FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O ELETRICISTA E AMBIENTALISTA NATALINO VIANA, FIEL DEFENSOR DO RIO GORUTUBA E DA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA, ALÉM DE INCENTIVAR JOVENS A CURSO PROFISSIONALIZANTE

Foto Oliveira Júnior
Natalino Francisco Viana.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 34 anos e seis meses em Janaúba, pouco mais da metade da própria vida, foi o tempo que o norte-mineiro Natalino Francisco Viana se dedicou e morou nesta cidade na margem esquerda do rio Gorutuba. Aos 66 anos de idade, Natalino Viana faleceu no início da manhã de ontem, terça-feira, dia 02 de junho, na cidade que escolheu para viver desde o dia 1º de dezembro de 1980.
O corpo de Natalino Viana é velado em sua residência, na rua Jaime Macedo Moura, bairro Padre Eustáquio, de onde sairá às 8h da manhã desta quarta-feira, dia 3, para sepultamento no cemitério Antônio de Deus, no bairro Boa Vista, na margem esquerda da rodovia MG-401, saída para Jaíba.
Foto arquivo de Natalino
Natalino Viana em atuação de fiscalização pela preservação da barragem do Bico da Pedra, em Janaúba.
Mineiro de Itacarambi onde nasceu em 13 de julho de 1949, Natalino era filho de Virgílio Francisco Viana e Izaltina Maria de Jesus.
Natalino era casado com Madalena Maria Viana desde 1967 com quem teve seis filhos, sendo José Francisco Viana, Júlia Maria, Jacqueline Viana, Joelma Maria, Juscelina Maria e Jeane Maria Viana.
Eletricista com aperfeiçoamento profissional pelo Senai, em 1974, Natalino Viana sempre buscava se atualizar profissionalmente. Participou de vários cursos, dentre eles o de eletricista, enrolador de motores, eletricista de comandos elétricos, eletrônica em rádio e televisão.
Além de atuar de empresas de Montes Claros e Belo Horizonte na função de eletricista instalador, Natalino Viana prestou serviço em Janaúba no frigorífico tendo sido encarregado de eletricistas no frigorífico Frigodias e depois foi encarregado de manutenção elétrica no frigorífico Kaiowa.
Foto Oliveira Júnior
Natalino Viana em reunião na Câmara Municipal de Janaúba, em 12 de agosto de 2013.
Natalino Viana criou e coordenou a escola profissionalizante Clube de Promoção Social Janaubense, onde preparava jovens profissionais na área de eletricidade.
Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental em Janaúba, Natalino Viana era um incansável defensor do rio Gorutuba e também da barragem do Bico da Pedra.
Em reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade de Janaúba, a Câmara Municipal, através do vereador Paulo Edmundo Caires, o Paulo Bagaceira, concedeu o título de cidadania honorária de Janaúba à Natalino Francisco Viana em 1999.
No dia 12 de agosto de 2013, Natalino Francisco Viana esteve em reunião ordinária da Câmara Municipal de Janaúba momento em que comprovou que há mais de um ano alertava sobre a necessidade de se adotar medidas na barragem Bico da Pedra com relação à captação de água (VEJA AQUI).
Naquela ocasião, Natalino Viana apresentou aos vereadores correspondência que ele havia encaminhado à Codevasf relatando os efeitos que a longa estiagem causaria ao reservatório da barragem instalada próxima à cidade de Janaúba. Ele sugeria a imediata aquisição do sistema de bombeamento de água da represa, assim como o máximo de rigor na fiscalização do uso da água em decorrência de possíveis vazamentos do recurso hídrico pelos canais de irrigação.
Os vereadores enalteceram a atitude do ambientalista Natalino Viana e informaram que desde o início daquele ano (2013) a Câmara Municipal promovia reuniões com representantes dos usuários e de órgãos responsáveis pela barragem com o intuito de solucionar os problemas agravados pela seca e pela comprovação do alto índice de desperdício de água retirada da represa.

Comentários

Unknown disse…
Fiquei muito sentido com a morte do amigo Natalino,que Deus conforme amigos e família.

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS