JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

quarta-feira, 4 de março de 2015

O ADEUS AO “GARGANTA DE OURO” JOSÉ RICO, DA DUPLA MILIONÁRIO & JOSÉ RICO, QUE FARIA SHOW NA 34ª EXPÔJANAÚBA, ONDE TAMBÉM JÁ SE APRESENTOU; DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA LAMENTA A MORTE DO CANTOR JOSÉ RICO, QUE FOI JOGADOR DE FUTEBOL E TENTOU SER DEPUTADO FEDERAL NO ANO PASSADO

Fotos divulgação
José Rico, da dupla com Milionário, morre aos 68 anos.
AMERICANA, SÃO PAULO – Será na manhã desta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, na cidade de Americana, interior de São Paulo, o sepultamento do corpo do cantor e compositor José Rico, 68 anos, que faleceu ontem, terça-feira, dia 3, devido às complicações cardíacas. José Rico fazia parte da dupla Milionário & José Rico. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, o falecimento de José Rico deixa uma lacuna na música brasileira, principalmente no gênero sertanejo.
“Muito triste, lamentável”, respondeu José Aparecido ao referir à morte do cantor José Rico que, ao lado do parceiro Milionário, seria uma das principais atrações artísticas da 34ª ExpôJanaúba, a acontecer entre os dias 29 de maio e 7 de junho deste ano. A dupla Milionário & José Rico foi contratada para o encerramento do maior evento do agronegócio de Minas Gerais. “Há algum tempo reservamos o encerramento da ExpôJanaúba para os grandes artistas dos clássicos sertanejos e a dupla Milionário & José Rico teve a unanimidade para o término da nossa exposição”, explicou José Aparecido ao citar que no ano passado a dupla Gino & Geno se destacou no encerramento do evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.
Dupla Milionário & José Rico.
A dupla Milionário & José Rico já se apresentou, pouco tempo atrás, n exposição agropecuária de Janaúba. Com relação sobre o show de encerramento da 34ª ExpôJanaúba, no dia 7 de junho deste ano, José Aparecido informou que a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba, respeitando o luto da família do cantor José Rico, aguarda para os próximos dias uma reunião com o cantor Milionário, com o empresário André, responsável pelos contratos do show da dupla Milionário & José Rico, e também com o empresário João Wellington, que é o consultor do Sindicato Rural na contratação de shows, para tratar do assunto. O presidente do sindicato disse ainda que, assim como foi feito para a formação da grade de shows da 34ª ExpôJanaúba, irá ouvir a opinião pública com relação ao show de encerramento da exposição face ao falecimento do cantor José Rico.
JOSÉ RICO FOI JOGADOR DE FUTEBOL
Com trajetória que ultrapassa quatro décadas, a dupla Milionário & José Rico está entre os responsáveis pela onda de popularização do gênero musical entre os anos 1970 e 1980 — em parte graças ao flerte de José Rico com ritmos latinos, especialmente as canções populares do Paraguai e instrumentos do folclore cigano.
Nascido em 1946 no interior de Pernambuco e criado até a juventude no Paraná, José Alves dos Santos migrou ao fim da década de 1960 para São Paulo, onde conheceu o mineiro Romeu Januário de Matos, que mais tarde assumiria o nome artístico de Milionário.
José adotou o 'Rico' como apelido em homenagem à pequena cidade paranaense de Terra Rica, que considerava sua terra natal. Chegou a incluir a palavra como sobrenome oficial, registrado em cartório. Mais tarde, seus vibratos e entonação inconfundível lhe renderiam a alcunha de "o garganta de ouro do Brasil".
José Rico chegou à capital paulista em busca de profissionalização como cantor, apesar de ter se arriscado na carreira de jogador de futebol ainda na adolescência. Tendo como inspiração o carioca Miltinho, chegou a formar algumas duplas enquanto vivia no Paraná, mas mudou-se para a metrópole em busca de oportunidades maiores como intérprete. Com poucos recursos e sem conhecidos, hospedou-se em um dos hotéis baratos que eram refúgios para artistas anônimos na região paulistana conhecida como 'Boca do lixo'. Ali conheceu o mineiro Romeu, também recém-chegado à cidade, de quem tornar-se-ia o novo parceiro musical.
DUPLA COMEÇOU SENDO JOSÉ RICO & TUBARÃO
As primeiras aparições da dupla incluem o 'Show de calouros' apresentado por Silvio Santos no início dos anos 1970. A princípio, os artistas apresentavam-se como José Rico e Tubarão, até que o mineiro de Monte Santo teve a ideia de assumir-se como Milionário em referência ao apelido do parceiro. O próprio cantor também aponta seu nome artístico como uma releitura bem-humorada do popular Carnê Milionário do Baú, uma febre à época.

Durante a carreira, dupla Milionário & José Rico.
O primeiro compacto, produzido de maneira independente e com prensagem paga pelos artistas, ganhou notoriedade graças à faixa 'De longe também se ama', composição de José Rico. Em 1973 foram contratados por um selo da gravadora Continental, por onde lançariam 'Ilusão perdida' (1975), álbum que rendeu o sucesso 'Amor pra quem te amo'. Já na estreia, alcançaram disco de ouro. Seguiram-se outras gravações, às dezenas — são mais de 30 trabalhos em estúdio — sempre com vendas inabaláveis entre os amantes do sertanejo.
ESTRADA DA VIDA
O ápice da popularidade, contudo, só chegaria no quinto disco da dupla, com a gravação de 'Estrada da vida'. Lançada em 1977, a canção de José Rico tornou-se um sucesso definitivo, marcando a trajetória dos músicos e tornando-se referência entre os intérpretes do gênero.
Com mais de 2 milhões de cópias vendidas, a faixa inspirou o título de 'Na estrada da vida' (1980), filme que narra a trajetória da dupla. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos ('Rio, 40 graus' e 'Vidas secas'), o longa contou com Milionário e José Rico interpretando a si próprios, em elenco completo por Nádia Lippi e Turíbio Ruiz. A produção foi premiada no Festival de Brasília e chegou a ser exportada para circuitos internacionais, incluindo a China, onde os brasileiros cultivavam uma considerável e inusitada legião de fãs.
DUPLA SEPAROU, MAS VOLTOU; JOSÉ RICO PERDEU A ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL NO ANO PASSADO
Os sertanejos ainda retornaram às telonas em 1988 como estrelas do longa 'Saudade de minha terra', dirigido por Ney Sant'anna, filho de Pereira dos Santos. No drama musical, Milionário e José Rico são vítimas do golpe de um empresário e perdem todo o patrimônio. Fugindo da polícia, contam com a ajuda de uma caminhoneira (Marcélia Cartaxo) na busca por um deputado que pode salvá-los das complicações.
A dupla chegou a separar-se após o lançamento do vigésimo álbum da carreira, entre 1991 e 1994, graças ao que descreveram em entrevistas como "um comum acordo". José Rico chamava estes três anos sem o parceiro de "um tempo que não somou nada".  Durante o período, Milionário gravou com Mathias — à época também separado do parceiro Mato Grosso — enquanto José arriscou-se em carreira solo. Retomaram a parceria com o disco 'Nasci para te amar', primeiro lançamento em CD da carreira. Nas últimas eleições, em 2014, José Rico foi candidato a deputado federal por Goiás, pelo PMDB, mas não conseguiu se eleger. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e jornal Estado de Minas)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.