FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SECRETÁRIO DE SAÚDE ANUNCIA AÇÕES DE ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
Da esquerda para a direita os vereadores Juscimar Reis, o Farinheiro (secretário), Sérgio Coelho (presidente) e Tarcísio Mendes (vice-presidente) e o secretário municipal de Saúde, Gilson Urbano.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “É preciso que a gente possa ter um olhar diferenciado para o idoso. É preciso que a gente tenha em Janaúba políticas mais inclusivas para os idosos porque senão o sistema único de saúde será o único responsável por cuidar dessas pessoas quando elas não mais aguentam”. Essa declaração foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Gilson Urbano, durante a reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Janaúba na segunda-feira, dia 15 de junho, ocasião em que foi sintetizar sobre o estatuto do idoso e fazer uma reflexão sobre o combate à violência contra a pessoa idosa.
De acordo com o secretário, a partir de uma solicitação do prefeito Yuji Yamada estão sendo integralizadas as ações para os idosos de maneira a colocar em prática de melhor cuidar dessas pessoas, principalmente as que se encontram acamadas e encontram dificuldades para se locomoverem até às unidades de saúde.
Para o enfrentamento desses problemas, a Secretaria Municipal de Saúde lança neste ano três ações, sendo o programa Viver Melhor com a temática de cuidados crônicos, o programa Melhor em Casa com atendimento domiciliar focando principalmente no público alvo que são as pessoas com a maior/melhor idade e àquelas que são sequeladas de AVC e que necessitam de serviço de fisioterapia e de orientações psicológicas poderiam ajudar essas pessoas.
A terceira ação é com relação ao programa Olhar Janaúba sendo disponibilizadas 1.200 consultas oftalmológicas garantindo que todos os pacientes selecionados tenham atendimento completo (consulta, oito exames e até, dependendo do caso, a cirurgia de catarata).
APOIO AO ASILO
O secretário Gilson Urbano informou ainda que está dando continuidade e ampliando o serviço de prótese dentária iniciado na gestão da secretária municipal de Saúde Lara Jamile Silveira com o intuito de manter o auto estima dos idosos. Ele também anunciou a parceria entre a prefeitura e o Asilo São Vicente de Paulo que consiste já nos próximos dias na designação de uma enfermeira para atender aos hóspedes do asilo. Em contrapartida, a entidade cederá o espaço físico para o desenvolvimento do programa Melhor em Casa e em troca terá recurso e mais apoio por parte da prefeitura na área de cuidado. 
Na reunião na Câmara o secretário foi informado de duas leis municipais, de iniciativa do vereador José Tarcísio Mendes, que tratam há anos da instituição da Semana Municipal do Idoso no período de 20 a 27 de outubro, e ainda a isenção do pagamento do IPTU para o idoso carente que tenha apenas um imóvel.
DENÚNCIA CONTRA QUEM EXTORQUIR OS IDOSOS
Perante os vereadores e o público, o gestor de saúde do município clamar a todos a vigiar, controlar e denunciar porque muitos idosos se encontram nos asilos em função de abandono familiar quando esgotam todas as possibilidades de extorquir esses idosos, inclusive com o uso de empréstimo consignado em bancos subtraindo dos idosos a renda mínima da previdência social. “Mas, temos voluntários, a Pastoral da Saúde que tem acolhido esses idosos que hoje são mais de 20”, citou. Gilson Urbano comentou outro assunto um tanto preocupante é com relação à falta de respeito aos idosos por parte de alguns jovens, inclusive tendo as pessoas idosas sido vítimas da violência no trânsito, caso de atropelamentos.
MOVIMENTA JANAÚBA
No mês de julho, aproveitando as férias escolares, a Secretaria de Saúde do município de Janaúba fará um incremento nas academias ao ar livre implantadas em praças da cidade. Isso faz parte do programa Movimenta Janaúba em que os profissionais da área de Saúde irão se interagir com o público e promovendo dinâmica com os idosos.
Dos 8.158 idosos cadastrados no sistema de informação da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, 960 declaram que fazem atividades físicas, mas que apenas 240 pessoas idosas praticam com regularidade as atividades físicas.
Os idosos representam mais de 10% da população de Janaúba. Dados da secretaria apontam que 56% das mortes ocorridas no ano passado em Janaúba teriam sido de pessoas com mais de 60 anos e que 8% dos idosos têm tido doenças infecciosas e parasitárias o que demonstra a necessidade de mais investimento em saneamento, considerando que 30% das internações hospitalares são de pessoas idosas. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO