JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

quinta-feira, 7 de maio de 2015

CASOS DE DENGUE EM JANAÚBA SOBEM 5 VEZES MAIS ESTE ANO; BAIRRO BOA VISTA É ONDE TEM MAIS FOCO DO MOSQUITO DA DENGUE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Apenas nos quatro primeiros meses deste ano os casos de dengue em Janaúba são cinco vezes mais em relação aos 12 meses do ano passado. De janeiro a abril de 2015 foram notificados 254 casos de dengue em Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, bem acima dos 58 casos notificados de 2014. Em 2013 ocorreram 2.068 notificações de dengue em Janaúba, onde os casos de dengue notificados pularam de 106 em 2011 para 319 casos em 2012.
Com relação aos casos de dengue confirmados, o número neste ano é dez vezes mais numa comparação ao ano de 2014. Entre janeiro e abril de 2015 foi constatada a confirmação de 54 casos de dengue em Janaúba contra apenas 5 casos confirmados no ano passado. Já em 2013 o índice foi alarmante chegando a 557 casos confirmados, enquanto que em 2012 foram 79 e em 2011 ocorreram a confirmação de 8 casos de dengue neste município.
Foto SMS
Equipe de combate aos focos da dengue em Janaúba.
CASOS DE DENGUE POR BAIRROS
Os bairros Boa Vista e São Lucas, na região noroeste de Janaúba, são onde há mais casos de dengue neste ano. A situação também se agrava em bairros nessa região, por exemplo, Dente Grande, Cerâmica e Veredas. Por outro lado, os bairros Saudade, Barbosa, São Gonçalo, Algodões registraram menos casos de dengue entre janeiro e abril deste ano.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, o campeão de casos de dengue neste ano é o bairro Boa Vista onde tem sido constatado 78 casos de dengue. Em seguida aparece o bairro São Lucas com 30 casos; Dente Grande com 27 casos e Cerâmica com 18 casos de dengue.
Nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados 12 casos de dengue no bairro Santo Antônio; 9 no bairro Nova Esperança e 8 no Veredas. Nos bairros Izaías Pereira, Esplanada e Santa Cruz ocorreram 7 casos de dengue. No centro e no bairro Planalto foram 6 casos.
Conforme o relatório da Secretaria de Saúde deste município, há, até abril deste ano, 5 casos de dengue no bairro Gameleira; 4 no residencial Clarita (bairro Boa Vista), na comunidade de Caraíbas e no distrito de Vila Nova dos Poções. No bairro Ribeirão do Ouro e no Conjunto Habitacional (Cohab) José Manoel da Silva, conhecido como Casas Populares, foram registrados três casos da doença.
Nos bairros Santa Terezinha, Rio Novo, Padre Eustáquio e Novo Paraíso foram notificados 2 casos de dengue, mesma quantidade apontada para o residencial Dona Lindu (bairro Algodões). Nos bairros Algodões, Saudade, Barbosa, São Gonçalo, no residencial Jardim Imperial e na comunidade de Lagoa Grande há o registro de uma notificação de dengue.
90% DOS FOCOS DENTRO DAS CASAS
A Vigilância ambiental e controle de endemias realiza ações com o intuito de reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, segundo os levantamentos (LIRAa – mês de março 2015) foram identificados que 90% dos focos predominantes estavam dentro das residências, com 1,9 % de índice de infestação do Aedes aegypti, isso enquadra o município no risco médio de infestação. Neste ano já foram 254 casos notificados com 54 notificações confirmadas, o que vem a classificar Janaúba como uma cidade com alto risco de transmissão da dengue.
AÇÕES DE COMBATE
Além das visitas domiciliares que os agentes de controle de endemias realizam normalmente (6 vezes ao ano); quando há um caso notificado com dengue, são realizados 2 bloqueios, com ações em 2 frentes de trabalho.
1º Bloqueio Mecânico: Consiste em um tratamento e uma pesquisa vetorial (TPVE), para eliminar os focos existentes e evitar possíveis novos focos, esse trabalho é realizado no quarteirão que estiver uma pessoa notificada com dengue e nos quarteirões das suas laterais, para evitar que os mosquitos que estejam em sua fase lavraria nasçam e venham a transmitir a doença (foram realizados 54 Bloqueio Mecânico - TPVE).
Bloqueio Químico: (UBV COSTAL) é realizado com o intuito de eliminar os mosquitos adultos que estiverem sobrevoando as proximidades da residência onde a pessoa doente reside, impedindo a transmissão da doença, utiliza – se inseticida. É realizado com a finalidade de se fazer um bloqueio do vetor, para o mesmo não migrar para outros quarteirões, evitando assim que a doença se espalhe. (Foram realizados 32 bloqueios Químicos)
As visitas domiciliares estão sendo realizadas normalmente pelos agentes em toda a cidade, com 1050 visitas diárias em residências, terrenos baldios, comércios, igrejas e outros estabelecimentos eliminando e evitando possíveis focos do Aedes aegypti. (Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.