FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SENAR MINAS, SUAPI E SINDICATO RURAL CAPACITAM PRESOS NO PRESÍDIO DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
A capacitação e o trabalho desenvolvido pelos presos no presídio em Janaúba são metas de ressocialização adotadas pela Suapi.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dez presos do presídio de Janaúba participaram nesta semana do curso de olericultura promovido pelo Sindicato Rural de Janaúba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas numa parceria com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). O curso foi entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no próprio presídio. O site do jornalista Oliveira Júnior e o Jornal da Serra Geral acompanharam as instruções técnicas.
         Depois das aulas teóricas ministradas pelo engenheiro agrônomo janaubense Roney Alex Araújo, instrutor e mobilizador do Senar Minas, os presos foram para a horta da unidade prisional onde colocaram em prática os conhecimentos absorvidos. “Para nós isso é muito importante, pois ganhamos a oportunidade de aprender e ainda ficar fora da cela por algumas horas”, comentou um dos detentos que participou do curso.
         Devidamente uniformizados e com equipamentos de proteção individual (E.P.I), os presos prepararam os canteiros e a horta. Nesse caso, eles também receberam as instruções do engenheiro Roney Araújo sobre o tipo de solo para a cultura de hortaliças, a preparação da área, adubação e plantio. “Já plantei horta na minha vida, mas aqui (no curso) aprendi novo jeito correto de fazer a horta”, explicou um dos detentos ao ser indagado pelo site do jornalista Oliveira Júnior e pelo Jornal da Serra Geral se já sabia cultivar uma horta.
Foto Oliveira Júnior
Além do conhecimento teórico e prático no presídio de Janaúba, presos têm a pena reduzida num dia para cada três dias trabalhado.
Essa é a segunda vez que o Senar Minas e o Sindicato Rural de Janaúba promovem a capacitação de presos em olericultura, nesta cidade, incrementando assim as atividades de promoção social que essas duas entidades têm desenvolvidas tanto na zona rural quanto na cidade. “Seguimos o objetivo do Senar Minas em possibilitar a toda comunidade as mudanças de atitudes, através do conhecimento, em favor da qualidade de vida”, justificou Roney Araújo que no próximo mês irá capacitar detentos de outro presídio no Norte de Minas.
         Com luvas e a disposição em ajudar os colegas no preparo da horta, um preso deixou transparecer no semblante a alegria de poder, nesta semana, conhecer a área da horta da unidade prisional. “Tenho quase dois anos de prisão e essa é a primeira vez que saio fora da cela e do pátio interno”, mencionou o detento ao site do jornalista Oliveira Júnior e ao Jornal da Serra Geral. Ele completou dizendo “só de estar aqui fora (no anexo do presídio, com escolta de agentes penitenciários) é bom demais”. Esse preso lamentou que desde quando foi recolhido não recebeu visita de familiares. No próximo mês ele será submetido a julgamento.
         Para Geraldo Welson Silva, diretor geral do presídio de Janaúba, essa parceria pela execução do curso segue a metodologia de trabalho da Suapi pela ressocialização dos detentos. Segundo ele, os participantes são qualificados e recebem o certificado de capacitação o que, no futuro, poderá ser útil para que os mesmos sejam inseridos no mercado de trabalho.
Os 10 participantes, todos condenados, foram escolhidos entre os mais de 150 recolhidos no presídio local. O tipo de escolha leva-se em considerações vários requisitos, entre eles o bom comportamento, a confiança e o comprometimento do próprio detento pelo curso. O diretor Geraldo Silva ressalta que a atividade extra cela conta com o respaldo da Justiça, Ministério Público e da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a qual a Suapi pertence.
         Os equipamentos de proteção individual (E.P.I), caso de botas e luvas, além das ferramentas (rastel, pá e enxadas) e do adubo (esterco) foram adquiridos por intermédio do Sindicato Rural e voluntários. O preso que participa dessa atividade de capacitação e ressocialização é beneficiado pela redução de um dia da pena para cada três dias trabalhados. Além do curso de preparo de horta, os detentos do presídio de Janaúba também participam de cursos artesanais, inclusive tendo os materiais produzidos são expostos e vendidos na comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS