FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SUCESSÃO EM NOVA PORTEIRINHA: PREFEITO PODERÁ DISPUTAR A ELEIÇÃO CONTRA VICE; SAIBA TAMBÉM NOMES DE OUTROS POSSSÍVEIS CANDIDATOS

Dalva de Docha ostenta a façanha de ser a 1ª prefeita de Nova Porteirinha, mesmo por uma semana; Marilza, 1ª mulher a ser vice-prefeita e a única a vencer todas as eleições, renunciou para não assumir a prefeitura em 2012, ano em que a vereadora Tonha também se recusou em ser a 1ª prefeita

Foto Oliveira Júnior
Raul Alves, prefeito.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Ainda faltam 18 meses, ou seja, um ano e meio, para a eleição municipal. Mas, conforme o site do jornalista Oliveira Júnior apurou, já começam as articulações objetivando a sucessão na Prefeitura de Nova Porteirinha, aqui na região da Serra Geral de Minas. Raul Alves da Rocha, atual prefeito, é o terceiro gestor público deste município que tem 19 anos de emancipação política administrativa. Já governaram Nova Porteirinha o empresário José Mendes Neto, o Zé da Farmácia, e o produtor rural Wilmar Soares de Oliveira, ambos com dois mandatos seguidos. Zé da Farmácia foi prefeito de 1997 a 2004, Wilmar Soares de 2005 a 2012.
RAUL: REELEIÇÃO OU NÃO
O prefeito Raul Alves não diz se tentará a reeleição, caso positivo, seria a 6ª candidatura seguida dele no município. Raul foi vice-prefeito por duas vezes seguidas (1997 a 2004) e perdeu duas eleições seguidas para prefeito (2004 e 2008). Em 2012 ele quebrou o jejum e conseguiu aquilo que tanto almejou: ser prefeito.
Foto Oliveira Júnior
Marilza Mendes, vice-prefeita.
SOLANGE ALMEIDA
Quem também poderá enfrentar a 6ª candidatura é a atual vice-prefeita Marilza Mendes. Em 2012 a eleição em Nova Porteirinha teve duas mulheres disputando a função de vice-prefeita: a então vereadora Maria Antônia (Tonha) Lima Rodrigues e Marilza. Para o ano que vem existe a possibilidade da participação feminina na sucessão municipal. Marilza poderá ser candidata ou não a prefeita. A ex-primeira-dama Solange Almeida é cotada para uma provável candidatura a prefeita ou a vice, de Nova Porteirinha. Ela tenta ocupar o espaço do marido, o ex-prefeito Wilmar Soares que, na última eleição, apoiou a candidatura de Juraci Jácome.
JURACI DA BIOSOLO
O empresário e produtor rural Juraci Jácome é outro nome apontado para a sucessão municipal, podendo ser candidato a prefeito ou a vice. Juraci da Biosolo, como é mais conhecido, foi candidato nas duas últimas eleições. Em 2008 ele se candidatou a vice na chapa encabeçado por Raul Alves. Quatro anos mais tarde, Juraci optou em se candidatar a prefeito e sendo superado justamente pelo seu colega de chapa na eleição anterior. Juraci disputou a primeira eleição em Nova Porteirinha na condição de vice do candidato a prefeito Wilmar Soares.
Foto Oliveira Júnior
Solange Almeida, esposa do ex-prefeito Wilmar Soares.
ZÉ DA FARMÁCIA: VOLTA
O ex-prefeito José Mendes Neto (o Zé da Farmácia) também se encontra à disposição para a eleição de 2016. Zé da Farmácia foi candidato nas duas primeiras eleições e sendo eleito e reeleito prefeito. Em 2004 ele apoiou o então vice-prefeito Raul para prefeito e não obteve êxito. Em 2008, Zé foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impedida pela Justiça. Na chapa ele teve a companhia do então vice-prefeito Luiz Martins de Oliveira. O prefeito Wilmar Soares foi reeleito com Marilza de vice, enquanto que o ex-vice-prefeito Raul foi derrotado. Na última eleição, Zé da Farmácia apoiou a candidatura de Juraci.
MARILZA: VENCEU TODAS
A atual vice-prefeita Marilza Pereira Mendes é outra liderança que figura nas articulações para a sucessão municipal. Ela já disputou cinco eleições, venceu todas. Foram três seguidas para o legislativo, e duas eleições majoritárias. Vereadora por três mandatos consecutivos (1997 a 2008), Marilza está no segundo mandato seguido de vice-prefeita (2009 a 2012 e desde 2013), sendo, portanto, a primeira e única mulher a ser eleita vice-prefeita de Nova Porteirinha. Ela mantém a façanha de ser a única liderança política vitoriosa em todas as cinco eleições municipais deste município.
Foto Oliveira Júnior
Juraci da Biosolo.
RAUL CONTRA MARILZA OU UM APOIARÁ O OUTRO
Tanto o prefeito Raul Alves quanto a vice-prefeita Marilza Mendes poderão atingir, no ano que vem, a 6ª candidatura consecutiva. E aí é que está a incerteza sobre o futuro do prefeito e da vice. Pela lei, Marilza não poderá ser novamente candidatada a vice-prefeita. Diante disso, a vice-prefeita e ex-vereadora terá a opção de tentar ser prefeita (nesse caso, com ou sem apoio do prefeito Raul) ou então dará uma pausa na política eletiva (sendo assim, poderá ou não apoiar a candidatura de Raul à reeleição).
RENÚNCIA DE MARILZA PARA NÃO SER PREFEITA
Em julho de 2012, então vice-prefeita, Marilza teve a chance de ser prefeita por uma semana ou por seis meses (conclusão de mandato) devido ao afastamento cautelar do prefeito Wilmar Soares. Ela temia assumir a gestão por pouco tempo. Porém, como era candidata a vice-prefeita, Marilza teria, naquela ocasião, renunciado ao cargo de vice para, caso assumisse a gestão, ficaria impedida de ser candidata a vice.
TONHA RECUSOU EM ASSUMIR PREFEITURA: TENTOU SER VICE
Naquele julho de 2012, com o afastamento do prefeito, a Prefeitura de Nova Porteirinha foi administrada por uma mulher (VEJA AQUI). Após a renúncia de Marilza, quem ocuparia a chefia do executivo seria a vereadora Maria Antônia Lima (Tonha), então presidente da Câmara Municipal. Porém, Tonha preferiu renunciar à presidência da Câmara para não ser prefeita – poderia ser por seis meses, até o fim da gestão, ou em tempo curto, como ocorreu – e, assim, complicar a sua candidatura a vice-prefeita na eleição de 2012. Tonha continuou no legislativo e meses depois, com o insucesso nas urnas, finalizou o quarto mandato seguido de vereadora.
Foto Oliveira Júnior/arquivo
Zé da Farmácia: primeiro prefeito de Nova Porteirinha.
DALVA VIRA 1ª PREFEITA
Quem assumiu a prefeitura em julho de 2012 foi a vereadora Dalvanir Pereira Guimarães Soares, a Dalva de Docha, então presidente da Câmara Municipal, após a renúncia de Tonha no cargo de presidente. Com as renúncias quase simultâneas de Marilza (vice-prefeita) e Tonha (do cargo de presidente), Dalva assumiu a presidência da Câmara e poucos minutos depois foi alçada ao poder executivo. Mesmo com o mandato relâmpago, Dalva de Docha ostenta a façanha de ser a primeira mulher a chefiar a Prefeitura de Nova Porteirinha. Ao assumir o cargo, Dalva não disputou a eleição daquele ano. Não é descartada a possibilidade dela se candidatar no ano que vem, seja novamente a vereadora ou, quem sabe, uma opção para a chapa majoritária (prefeita ou vice).
JOÉLIA BARBOSA
E a linha sucessória em 2012 colocou outra mulher no poder. Com a ida de Dalva de Docha para a função de prefeita, a presidência da Câmara foi ocupada pela vereadora Joélia Barbosa Santos, que três meses depois foi reeleita vereadora, a única representante feminina na Câmara que até então tinha três vereadoras. No período de 2005 a 2008, dos 9 vereadores da Câmara de Nova Porteirinha 5 eram mulheres. Joélia foi presidente da Câmara por dois mandatos e tentará a terceira vitória seguida na eleição de Nova Porteirinha, onde o esposo Aélcio José dos Santos, foi vereador na primeira legislatura. Joélia é cotada para uma possível composição de candidatura a prefeita ou a vice, ou então a vereadora.
OUTROS NOMES
O vereador em segundo mandato consecutivo, Dácio Silveira, atual presidente da Câmara, também é citado nas articulações para a eleição municipal de 2016 em Nova Porteirinha. A ex-vereadora Regina Antônia de Freitas, atual secretária municipal de Saúde, é outra liderança que poderá ser direcionada numa possível candidatura majoritária ou para o legislativo. Outros nomes de lideranças poderão surgir, caso do médico José Ricardo Borém, do professor Vanilson Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS