JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

INFORME

terça-feira, 21 de julho de 2015

JAÍBA COM DOIS PREFEITOS NESTE DIA 21 DE JULHO DE 2015: ENOCH CONSEGUIU LIMINAR CONTRA CASSAÇÃO E PERMANECE NO COMANDO, VEREADOR FARRIQUE PASSA DE VICE PARA PRESIDENTE DA CÂMARA E TAMBÉM PREFEITO RELÂMPAGO SEM TER ENTRADO NA PREFEITURA

JAÍBA (por Oliveira Júnior) – Mais do que cinco letras que formam uma palavra forte aliada ao seu potencial produtivo, principalmente em alimentos, Jaíba também proporciona fatos inusitados. Ultimamente a cidade ou o município tem sido o foco da atenção política do Norte de Minas e até além das fronteiras do estado.
Apesar de ter apenas 23 anos de emancipação, que surgiu da junção das então comunidades de Otinolândia, município de Monte Azul, do lado direito do rio Verde Grande, e Jaibênia, município de Manga, lado esquerdo do rio, e absorvendo maior parte do não tão menos famoso projeto de irrigação do Jaíba, este município vivencia situação que, em pouco tempo, supera a história política de localidades mais antigas aqui no extremo Norte do território mineiro.
Ás 16h48 de ontem, segunda-feira, dia 20 de julho, a Câmara Municipal de Jaíba aprovou por 9 votos a 2 o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncia de suposta irregularidade da prefeitura em pavimentação de via pública. Com essa votação, a Câmara aprovou a medida de cassação (SAIBA AQUI) do mandato do prefeito Enoch Campos de Lima.
Porém, momento antes da votação pelos vereadores a defesa do prefeito comunicava que havia obtida uma decisão judicial pela suspensão dos trabalhos da CPI e votação do relatório. Contudo, a mesa diretora do legislativo deu sequência e culminou naquele momento pela perda de mandato de Enoch e comunicando que no dia seguinte, ou seja, hoje, terça-feira, dia 21, ás 8h, seria a posse do novo prefeito, o atual presidente da Câmara, vereador Farrique Xavier da Silva, que até a manhã de ontem era vice-presidente do legislativo.
Minutos antes de iniciar a reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, foi cumprida ordem judicial afastando os vereadores Valdemir Soares e Elias dos Santos Silva (CONFIRA AQUI). Valdemir era então o presidente da Câmara e poderia, em decisão pela cassação do mandato do prefeito, vir a ser elevado ao cargo de chefe do executivo municipal. Porém, isso para Valdemir não foi possível.
Natural de Monte Azul e vereador em primeiro mandato, Farrique Xavier se tornou o foco principal e pode usufruir de quase 24 horas de fama. Farrique foi a bola da vez e ganhou repercussão regional e estadual. Ele conduziu a reunião que durou quase cinco horas e o colocou em situação um tanto cobiçada por muitos e vista por outros por receios diante da negativa conjuntura política pela qual o município enfrenta e estaria vivenciando ali a existência do quarto prefeito no período de dois anos e meio.
Terminada a reunião surgiu uma incógnita entre os moradores de Jaíba: quem seria o prefeito a partir de então? O grupo político do prefeito Enoch Lima demonstrou tranquilidade devido à decisão da Justiça favorável a ele. Pelo lado do vereador e “mais novo” prefeito Farrique a alegria era estampada e a cada instante aumentava o número de pessoas querendo cumprimentá-lo e até a possibilidade de ser lembrado pelo quarto prefeito tão logo assumisse o executivo municipal.
Porém, precisava enviar os documentos da reunião que tirava Enoch do poder. Estava ali surgindo um segundo momento que a Câmara colocaria, na atual legislatura, um dos seus integrantes. Final de novembro de 2013 o vereador Júnior Leonir Guimarães, então presidente da Câmara, foi empossado prefeito por duas semanas diante do afastamento duplo do prefeito Jimmy Murça e do vice-prefeito Enoch Lima, em decisão judicial. Murça permanece impedido, mas Lima reverteu a situação e passou a comandar o município onde o seu irmão, Wellington Lima, foi prefeito.
Farrique dormiu ontem, segunda-feira, na condição de presidente da Câmara e com a expectativa de que nas primeiras da manhã de hoje se tornaria o quarto prefeito de Jaíba. Porém, o que está evidenciado é que “deram um café amargo” para Farrique. Ainda na manhã de hoje ele deixou as dependências da Câmara com a atribuição de prefeito e seguiu para a prefeitura. Ao chegar na sede do executivo jaibense ele foi surpreendido com a falta de chave da porta de acesso ao gabinete e também a resistência da equipe jurídica do então prefeito cassado em aceitar a decisão legislativa. A Prefeitura foi cercada por policiais militares.
Foi a sábia tática da equipe de Enoch Lima. Enquanto o seu “sucessor” juntamente com os demais vereadores era “barrados”, Enoch ganhava tempo para a Justiça da Comarca de Manga, da qual Jaíba faz parte, confirmar a decisão favorável ao prefeito eleito vice-prefeito em 2012. Dito e certo. Farrique não conseguiu entrar no gabinete, ambiente este que foi amplamente ocupado por Enoch na tarde de hoje.
Literalmente, o município de Jaíba teve dois prefeitos nesta terça-feira, dia 21 de julho de 2015. Enoch Lima permanece na chefia do executivo municipal, enquanto que Farrique ostenta, pelo menos por enquanto, o título de prefeito relâmpago ou então prefeito sem efeito. Em compensação, o vereador Farrique Xavier retorna à Câmara agora como presidente e podendo até convocar imediatamente dois suplentes de vereador para ocupar as vagas dos vereadores Elias Santos e Valdemir Soares, que estão afastados das funções por decisão judicial.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.