veio à Janaúba e também à cidade de Porteirinha quando então se reuniu com lideranças locais.
Na visita à Janaúba, atendendo convite da professora e ambientalista janaubense Mônica Silvana Brandão, o professor Gilson Luna fez questão em debater um assunto pertinente e recorrente na atualidade e que muito tem preocupado os moradores: a questão hídrica do rio Gorutuba e da barragem do Bico da Pedra. Nessa reunião estava o superintendente regional da Codevasf em Minas, Aldimar Dimas Rodrigues, que já foi prefeito de Janaúba e deputado estadual. A Codevasf é um órgão federal e responsável pela gestão da represa gorutubana, assim como de ações pela conservação do rio Gorutuba.
Foto divulgação
Professor Gilson Luna em visita à comunidade terapêutica Fazendinha Irmã Erlinda, em Janaúba.
O vice-prefeito de Janaúba, Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigues, enalteceu a disponibilidade do professor Gilson em analisar e acolher as proposições da comunidade janaubense. De acordo com Rodrigo Rodrigues, “com as muitas possibilidades para investimento que a região oferece, Janaúba, em especial, demonstra grande vocação para sediar projetos nas áreas de tecnologia fina”. O vice-prefeito acrescentou que também se faz necessária a “implantação de modernos equipamentos públicos, que ofereça e agregue qualidade de vida para o povo Gorutubano".
O professor Gilson Luna, juntamente com o arquiteto Humberto Magalhães Carneiro, frisou que o respeito ao meio ambiente, a saúde na educação, a criação de um Parque Temático Tecnológico poderá tornar sustentáveis os projetos na região. Contribuindo e induzindo a criação de escolas técnicas, tecnológicas e universidades, aumentando o poder competitivo da mão de obra/inteligência local.
Foto divulgação
Professor Gilson Luna em visita ao projeto social Irmã Mônica, em Porteirinha.
Na concepção do professor Gilson Luna, Janaúba é um município próspero com relação ao desenvolvimento em se tratando na ação de geração de emprego, renda, conhecimento técnico e inteligência sem, contudo, perder as suas origens na agricultura.
PALESTRAS EM ESCOLAS: FAMÍLIA E DROGAS
Defensor de políticas condizentes na área ambiental, inclusive tendo sido convidado e tomará posse hoje no conselho administrativo do IEF, o professor Gilson Luna tem formação superior em Psicanálise e, durante a sua visita à Janaúba, ele participou de palestras em escolas abordando temas relacionados ao comportamento das pessoas, sobretudo a família.
Diante de um grupo de estudantes do último ano do Ensino Médio, na escola estadual José Gorutuba, o professor Gilson Luna manteve uma interação e esclarecimentos sobre o comportamento dos jovens que no cotidiano convivem com diversas situações que os remetem às dúvidas, conflitos e sonhos. Ainda na comunidade escolar, sob a coordenação da diretora Ângela Lacerda Guimarães, o professor Luna discorreu sobre a influência e os malefícios que as drogas podem proporcionar no ser humano, no convívio familiar e social, e ainda a maneira eficaz as pessoas superarem das barreiras que têm sido impostas na constituição da vida, principalmente na infância e juventude.
Foto divulgação
Janela feita com pneu no projeto social Irmã Mônica, em Porteirinha.
SOLIDARIEDADE E IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTOR NA FAZENDINHA
O professor Gilson Luna conheceu e se prontificou a contribuir na aplicação de tecnologia na Comunidade Terapêutica Irmã Erlinda, conhecida como fazendinha Irmã Erlinda, em Janaúba. Ele esteve na fazendinha a convite da religiosa catequista Margarida Brandão, que há muito tempo tem se dedicada à essa comunidade de acolhimento e de inclusão social.
Ao conhecer as ações de apoio que a comunidade terapêutica desenvolve no sentido da cura da independência das drogas lícitas e ilícitas, o professor Gilson Luna anunciou que, através da Associação Brasileira de Tecnólogos (ABRATEC), irá disponibilizar os projetos e a orientação técnica para a construção de um biodigestor na fazendinha Irmã Erlinda. A finalidade desse biodigestor será a geração de gás para a cozinha, abate de aves e aquecedor para os pintinhos e àgua.
PARCERIA: PESQUISA EM FITOTERAPIA
Durante a sua estada na região da Serra Geral de Minas, o professor Gilson Luna visitou em Porteirinha, na fazenda Gangorra, a obra social desenvolvida pela religiosa, escritora e terapeuta Porcina Amônica de Barros, a Irmã Mônica, ocasião em que foi citada a possibilidade de uma parceria nas áreas de pesquisa em fitoterapia e bioprospecção de princípio ativo das plantas.
O professor Gilson Luna se disponibilizou a fazer gestão junto à Associação Brasileira de Tecnólogos (ABRATEC) com relação à tecnologia e certificação, por intermédio da unidade de Cambuquira, no Sul de Minas, na parceria com o projeto desenvolvido pela irmã Mônica, que tem experiência em plantas medicinais e argilas.
Nessa visita à Irmã Mônica, em Porteirinha, o professor Gilson Luna deparou com pesquisadores de Cuba, Colômbia e Porto Rico e também com uma estrutura amplamente ecológica e terapêutica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS