FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CASOS DE DENGUE EM JANAÚBA SOBEM 5 VEZES MAIS ESTE ANO; BAIRRO BOA VISTA É ONDE TEM MAIS FOCO DO MOSQUITO DA DENGUE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Apenas nos quatro primeiros meses deste ano os casos de dengue em Janaúba são cinco vezes mais em relação aos 12 meses do ano passado. De janeiro a abril de 2015 foram notificados 254 casos de dengue em Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, bem acima dos 58 casos notificados de 2014. Em 2013 ocorreram 2.068 notificações de dengue em Janaúba, onde os casos de dengue notificados pularam de 106 em 2011 para 319 casos em 2012.
Com relação aos casos de dengue confirmados, o número neste ano é dez vezes mais numa comparação ao ano de 2014. Entre janeiro e abril de 2015 foi constatada a confirmação de 54 casos de dengue em Janaúba contra apenas 5 casos confirmados no ano passado. Já em 2013 o índice foi alarmante chegando a 557 casos confirmados, enquanto que em 2012 foram 79 e em 2011 ocorreram a confirmação de 8 casos de dengue neste município.
Foto SMS
Equipe de combate aos focos da dengue em Janaúba.
CASOS DE DENGUE POR BAIRROS
Os bairros Boa Vista e São Lucas, na região noroeste de Janaúba, são onde há mais casos de dengue neste ano. A situação também se agrava em bairros nessa região, por exemplo, Dente Grande, Cerâmica e Veredas. Por outro lado, os bairros Saudade, Barbosa, São Gonçalo, Algodões registraram menos casos de dengue entre janeiro e abril deste ano.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, o campeão de casos de dengue neste ano é o bairro Boa Vista onde tem sido constatado 78 casos de dengue. Em seguida aparece o bairro São Lucas com 30 casos; Dente Grande com 27 casos e Cerâmica com 18 casos de dengue.
Nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados 12 casos de dengue no bairro Santo Antônio; 9 no bairro Nova Esperança e 8 no Veredas. Nos bairros Izaías Pereira, Esplanada e Santa Cruz ocorreram 7 casos de dengue. No centro e no bairro Planalto foram 6 casos.
Conforme o relatório da Secretaria de Saúde deste município, há, até abril deste ano, 5 casos de dengue no bairro Gameleira; 4 no residencial Clarita (bairro Boa Vista), na comunidade de Caraíbas e no distrito de Vila Nova dos Poções. No bairro Ribeirão do Ouro e no Conjunto Habitacional (Cohab) José Manoel da Silva, conhecido como Casas Populares, foram registrados três casos da doença.
Nos bairros Santa Terezinha, Rio Novo, Padre Eustáquio e Novo Paraíso foram notificados 2 casos de dengue, mesma quantidade apontada para o residencial Dona Lindu (bairro Algodões). Nos bairros Algodões, Saudade, Barbosa, São Gonçalo, no residencial Jardim Imperial e na comunidade de Lagoa Grande há o registro de uma notificação de dengue.
90% DOS FOCOS DENTRO DAS CASAS
A Vigilância ambiental e controle de endemias realiza ações com o intuito de reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, segundo os levantamentos (LIRAa – mês de março 2015) foram identificados que 90% dos focos predominantes estavam dentro das residências, com 1,9 % de índice de infestação do Aedes aegypti, isso enquadra o município no risco médio de infestação. Neste ano já foram 254 casos notificados com 54 notificações confirmadas, o que vem a classificar Janaúba como uma cidade com alto risco de transmissão da dengue.
AÇÕES DE COMBATE
Além das visitas domiciliares que os agentes de controle de endemias realizam normalmente (6 vezes ao ano); quando há um caso notificado com dengue, são realizados 2 bloqueios, com ações em 2 frentes de trabalho.
1º Bloqueio Mecânico: Consiste em um tratamento e uma pesquisa vetorial (TPVE), para eliminar os focos existentes e evitar possíveis novos focos, esse trabalho é realizado no quarteirão que estiver uma pessoa notificada com dengue e nos quarteirões das suas laterais, para evitar que os mosquitos que estejam em sua fase lavraria nasçam e venham a transmitir a doença (foram realizados 54 Bloqueio Mecânico - TPVE).
Bloqueio Químico: (UBV COSTAL) é realizado com o intuito de eliminar os mosquitos adultos que estiverem sobrevoando as proximidades da residência onde a pessoa doente reside, impedindo a transmissão da doença, utiliza – se inseticida. É realizado com a finalidade de se fazer um bloqueio do vetor, para o mesmo não migrar para outros quarteirões, evitando assim que a doença se espalhe. (Foram realizados 32 bloqueios Químicos)
As visitas domiciliares estão sendo realizadas normalmente pelos agentes em toda a cidade, com 1050 visitas diárias em residências, terrenos baldios, comércios, igrejas e outros estabelecimentos eliminando e evitando possíveis focos do Aedes aegypti. (Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS