JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

quinta-feira, 18 de junho de 2015

IRRIGANTES DO NORTE DE MINAS SE QUEIXAM DO ALTO PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA

O alto custo da energia elétrica pode inviabilizar a agricultura irrigada no Norte do Estado. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação dos Irrigantes do Norte de Minas (Adirnorte), Orlando Machado, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), ontem, quarta-feira, dia 17 de junho. A reunião, promovida pela Comissão de Minas e Energia, foi solicitada pelo deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão.
De acordo com Orlando Machado, são fortes os impactos do aumento na tarifa de energia elétrica para os irrigantes do Norte de Minas. “Essa política energética pode 'quebrar' a agricultura irrigada. Muitos produtores têm reduzido sua área de plantio para conseguir sobreviver e outros têm trabalhado à noite, quando o valor da tarifa é reduzido”, salientou. Ele disse, ainda, que a Cemig precisa trabalhar para o povo, e não para seus acionistas. “A energia já aumentou quase 80%. Se contar a bandeira vermelha, ultrapassa 100%”, afirmou.
O presidente da Adirnorte contou que, de tudo o que é produzido no país, 20% decorrem da agricultura irrigada. “É esperada uma produção de 204 milhões de toneladas para a última safra, sendo 41 milhões oriundas da atividade irrigada”, afirmou. Ele disse que, se o custo da energia continuar alto, pode haver uma redução de 50% na produção da agricultura irrigada.
Segundo Orlando Machado, a agricultura irrigada é a única atividade que promove a interiorização do desenvolvimento econômico. Para ele, é preciso buscar uma solução, pois, do contrário, a política energética poderá gerar desemprego no Norte de Minas. “Uma provável paralisação das atividades irrigantes pode levar à perda de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais”, enfatizou.
PROPOSTAS TENTAM AMENIZAR IMPACTO DAS TARIFAS
Para tentar evitar possíveis danos decorrentes da alta da energia, o presidente da Adirnorte apresentou algumas propostas. Uma delas é estender o horário noturno, que, atualmente, vai das 21h30 às 6 horas. “Se esse intervalo for entre 17 e 6 horas, pagaríamos um valor menor em um período de tempo maior, uma vez que a tarifa noturna equivale a 10% da diurna normal”, sugeriu. Outra proposta é possibilitar o trabalho dos irrigantes aos sábados, domingos e feriados pagando tarifa noturna.
Orlando Machado propôs também que no Norte de Minas o horário de pico, que tem tarifa mais cara, seja das 11 às 14 horas (atualmente é das 17 às 20 horas). “Quando faço irrigação ao meio-dia, 50% da água vai embora, por evaporação. Se faço a partir das 17 horas, 100% da água é retida. Se houvesse a mudança do horário, produziríamos em um horário mais barato e ainda economizaríamos água”, defendeu.
A coordenadora da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Aline Veloso, disse concordar com essas propostas. Ela também apresentou uma sugestão: estender em até 40 horas semanais o desconto da tarifa noturna. Segundo ela, a legislação prevê que estados e suas concessionárias de energia tomem essa decisão sem consulta à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda segundo a coordenadora da Faemg, a Cemig não deveria cobrar do produtor rural a bandeira vermelha.
AGRICULTURA FAMILIAR - O gerente-executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga, disse que o alto custo da energia já está levando produtores a venderem seus lotes nesse perímetro irrigado. “Se nada for feito, visualizamos um desfecho ruim para a agricultura familiar”, ponderou. O diretor do Distrito de Irrigação Jaíba 2, Eduardo Cesar Rebelo, afirmou que o Norte de Minas é o maior produtor de sementes e hortaliças do Brasil, e que 80% dessas sementes são produzidas por agricultores familiares, os mais prejudicados com os preços da energia, em sua opinião.
“A fruticultura e a agricultura irrigada vão ao colapso se continuarmos com as altas tarifas de energia”, afirmou o presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas, Saulo Lage. O gerente regional da Emater-MG em Montes Claros, Ricardo Peres, acredita que a irrigação é indispensável para o desenvolvimento do Norte de Minas. Ele disse que a tarifa noturna é que tem viabilizado a irrigação na região. Ricardo Peres falou, ainda, que os principais impactos dos valores elevados da energia são a redução de área plantada e da produtividade, a desestruturação da atividade agrícola, a redução de emprego e renda e o êxodo rural.
CEMIG DIZ QUE VALOR COBRADO RESPEITA A LEGISLAÇÃO
O gerente de Tarifas da Cemig, Ronalde Xavier, disse que compete à Aneel a definição das tarifas de energia elétrica. “O que está sendo cobrado hoje respeita a legislação em vigor”, reforçou. Ele afirmou que a cobrança da bandeira vermelha, a partir de março deste ano, é a responsável pelo valor elevado da tarifa energética aos irrigantes.
Segundo Ronalde Xavier, o Decreto 8.401, de fevereiro de 2015, estabelece que, sobre as bandeiras tarifárias, não incidem descontos previstos anteriormente os irrigantes, uma vez que esses descontos beneficiam somente consumidores de baixa renda. “Enquanto o efeito do reajuste tarifário para os produtores rurais ficou em 34,74%, ao ser acrescido das bandeiras na nova tratativa, esse impacto passou para 115,34% no acumulado de 2015”, acrescentou.
AGÊNCIA MINEIRA - O deputado Gil Pereira sugeriu a criação de uma agência estadual de energia para a Cemig ter mais força junto à Aneel. O presidente da Adirnorte, Orlando Machado, concordou com a proposta, dizendo que essa agência poderia ajudar a evitar desigualdades de cobranças de tarifas em termos regionais. O representante da Cemig disse, no entanto, que a criação do órgão não resolveria o problema e representaria mais despesas para o Estado. “Para baixar as tarifas de energia, é preciso mudar a legislação federal”, destacou.
Sobre a proposta de estender em até 40 horas semanais o desconto da tarifa noturna, o gerente da Cemig disse não ter informações sobre o assunto. Ele pediu um tempo para se atualizar e disse que, se for possível, vai propor essa extensão.
DESAFIO – O deputado Bosco (PTdoB) disse que o tema é desafiante. “Por um lado, temos uma das piores crises hídricas do Estado e do País; por outro, temos o grande desafio de ter energia suficiente para que nossa produção possa ser alavancada, pois o Estado e o povo dependem disso”, afirmou. Já o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) disse que o preço da tarifa está “caríssimo”. Ele falou, também, que o campo precisa de uma política pública de desenvolvimento.
Os parlamentares sugeriram, ainda, a criação de uma comissão especial com representantes dos irrigantes, da Cemig e dos deputados, para traçar uma agenda propositiva e avançar nessa questão. Eles também aprovaram requerimento do deputado Gil Pereira para a realização de visita ao Ministério de Minas e Energia para debater o aumento do custo da energia elétrica para os irrigantes do Norte de Minas. (Fonte: Almg)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.