FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PESQUISADOR DE JANAÚBA, COM DESTAQUE NO BRASIL, ÁFRICA E ESTADOS UNIDOS, RECEBE A MEDALHA DE MÉRITO BARÃO DO GORUTUBA

Foto Paulo & Galego
Luiz Carlos Júnior Alcântara com a medalha Barão de Gorutuba que recebeu dos vereadores Sérgio Coelho e Armando Peninha, autores da indicação dessa homenagem. 
JANAÚBA(por Oliveira Júnior) – Mineiro de Janaúba, Luiz Carlos Júnior Alcântara faz parte da equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com destacada atuação na área de saúde no Brasil, nos Estados Unidos e na África. Luizinho, como é mais conhecido, retornou à Janaúba no final de dezembro de 2014 para receber a Medalha de Mérito Barão do Gorutuba, honraria essa lhe concedida pela Câmara Municipal de Janaúba.
Foto Paulo & Galego
Presidente da Câmara de Janaúba, vereador Sérgio Coelho é um dos autores da indicação de Luiz Carlos Júnior Alcântara a ser contemplado com a medalha Barão do Gorutuba. 
Aos 47 anos, Luiz Carlos Júnior Alcântara faz parte da equipe da Fiocruz nos estudos especializados em epidemiologia molecular e evolução dos retro vírus humanos. Ele coordena a equipe que desenvolveu na Bahia um programa para analisar sequências do vírus HIV, causador da Aids, e ajudar na avaliação de dados de sequência de DNA. A homenagem ao pesquisador Luiz Carlos Júnior foi através da indicação dos vereadores Armando Peninha Batista e Sérgio Henrique Coelho e aprovada por unanimidade pelo plenário do legislativo.
Foto Paulo & Galego
Vereador Armando Peninha, autor da indicação da homenagem, entrega a medalha Barão do Gorutuba a Luiz Carlos Júnior Alcântara.
Filho de Luiz Alcântara Santos e Maria Rosa Alcântara, mais conhecidos como Luiz do Clube e Nenzinha, Luizinho desde os tempos do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Maurício Augusto de Azevedo, aqui em Janaúba, já despontava pela dedicação aos estudos. Ele não recuava diante dos obstáculos. O adolescente que viveu no bairro Nova Esperança, nesta cidade, se esforçou no conhecimento. Passou por momentos de superação, dentre eles um acidente do qual ele e amigos foram vítimas.  
Foto Paulo & Galego
Tenente Farley Silveira, do Corpo de Bombeiros de Janaúba; vereador Armando Peninha, secretário da mesa diretora; prefeito de Janaúba, Yuji Yamada; vereador Sérgio Coelho; promotora de Justiça de Janaúba, Vanessa do Carmo Diniz; e o vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, então vice-presidente da Câmara.  
Ao sair do solo gorutubano, Luiz Carlos Júnior tinha algo determinado. Ele é pesquisador titular do laboratório de hematologia, genética e biologia computacional do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, em Salvador, Bahia. Graduado em farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, o janaubense Luiz Carlos Júnior possui ainda dois pós-doutorados, sendo um realizado no Instituto Nacional do Câncer e o outro no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Ele exerce ainda a função de pesquisador em bioquímica da Fiocruz, na África do Sul, e é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia.  
Foto Oliveira Júnior
Luiz Carlos Júnior com os pais Maria Rosa, a Nenzinha, e Luiz Alcântara, o Luiz do Clube. 
BARÃO DO GORUTUBA 
Criada em 1996, pela Lei municipal 1.093, a Medalha de Mérito Barão do Gorutuba destina-se a distinguir e premiar os gorutubanos natos que contribuem ou contribuíram e elevaram de modo notável o engrandecimento do município. A concessão dessa medalha é de competência da Câmara Municipal. A entrega acontece no dia 27 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de Janaúba.O nome da Medalha de Mérito Barão do Gorutuba é uma homenagem ao Coronel da Guarda Nacional Ângelo de Quadros Bittencourt, nascido em 1831, em Caitité, na Bahia. Ele chegou ao Norte de Minas no final do século 19 e em 20 de junho de 1889 foi condecorado como primeiro e único Barão do Gorutuba por ter prestado relevantes serviços ao Estado e à humanidade, e ainda se antecipou à Lei Áurea, dando liberdade aos seus escravos. 
Foto Oliveira Júnior
Em entrevista à TV Serra Geral, de Janaúba, Luiz Carlos Júnior relata sobre a sua atuação profissional e a emoção em ser agraciado na cidade onde nasceu.  
Político de grande prestígio, Coronel Ângelo Quadros, o Barão do Gorutuba, fez parte da Câmara Municipal de Grão Mogol como um dos seus vereadores. O Barão do Gorutuba foi Juiz de Paz no distrito de Gorutuba, que fica entre os municípios de Janaúba e Porteirinha. O Barão do Gorutuba faleceu em 9 de março de 1892, aos 61 anos de idade.
A condecoração de Barão do Gorutuba é uma referência ao rio Gorutuba que passa pela cidade de Janaúba, onde os seus habitantes recebem a denominação de janaubenses e carinhosamente de gorutubanos fazendo jus ao nome do rio Gorutuba (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS