FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

ALERTADOS POR ZÉ APARECIDO, DEPUTADOS VIRÃO VÊ O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO PROJETO GORUTUBA

Foto William Dias/Alemg
José Aparecido Mendes, na frente, e outros representantes de produtores rurais na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vazamento de água nos canais de irrigação no Projeto Gorutuba, fato esse que ocorre há anos e cuja reparação pelo governo demorou a ser feita e mesmo assim está lenta e com possibilidade de paralisação, está comprometendo a fruticultura irrigada e que já é previsto prejuízo incalculável para o desenvolvimento econômico e social da região da Serra Geral de Minas, principalmente dos municípios de Janaúba e de Nova Porteirinha onde está esse projeto de irrigação.
Esse relato foi feito pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, durante a audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada na tarde de quarta-feira, dia 15 de abril, no plenário principal da assembleia, em Belo Horizonte. O encontro reuniu aproximadamente 500 representantes de sindicatos rurais, deputados estaduais e lideranças do agronegócio mineiro.
RACIONAMENTO AMPLIADO NA IRRIGAÇÃO
O líder janaubense disse que diante da seca e da redução do volume de água na barragem do Bico da Pedra, onde é feita a captação para a irrigação, é constatada a redução da área de plantio de frutas, tendo a banana como predominância. A área de 5 mil hectares de fruticultura no Projeto Gorutuba caiu vertiginosamente o que também provoca a diminuição de produção e produtividade. 
Foto Rafael Motta/Faemg
José Aparecido Mendes com colegas diretores da Faemg e deputados estaduais momento antes da audiência pública na Assembleia Legislativa.
Na audiência pública transmitida pela TV Assembleia, José Aparecido levou ao conhecimento das autoridades e do povo mineiro que devido à seca, a irrigação em Nova Porteirinha e em Janaúba ocorre atualmente em três dias e meio por semana e a previsão é de que a partir de junho o plantio receberá água apenas em dois dias e meio por semana. Um dos motivos que levou a essa medida é o desperdício de água pelos canais construídos há mais de 30 anos que apresentam rachaduras e chegam a causar perdas de 40% a 50%.
CRISE HÍDRICA É ASSUSTADORA
O pronunciamento de José Aparecido chamou atenção das lideranças ruralistas e políticas. Para Hermógenes Vicente Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, é preciso que haja uma visita à região de Janaúba para, de fato, conhecer a crise hídrica. Sacramento fica na região do Triângulo mineiro onde o clima é adverso do Norte de Minas.
Quem também destacou o relato do presidente do Sindicato de Janaúba foi o deputado estadual Fabiano Tolentino, presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia. Ele se prontificou a programar uma visita dos deputados dessa comissão à Janaúba, mais precisamente ao Projeto Gorutuba para averiguar o drama dos fruticultores e o descaso do governo quanto à imediata solução do problema. A comissão de deputados também poderá ir ao Projeto Jaíba. A data será definida nos próximos dias.
LAVOURA COM PERDA DE 100%
O presidente do Sindicato Rural de Janaúba explicou aos deputados e lideranças que a agricultura e a pecuária do Norte de Minas e do Jequitinhonha acumulam perda de mais de 70% da capacidade das pastagens e com 100% de perdas na produção agrícola em diversas culturas, caso do milho, sorgo e feijão.
Nos últimos 4 anos e 3 meses a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba juntamente com a Associação dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Jequitinhonha (Aspronorte), entidade da qual José Aparecido também é presidente, lutou arduamente para reabrir o único frigorifico do Norte de Minas, instalado em Janaúba. A unidade está em funcionamento desde outubro passado com abate diário de 400 cabeças de bovinos gerando 400 empregos diretos e 1.200 indiretos. José Aparecido alerta para o fato de que quase 50% dos bovinos do Norte de Minas e do Jequitinhonha estão sendo vendidos para outros estados, principalmente São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que irá prejudicar o abastecimento de matéria prima para manter o frigorifico funcionando. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS