FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

O ADEUS AO “GARGANTA DE OURO” JOSÉ RICO, DA DUPLA MILIONÁRIO & JOSÉ RICO, QUE FARIA SHOW NA 34ª EXPÔJANAÚBA, ONDE TAMBÉM JÁ SE APRESENTOU; DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA LAMENTA A MORTE DO CANTOR JOSÉ RICO, QUE FOI JOGADOR DE FUTEBOL E TENTOU SER DEPUTADO FEDERAL NO ANO PASSADO

Fotos divulgação
José Rico, da dupla com Milionário, morre aos 68 anos.
AMERICANA, SÃO PAULO – Será na manhã desta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, na cidade de Americana, interior de São Paulo, o sepultamento do corpo do cantor e compositor José Rico, 68 anos, que faleceu ontem, terça-feira, dia 3, devido às complicações cardíacas. José Rico fazia parte da dupla Milionário & José Rico. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, o falecimento de José Rico deixa uma lacuna na música brasileira, principalmente no gênero sertanejo.
“Muito triste, lamentável”, respondeu José Aparecido ao referir à morte do cantor José Rico que, ao lado do parceiro Milionário, seria uma das principais atrações artísticas da 34ª ExpôJanaúba, a acontecer entre os dias 29 de maio e 7 de junho deste ano. A dupla Milionário & José Rico foi contratada para o encerramento do maior evento do agronegócio de Minas Gerais. “Há algum tempo reservamos o encerramento da ExpôJanaúba para os grandes artistas dos clássicos sertanejos e a dupla Milionário & José Rico teve a unanimidade para o término da nossa exposição”, explicou José Aparecido ao citar que no ano passado a dupla Gino & Geno se destacou no encerramento do evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.
Dupla Milionário & José Rico.
A dupla Milionário & José Rico já se apresentou, pouco tempo atrás, n exposição agropecuária de Janaúba. Com relação sobre o show de encerramento da 34ª ExpôJanaúba, no dia 7 de junho deste ano, José Aparecido informou que a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba, respeitando o luto da família do cantor José Rico, aguarda para os próximos dias uma reunião com o cantor Milionário, com o empresário André, responsável pelos contratos do show da dupla Milionário & José Rico, e também com o empresário João Wellington, que é o consultor do Sindicato Rural na contratação de shows, para tratar do assunto. O presidente do sindicato disse ainda que, assim como foi feito para a formação da grade de shows da 34ª ExpôJanaúba, irá ouvir a opinião pública com relação ao show de encerramento da exposição face ao falecimento do cantor José Rico.
JOSÉ RICO FOI JOGADOR DE FUTEBOL
Com trajetória que ultrapassa quatro décadas, a dupla Milionário & José Rico está entre os responsáveis pela onda de popularização do gênero musical entre os anos 1970 e 1980 — em parte graças ao flerte de José Rico com ritmos latinos, especialmente as canções populares do Paraguai e instrumentos do folclore cigano.
Nascido em 1946 no interior de Pernambuco e criado até a juventude no Paraná, José Alves dos Santos migrou ao fim da década de 1960 para São Paulo, onde conheceu o mineiro Romeu Januário de Matos, que mais tarde assumiria o nome artístico de Milionário.
José adotou o 'Rico' como apelido em homenagem à pequena cidade paranaense de Terra Rica, que considerava sua terra natal. Chegou a incluir a palavra como sobrenome oficial, registrado em cartório. Mais tarde, seus vibratos e entonação inconfundível lhe renderiam a alcunha de "o garganta de ouro do Brasil".
José Rico chegou à capital paulista em busca de profissionalização como cantor, apesar de ter se arriscado na carreira de jogador de futebol ainda na adolescência. Tendo como inspiração o carioca Miltinho, chegou a formar algumas duplas enquanto vivia no Paraná, mas mudou-se para a metrópole em busca de oportunidades maiores como intérprete. Com poucos recursos e sem conhecidos, hospedou-se em um dos hotéis baratos que eram refúgios para artistas anônimos na região paulistana conhecida como 'Boca do lixo'. Ali conheceu o mineiro Romeu, também recém-chegado à cidade, de quem tornar-se-ia o novo parceiro musical.
DUPLA COMEÇOU SENDO JOSÉ RICO & TUBARÃO
As primeiras aparições da dupla incluem o 'Show de calouros' apresentado por Silvio Santos no início dos anos 1970. A princípio, os artistas apresentavam-se como José Rico e Tubarão, até que o mineiro de Monte Santo teve a ideia de assumir-se como Milionário em referência ao apelido do parceiro. O próprio cantor também aponta seu nome artístico como uma releitura bem-humorada do popular Carnê Milionário do Baú, uma febre à época.

Durante a carreira, dupla Milionário & José Rico.
O primeiro compacto, produzido de maneira independente e com prensagem paga pelos artistas, ganhou notoriedade graças à faixa 'De longe também se ama', composição de José Rico. Em 1973 foram contratados por um selo da gravadora Continental, por onde lançariam 'Ilusão perdida' (1975), álbum que rendeu o sucesso 'Amor pra quem te amo'. Já na estreia, alcançaram disco de ouro. Seguiram-se outras gravações, às dezenas — são mais de 30 trabalhos em estúdio — sempre com vendas inabaláveis entre os amantes do sertanejo.
ESTRADA DA VIDA
O ápice da popularidade, contudo, só chegaria no quinto disco da dupla, com a gravação de 'Estrada da vida'. Lançada em 1977, a canção de José Rico tornou-se um sucesso definitivo, marcando a trajetória dos músicos e tornando-se referência entre os intérpretes do gênero.
Com mais de 2 milhões de cópias vendidas, a faixa inspirou o título de 'Na estrada da vida' (1980), filme que narra a trajetória da dupla. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos ('Rio, 40 graus' e 'Vidas secas'), o longa contou com Milionário e José Rico interpretando a si próprios, em elenco completo por Nádia Lippi e Turíbio Ruiz. A produção foi premiada no Festival de Brasília e chegou a ser exportada para circuitos internacionais, incluindo a China, onde os brasileiros cultivavam uma considerável e inusitada legião de fãs.
DUPLA SEPAROU, MAS VOLTOU; JOSÉ RICO PERDEU A ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL NO ANO PASSADO
Os sertanejos ainda retornaram às telonas em 1988 como estrelas do longa 'Saudade de minha terra', dirigido por Ney Sant'anna, filho de Pereira dos Santos. No drama musical, Milionário e José Rico são vítimas do golpe de um empresário e perdem todo o patrimônio. Fugindo da polícia, contam com a ajuda de uma caminhoneira (Marcélia Cartaxo) na busca por um deputado que pode salvá-los das complicações.
A dupla chegou a separar-se após o lançamento do vigésimo álbum da carreira, entre 1991 e 1994, graças ao que descreveram em entrevistas como "um comum acordo". José Rico chamava estes três anos sem o parceiro de "um tempo que não somou nada".  Durante o período, Milionário gravou com Mathias — à época também separado do parceiro Mato Grosso — enquanto José arriscou-se em carreira solo. Retomaram a parceria com o disco 'Nasci para te amar', primeiro lançamento em CD da carreira. Nas últimas eleições, em 2014, José Rico foi candidato a deputado federal por Goiás, pelo PMDB, mas não conseguiu se eleger. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e jornal Estado de Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS