JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 28 DE OUTUBRO DE 2012

EVANGELIZAÇÃO E COMBATE AO VÍCIO ATRAVÉS DA ARTE CÊNICA; CIA ARTE 7 SE APRESENTA EM JANAÚBA E EM NOVA PORTEIRINHA

Foto Oliveira Júnior Apresentação do Cia Arte 7 aos estudantes da Escola Estadual Erezinha Antunes, na cidade de Nova Porteirinha, Nor...

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MORRE O ARCEBISPO EMÉRITO DE MONTES CLAROS, DOM GERALDO MAJELA

Foto Oliveira Júnior
Arcebispo Dom Geraldo Majela de Castro. Antes de Janaúba se tornar Diocese, Dom Geraldo era Bispo no Norte de Minas.
MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – Faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 14 de maio, o arcebispo emérito de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro. Aos 84 anos, o norte-mineiro Dom Geraldo não resistiu à enfermidade. O arcebispo emérito estava internado na Santa Casa há 2 anos e 9 meses acometido de uma rara doença conhecida como ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica.
Muito pouco se sabe ainda sobre ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica. Estudos comprovam até o momento que é uma doença provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença. Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.
O corpo do arcebispo Dom Geraldo Majela está sendo velado na Igreja Matriz de Montes Claros, onde, às 19h desta quinta-feira haverá missa de corpo presente, e às 23h ocorrerá o translado o corpo para a Catedral sendo velado durante a madrugada e início da manhã de amanhã, sexta-feira, dia 15. Ás 9h terá uma missa de corpo presente e em seguida haverá o sepultamento do corpo de Dom Geraldo na própria Catedral, conforme a tradição da igreja.
Durante a tarde desta quinta-feira o corpo do arcebispo foi velado no seminário Premonstratense.
Montes-clarense nascido em24 de junho de 1930, Dom Geraldo Majela de Castro é filho de Eunápio Raimundo e Ana Batista de Castro, o primeiro de nove irmãos. Pertence à Ordem Premonstratense, na qual entrou ainda garoto. Foi ordenado padre pelo Bispo Dom Luiz Victo Sartori, no dia 8 de dezembro de 1953.
Participou ativamente do pastoreio de Dom José Alves Trindade, que aqui aportou em 1956. Em 1982, o Papa João Paulo II tornou pública sua nomeação como Bispo Coadjutor (com direito à sucessão automática) de Dom José Alves e em 1988 assumiu o governo da Diocese de Montes Claros. Em 2001, com a criação da Província Eclesiástica de Montes Claros, tornou-se o primeiro Arcebispo Metropolitano. Em 2005, após completar 75 anos, idade-limite para a aposentadoria compulsória, segundo o que reza o Código de Direito Canônico, escreveu sua carta-renúncia e, em abril de 2007, passou o cajado a Dom José Alberto Moura, seu sucessor.
Dom Geraldo Majela foi ordenado padre no já longínquo 1953, como cônego da Ordem Premonstratense. A época era particularmente distinta dos dias atuais. O mundo ainda vivia o pós-guerra e o recrudescimento das relações entre os blocos capitalista, sob a batuta dos Estados Unidos, e comunista, à mercê da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. De contexto assim emergia a Igreja Católica, que experienciava o papado de Pio XII, uma espécie de prenúncio das mudanças profundas que marcariam de forma decisiva a trajetória da instituição.
Foto Oliveira Júnior
Dom Geraldo Majela na celebração de corpo presente no velório do Bispo Dom José Mauro Pereira Bastos, em Janaúba, em setembro de 2006.
João XXIII sucederia Pio XII cinco anos depois, na condição de papa de transição, ou seja, apenas conduziria o Pontificado Romano, sem grandes sobressaltos, até a escolha de alguém mais jovem – ele tinha 67 anos –, que pudesse, à semelhança do cardeal Pacelli – que governou durante quase duas décadas –, do trono de Pedro oficializar as transformações que a contemporaneidade exigisse. Ironicamente, coube a Roncalli, que passou para a história com o carinhoso título de Papa Bom, convocar o Concílio Vaticano II. Um verdadeiro divisor de águas na trajetória eclesial, iniciado em outubro de 1962 e finalizado em dezembro de 1965, já no papado de Paulo VI. João XXIII presidiria apenas a abertura da crucial iniciativa que, segundo atestam estudiosos, promoveria a inserção da Igreja no mundo.
Padre Geraldo Majela foi um dos entusiastas das reformas pastorais implementadas a partir do Vaticano II e que escancarou as portas para o serviço leigo na Igreja. Fiel colaborador de Dom José Alves Trindade, cujo pastoreio durou espantosos 32 anos – de 1956 a 1988 –, logo recebera a missão de organizar a atuação dos fiéis na Igreja Particular de Montes Claros na função de coordenador de pastoral. Nunca esqueceria os ensinamentos de quem considerava um “2º pai”, “Bispo missionário, bom pastor, que visitava seu rebanho, garantindo a pregação e os sacramentos nas missões. (...) Percorreu a Diocese como evangelizador das principais verdades da fé, arauto da vida cristã e moral das famílias, promotor da verdadeira devoção a Nossa Senhora”, enfatiza Dom Geraldo Majela, que não esquece a proximidade que seu antecessor mantinha com os fiéis. “O grande confessor do povo até altas horas da noite, educador do povo para as diversas práticas de higiene e saúde básica, de alimentação, boas maneiras e da verdadeira política”.
Práticas valiosas absorvidas pelo atento aprendiz, que o acompanhava nas viagens, não raras vezes feitas a cavalo, aos rincões secos e sofridos do Norte de Minas. Um costume que permaneceu inclusive após ser nomeado bispo coadjutor – com direito à sucessão –, em 1982, e que fincou estaca em seu (arce)bispado. Afinal é uma experiência fascinante e se torna um vício “para quem gosta de povo”. Dom Geraldo Majela brinca que foi nessas peregrinações ao interior que aprimorou a linguagem simples, explicativa e lamentavelmente prolixa, um “defeito” que até hoje, admite, não conseguiu corrigir.
Para confirmar essa facilidade de lidar com as pessoas, Padre Geraldo não titubeou e escolheu como lema episcopal “Ide também vós para minha vinha”, sugestiva frase de Jesus retirada do evangelho segundo São Mateus. Um pensamento que norteou as ações de um governo ocorrido de 1988 a 2006, exatos 18 anos, e que testemunhou “in loco” o boom das pastorais, espaço privilegiado de atuação leiga na Igreja.
Dom Geraldo Majela também influiu decisivamente, ao lado do colega Dom Paulo Lopes de Faria, que comandou a Arquidiocese de Diamantina por longos anos e que morreu em meados deste ano, para a criação primeiro da Diocese de Janaúba – nascida de território tomado das dioceses de Montes Claros e de Januária, e, depois, da Província Eclesiástica de Montes Claros. Evidentemente, seu desempenho favoreceu a elevação da Diocese que comandava à Sede Metropolitana ou Arquidiocese, além da agregação, como sufragâneas, das igrejas particulares de Januária, Janaúba e Paracatu.
VIDA – Montes-clarense nascido em 1930, Dom Geraldo Majela de Castro é filho de Eunápio Raimundo e Ana Batista de Castro, o primeiro de nove irmãos. Pertence à Ordem Premonstratense, na qual entrou ainda garoto. Foi ordenado padre pelo Bispo Dom Luiz Victo Sartori, no dia 8 de dezembro de 1953.
Participou ativamente do pastoreio de Dom José Alves Trindade, que aqui aportou em 1956. Em 1982, o Papa João Paulo II tornou pública sua nomeação como Bispo Coadjutor (com direito à sucessão automática) de Dom José Alves e em 1988 assumiu o governo da Diocese de Montes Claros. Em 2001, com a criação da Província Eclesiástica de Montes Claros, tornou-se o primeiro Arcebispo Metropolitano. Em 2005, após completar 75 anos, idade-limite para a aposentadoria compulsória, segundo o que reza o Código de Direito Canônico, escreveu sua carta-renúncia e, em abril de 2007, passou o cajado a Dom José Alberto Moura, seu sucessor. (Fonte: Arquidiocese e Matriz de Montes Claros)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.