JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

domingo, 1 de fevereiro de 2015

MANANCIAIS MINEIROS DESAPARECEM DEVIDO À SECA E AS AGRESSÕES À NATUREZA; LEITO DO RIO GORUTUBA VIRA ESTRADA

Foto Solon Queiroz
José Soares percorre de moto o leito do rio Gorutuba, que se limita a um filete de água, no Norte de Minas.
FRANCISCO SÁ (por Luiz Ribeiro) – O agricultor José Soares Andrade Sobrinho, 54 anos, se desloca com sua motocicleta dentro do leito do rio Gorutuba, que ele já viu correr cheio o ano inteiro e, agora, se resume a um filete. Ele está desolado, sem saber como manter sua propriedade se a água do manancial acabar de vez. O drama dos produtores rurais se estende à população urbana. A 120 quilômetros da nascente do Gorutuba, em Janaúba, no Norte de Minas, está a barragem do Bico da Pedra, que também abastece Nova Porteirinha e as plantações de 345 agricultores do Projeto de Irrigação do Gorutuba, de onde sai grande parte das frutas – principalmente banana – comercializadas na Central de Abastecimento (Ceasa), em Belo Horizonte.
José Soares mora na região do distrito de Catuni, em Francisco Sá. Ainda perto de sua nascente, o Gorutuba parece mais uma grande estrada, onde corre como um filete de água, prestes a secar. Apesar de sua importância para o abastecimento humano e produção de alimentos, o manancial está degradado. O leito está completamente assoreado por bancos de areia e sedimentos. Junto a uma estrada, a 400 metros de Catuni, são visíveis os estragos causados pela extração de areia. “A gente fica com muita tristeza de ver o rio nesta situação. Ele tinha muita água. Agora, é um ‘areião’ só”, lamenta José Soares. Ele lembra que, em outubro do ano passado, depois de oito meses da estiagem rigorosa, o rio “cortou” e voltou a correr em novembro, mas com vazão muito reduzida. 
Hoje, segundo ele, o nível deveria ser de um metro. Na mesma região, o estudante João Marcos Ferreira da Silva, 18 anos, experimentou uma mudança radical: quando era criança, nadou no Gorutuba. Hoje, percorrendo o leito seco de moto. A lavradora Maria dos Reis Durães, 40 anos, também reclama. “O rio chegou a esta situação por causa do desmatamento e da retirada de areia”. Por conta das agressões à natureza e das secas sucessivas, centenas de pequenos rios e córregos já desapareceram no Norte de Minas. Um deles é o rio Jacu, afluente do Gorutuba, que passa no fundo da casa de Maria dos Reis, na localidade de Santos Reis, próximo de Catuni. “O rio Jacu secou tanto que não tem água nem para manter uma galinha”, conta a mulher, acrescentando que a salvação das 15 famílias da área rural é um poço tubular público.
CORTE DE MATA NATIVA
A região onde o Gorutuba nasce foi altamente afetada pela derrubada da mata nativa para dar lugar a reflorestamentos de eucalipto, que passaram a ocupar grandes extensões de terra no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha na década de 1970. “A diminuição da água no Gorutuba mostra que pagamos o preço do desmatamento. Com a retirada da mata nativa, foi eliminada também a permeabilidade natural da água da chuva, ocasionando o assoreamento das nascentes do Gorutuba e outros rios”, observa o ambientalista Soter Magno do Carmo, de Montes Claros.
Ele diz que a drástica redução da vazão do Gorutuba é ameaça a barragem do Bico da Pedra, maior reservatório do Norte de Minas, construído na década de 1970. “A barragem do Bico da Pedra também é abastecida por água da chuva de uma grande bacia. Mas está muito assoreada”, alerta Magno. A barragem está 10,9 metros abaixo do nível máximo, com aproximadamente 30% de sua capacidade, que é de 560 milhões de metros cúbicos.
Conforme especialistas, se tivesse chovido normalmente em dezembro e janeiro, o reservatório deveria estar acima de 50% de sua capacidade. O fornecimento de água para Janaúba (75 mil habitantes) e Nova Porteirinha (7,4 mil habitantes) está regularizado. Já os 345 pequenos agricultores do projeto de irrigação do Gorutuba sofrem com o racionamento, recebendo água a cada dois dias.
A degradação ambiental afeta outros mananciais do Norte de Minas, caso do Rio Pardo, onde é feita a captação da água consumida pelos moradores de Taiobeiras, de 30,9 mil habitantes. Entre os problemas estão desmatamento, retirada das matas ciliares e extração de areia. Assim como o Gorutuba, o Pardo foi duramente afetado pela retirada da vegetação nativa para plantio de eucalipto para produção de carvão vegetal, que acabou com nascentes do rio.
Apesar da baixa vazão do Pardo, o fornecimento de água para a área urbana ainda está normalizado, mas dezenas de famílias da zona rural obrigadas a esperar a chegada do caminhão-pipa. Morador de Taiobeiras, o técnico em ambiente Amarildo Freitas conta que, somada aos danos provocados no passado pela monocultura do eucalipto e a derrubada de matas nativas para formação de pastagens, o rio passou a sofrer danos provocados pelos chacreamentos ilegais. “Todo mundo se sente no direito de desmatar, acabando com a matas ciliares”, lamenta.
Ele diz que o Pardo teve sua vazão reduzida na década de 1970, quando o Ribeirão Santana, um dos principais afluentes, parou de correr. Ele diz que o Ribeirão Santana foi degradado pelo projeto Pro – Várzeas, do governo federal, cujo objetivo era eliminar áreas de várzeas, justamente os terrenos que contribuem para a manutenção dos rios. “Acabaram com as áreas úmidas, as lagoas e reservatórios, que foram drenados. Foi o maior desastre ambiental da região”, conta Amarildo, lembrando que o ribeirão secou completamente, prejudicando centenas de pequenos produtores de Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. (Fonte: jornal Estado de Minas)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.