FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE EM JANAÚBA TRAÇA METAS PARA MELHORAR O SUS DO POVO GORUTUBANO

Foto Oliveira Júnior
Médico sanitarista Júnior Souto, a conselheira estadual de saúde, Lourdes Machado, o presidente do conselho de Saúde de Janaúba, Dema, e o advogado e especialista em sistemas de saúde Tadahiro Tsubouchi.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com o tema central “O SUS de Janaúba: o escutar, o pensar, o fazer e o viver – a construção histórica e social do SUS”, a Prefeitura de Janaúba e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na quarta-feira (dia 1º) e quinta-feira (dia 2) desta semana a VII Conferência Municipal de Saúde que foi o momento oportuno da população conhecer e sugerir ações com o intuito de melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Plano Municipal de Saúde e na elaboração da carta “Saúde para o povo Gorutubano”.
Durante a conferência houve o reconhecimento e homenagem a profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde em Janaúba, caso do médico José Ricardo Pimenta Borém que, na condição de secretário municipal de Saúde, mais de duas décadas atrás, foi o responsável pela implantação do SUS neste município. Houve também a homenagem póstuma à servidora pública municipal Maria do Carmo (Duca), que atuou na área de saúde; ao funcionário Cleidimar Alves de Oliveira que está há quase 30 anos trabalhando na área de saúde deste município. A homenagem ainda foi extensiva à moradora Claudete Carvalhais, que é conselheira do Conselho Municipal de Saúde, e à usuária Márcia Cristina Nascimento.
Foto Oliveira Júnior
Profissionais da área de saúde, representantes de segmentos e usuários prestigiaram a Conferência Municipal de Saúde.
O QUE ACONTECEU
Na VII Conferência Municipal de Saúde em Janaúba houve a palestra “SUS: Conhecer para Defender” ocasião em que teve esclarecimentos da psicóloga Lourdes Machado, que é da diretoria do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), e do advogado Tadahiro Tsubouchi, especialista em gestão de serviços e sistemas de saúde e membro do núcleo de Direito Sanitário do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e ainda dos delegados da VII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Controle Social do SUS: Aspectos Legais e Sociais”.
Também teve a palestra e debate sobre a construção histórica e social do SUS por intermédio do professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues, odontólogo coordenador geral dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria e professor da Unimontes.
Na temática o escutar houve a abordagem acerca da gestão social e financiamento do SUS através de explanação de José Veloso Souto Júnior, médico sanitarista e mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, além de ser membro do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde.
Na temática o pensar coube à enfermeira Rayone Moreira, especialista em obstetrícia e humanização e mestra em saúde esclarecer sobre saúde mental, atenção hospitalar e humanização, enquanto que o advogado sanitarista Ricardo de Assis, assessor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, discorreu sobre a assistência farmacêutica e rede de atenção especializada na temática o fazer.
Ainda houve a explanação na temática o viver com relação à atenção básica e linhas de cuidado, apresentação das diretrizes do Plano Municipal de Saúde e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS