JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

sábado, 2 de maio de 2015

SUCESSÃO EM NOVA PORTEIRINHA: PREFEITO PODERÁ DISPUTAR A ELEIÇÃO CONTRA VICE; SAIBA TAMBÉM NOMES DE OUTROS POSSSÍVEIS CANDIDATOS

Dalva de Docha ostenta a façanha de ser a 1ª prefeita de Nova Porteirinha, mesmo por uma semana; Marilza, 1ª mulher a ser vice-prefeita e a única a vencer todas as eleições, renunciou para não assumir a prefeitura em 2012, ano em que a vereadora Tonha também se recusou em ser a 1ª prefeita

Foto Oliveira Júnior
Raul Alves, prefeito.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Ainda faltam 18 meses, ou seja, um ano e meio, para a eleição municipal. Mas, conforme o site do jornalista Oliveira Júnior apurou, já começam as articulações objetivando a sucessão na Prefeitura de Nova Porteirinha, aqui na região da Serra Geral de Minas. Raul Alves da Rocha, atual prefeito, é o terceiro gestor público deste município que tem 19 anos de emancipação política administrativa. Já governaram Nova Porteirinha o empresário José Mendes Neto, o Zé da Farmácia, e o produtor rural Wilmar Soares de Oliveira, ambos com dois mandatos seguidos. Zé da Farmácia foi prefeito de 1997 a 2004, Wilmar Soares de 2005 a 2012.
RAUL: REELEIÇÃO OU NÃO
O prefeito Raul Alves não diz se tentará a reeleição, caso positivo, seria a 6ª candidatura seguida dele no município. Raul foi vice-prefeito por duas vezes seguidas (1997 a 2004) e perdeu duas eleições seguidas para prefeito (2004 e 2008). Em 2012 ele quebrou o jejum e conseguiu aquilo que tanto almejou: ser prefeito.
Foto Oliveira Júnior
Marilza Mendes, vice-prefeita.
SOLANGE ALMEIDA
Quem também poderá enfrentar a 6ª candidatura é a atual vice-prefeita Marilza Mendes. Em 2012 a eleição em Nova Porteirinha teve duas mulheres disputando a função de vice-prefeita: a então vereadora Maria Antônia (Tonha) Lima Rodrigues e Marilza. Para o ano que vem existe a possibilidade da participação feminina na sucessão municipal. Marilza poderá ser candidata ou não a prefeita. A ex-primeira-dama Solange Almeida é cotada para uma provável candidatura a prefeita ou a vice, de Nova Porteirinha. Ela tenta ocupar o espaço do marido, o ex-prefeito Wilmar Soares que, na última eleição, apoiou a candidatura de Juraci Jácome.
JURACI DA BIOSOLO
O empresário e produtor rural Juraci Jácome é outro nome apontado para a sucessão municipal, podendo ser candidato a prefeito ou a vice. Juraci da Biosolo, como é mais conhecido, foi candidato nas duas últimas eleições. Em 2008 ele se candidatou a vice na chapa encabeçado por Raul Alves. Quatro anos mais tarde, Juraci optou em se candidatar a prefeito e sendo superado justamente pelo seu colega de chapa na eleição anterior. Juraci disputou a primeira eleição em Nova Porteirinha na condição de vice do candidato a prefeito Wilmar Soares.
Foto Oliveira Júnior
Solange Almeida, esposa do ex-prefeito Wilmar Soares.
ZÉ DA FARMÁCIA: VOLTA
O ex-prefeito José Mendes Neto (o Zé da Farmácia) também se encontra à disposição para a eleição de 2016. Zé da Farmácia foi candidato nas duas primeiras eleições e sendo eleito e reeleito prefeito. Em 2004 ele apoiou o então vice-prefeito Raul para prefeito e não obteve êxito. Em 2008, Zé foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impedida pela Justiça. Na chapa ele teve a companhia do então vice-prefeito Luiz Martins de Oliveira. O prefeito Wilmar Soares foi reeleito com Marilza de vice, enquanto que o ex-vice-prefeito Raul foi derrotado. Na última eleição, Zé da Farmácia apoiou a candidatura de Juraci.
MARILZA: VENCEU TODAS
A atual vice-prefeita Marilza Pereira Mendes é outra liderança que figura nas articulações para a sucessão municipal. Ela já disputou cinco eleições, venceu todas. Foram três seguidas para o legislativo, e duas eleições majoritárias. Vereadora por três mandatos consecutivos (1997 a 2008), Marilza está no segundo mandato seguido de vice-prefeita (2009 a 2012 e desde 2013), sendo, portanto, a primeira e única mulher a ser eleita vice-prefeita de Nova Porteirinha. Ela mantém a façanha de ser a única liderança política vitoriosa em todas as cinco eleições municipais deste município.
Foto Oliveira Júnior
Juraci da Biosolo.
RAUL CONTRA MARILZA OU UM APOIARÁ O OUTRO
Tanto o prefeito Raul Alves quanto a vice-prefeita Marilza Mendes poderão atingir, no ano que vem, a 6ª candidatura consecutiva. E aí é que está a incerteza sobre o futuro do prefeito e da vice. Pela lei, Marilza não poderá ser novamente candidatada a vice-prefeita. Diante disso, a vice-prefeita e ex-vereadora terá a opção de tentar ser prefeita (nesse caso, com ou sem apoio do prefeito Raul) ou então dará uma pausa na política eletiva (sendo assim, poderá ou não apoiar a candidatura de Raul à reeleição).
RENÚNCIA DE MARILZA PARA NÃO SER PREFEITA
Em julho de 2012, então vice-prefeita, Marilza teve a chance de ser prefeita por uma semana ou por seis meses (conclusão de mandato) devido ao afastamento cautelar do prefeito Wilmar Soares. Ela temia assumir a gestão por pouco tempo. Porém, como era candidata a vice-prefeita, Marilza teria, naquela ocasião, renunciado ao cargo de vice para, caso assumisse a gestão, ficaria impedida de ser candidata a vice.
TONHA RECUSOU EM ASSUMIR PREFEITURA: TENTOU SER VICE
Naquele julho de 2012, com o afastamento do prefeito, a Prefeitura de Nova Porteirinha foi administrada por uma mulher (VEJA AQUI). Após a renúncia de Marilza, quem ocuparia a chefia do executivo seria a vereadora Maria Antônia Lima (Tonha), então presidente da Câmara Municipal. Porém, Tonha preferiu renunciar à presidência da Câmara para não ser prefeita – poderia ser por seis meses, até o fim da gestão, ou em tempo curto, como ocorreu – e, assim, complicar a sua candidatura a vice-prefeita na eleição de 2012. Tonha continuou no legislativo e meses depois, com o insucesso nas urnas, finalizou o quarto mandato seguido de vereadora.
Foto Oliveira Júnior/arquivo
Zé da Farmácia: primeiro prefeito de Nova Porteirinha.
DALVA VIRA 1ª PREFEITA
Quem assumiu a prefeitura em julho de 2012 foi a vereadora Dalvanir Pereira Guimarães Soares, a Dalva de Docha, então presidente da Câmara Municipal, após a renúncia de Tonha no cargo de presidente. Com as renúncias quase simultâneas de Marilza (vice-prefeita) e Tonha (do cargo de presidente), Dalva assumiu a presidência da Câmara e poucos minutos depois foi alçada ao poder executivo. Mesmo com o mandato relâmpago, Dalva de Docha ostenta a façanha de ser a primeira mulher a chefiar a Prefeitura de Nova Porteirinha. Ao assumir o cargo, Dalva não disputou a eleição daquele ano. Não é descartada a possibilidade dela se candidatar no ano que vem, seja novamente a vereadora ou, quem sabe, uma opção para a chapa majoritária (prefeita ou vice).
JOÉLIA BARBOSA
E a linha sucessória em 2012 colocou outra mulher no poder. Com a ida de Dalva de Docha para a função de prefeita, a presidência da Câmara foi ocupada pela vereadora Joélia Barbosa Santos, que três meses depois foi reeleita vereadora, a única representante feminina na Câmara que até então tinha três vereadoras. No período de 2005 a 2008, dos 9 vereadores da Câmara de Nova Porteirinha 5 eram mulheres. Joélia foi presidente da Câmara por dois mandatos e tentará a terceira vitória seguida na eleição de Nova Porteirinha, onde o esposo Aélcio José dos Santos, foi vereador na primeira legislatura. Joélia é cotada para uma possível composição de candidatura a prefeita ou a vice, ou então a vereadora.
OUTROS NOMES
O vereador em segundo mandato consecutivo, Dácio Silveira, atual presidente da Câmara, também é citado nas articulações para a eleição municipal de 2016 em Nova Porteirinha. A ex-vereadora Regina Antônia de Freitas, atual secretária municipal de Saúde, é outra liderança que poderá ser direcionada numa possível candidatura majoritária ou para o legislativo. Outros nomes de lideranças poderão surgir, caso do médico José Ricardo Borém, do professor Vanilson Almeida.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.