JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

POSTO POLICIAL DEMOLIDO ONTEM, 7 DE DEZEMBRO, ERA PREVISTO PARA SER DERRUBADO EM 2012 PELA ADMINISTRAÇÃO PASSADA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Conforme o site do jornalista Oliveira Júnior e o Jornal da Serra Geral haviam noticiado com exclusividade no dia 29 de novembro, o Posto de Observação e Vigilância (POV) da praça Rômulo Sales de Azevedo (BNB), centro de Janaúba, foi demolido. A retirada dessa estrutura ocorreu na manhã de ontem, domingo, dia 7 de dezembro.
Foto Alessandro Aguiar 
Desativado há anos, o posto de observação e vigilância foi usado para a divulgação de evento da Acijan, entidade que juntamente com a Credigerais, responsável financeiramente pela construção dessa estrutura física.
A derrubada do posto policial foi feita pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, após obter o aval da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), entidade essa juntamente com a Cooperativa de Crédito Mútuo da região da Serra Geral de Minas (Credigerais), responsável pelo custo da construção da estrutura, em 2005. Com 9 anos de construção, o POV funcionou ativamente nos primeiros dias após a inauguração. Pode se dizer que ficou desativado muito mais tempo do que em pleno funcionamento. A demolição do POV, sem uso, tem como finalidade oferecer melhores condições para o sistema de vídeo monitoramento (olho vivo) na praça e na rua Francisco Sá. Com a estrutura do posto havia dificuldade para a câmera focalizar o movimento na rua Francisco Sá e na referida praça. 
Foto Alessandro Aguiar
Demolição do pouco usado posto policial foi no início da manhã desse domingo, dia 7 de dezembro.
POSTO SERIA DERRUBADO NA GESTÃO PASSADA
A inutilização do Posto de Observação e Vigilância (POV) e a sua demolição já era planejada pela prefeitura há anos. Na gestão do prefeito José Benedito Nunes Neto (2009-2012) foi cogitada a retirada do posto policial da praça. Isso foi em 2012, mas o prefeito foi convencido pela própria assessoria a não demolir.
Com a elevação da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar de Janaúba para 51º Batalhão da PM local, há necessidade de mais espaço físico para a polícia. Apesar de sediar um batalhão, na cidade de Janaúba também existe (atualmente anexa ao 51º BPM) a companhia que atende especificamente no policiamento da cidade e do município.
No início de 2012 o comando do Batalhão da PM de Janaúba apresentou ao prefeito José Benedito um projeto de instalação da companhia policial no centro da cidade, mais especificamente na praça Rômulo Sales de Azevedo (BNB). Naquela ocasião não havia cogitação da implantação do sistema de vídeo monitoramento (olho vivo) em Janaúba. Pelo projeto da PM, no espaço onde estava construído o POV seria adaptado para um posto policiais mais abrange, ocupando uma área em torno de 64 metros quadrados, algo entre oito metros de comprimento por oito metros de largura. Essa unidade policial ocuparia o POV e mais espaço da praça.
A idéia foi abordada. A PM sugeriu construir a unidade policial na antiga biblioteca (onde, hoje está sendo construído o polo do Instituto Federal), mas não foi em vão. Há planejamento em que a prefeitura deverá doar uma área, fora do centro, talvez na margem da rodovia MG-401 (saída para Janaúba), para a construção do Batalhão da PM que ainda continuaria com o espaço físico onde funciona o quartel, na avenida Santa Mônica.
Foto Alessandro Aguiar 
Prefeitura ainda não definiu o que fará com o espaço surgido na praça após a demolição do posto policial. Existe possibilidade de se construir nessa praça o monumento ao gorutubano. 
Essa não é a primeira vez que ocorre modificação estrutura da na praça Rômulo Sales de Azevedo (BNB). Na gestão do prefeito Joaquim Maurício de Azevedo Bahia (1983 a 88), com a transferência do mercado municipal da praça para o local atual (construído na administração do prefeito Wildemar Vivi Maximino da Cruz, 1977 a 82), e a edificação do prédio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) houve a estruturação da praça. Nas administrações seguintes ocorreram algumas intervenções no local.
Na administração do prefeito Ivonei Abade Brito (2001-2008) aconteceu a reformulação da praça, que tinha tamanho maior. Nessa ocasião foi implantado acesso da avenida Brasil na praça em direção às ruas Rui Barbosa e Francisco Sá. A intenção era e vem sendo com o intuito de fluir com mais rapidez o trânsito na cidade.
Além da demolição do POV na praça Rômulo Sales de Azevedo, também ocorreu alteração estrutural na avenida do Comércio. Com recurso da Copasa, que havia feito a mudança na tubulação da rede de distribuição de água na referida via, a pavimentação da avenida do Comércio foi modificada. A Copasa custeou o asfaltamento da avenida no lugar do bloquete. A prefeitura, na gestão do prefeito Ivonei Abade, inovou na estruturação dessa avenida com a implantação da ciclovia (a segunda em Janaúba), estacionamento diferenciado para motos, bicicletas e carros.
Foto Oliveira Júnior/arquivo 
Praça Rômulo Sales de Azevedo (BNB) em 2006, ano em que sofreu modificação estrutural.
A principal avenida do comércio de Janaúba ganhou, nessa estruturação, uma rotatória dotada do monumento aos gorutubanos. Porém, sob a alegação de acidentes (raro de acontecer, mas o que ocorreram foram, segundo a polícia, devido a imprudência dos condutores de veículos nas noites e madrugadas de fim de semana), a rotatória foi excluída gradativamente. Primeiro, ainda na segunda gestão do prefeito Ivonei houve a retirada do monumento ao gorutubano diante da ação de vândalos que destruíram parte dessa homenagem aos nativos de Janaúba. Na administração do prefeito José Benedito ocorreu a demolição da estrutura da rotatória que foi mantida com sinalizadores no asfalto. Contudo, com a implantação do sistema de vídeo monitoramento (olho vivo) a rotatória deixou de existir, neste semestre. No local, que há a confluência com as ruas São João da Ponte, Santos Dumont e Barão de Gorutuba, teve reformulação no trânsito, inclusive com a implantação de uma câmera de vídeo do sistema olho vivo.
Todas as praças no centro de Janaúba têm sido modificadas nos últimos 30 anos. Além da praça Rômulo Sales (BNB), a praça Dr. Rockert passou para ampla alteração ainda no governo do prefeito Joaquim Maurício de Azevedo. As praças Dr. Maurício de Azevedo (Matriz) e Péricles de Oliveira Santos (onde morou Dr. Paulo) foram mudadas. Na primeira havia fonte luminosa (implantada pelo prefeito Adelino Pereira Dias, 1973 a 76) e, na administração do prefeito Edilson Brandão Guimarães (1993 a 95), ganhou o coreto. Na segunda praça, onde está o Colégio Prêmio, tinha uma estrutura com a circulação de água.
Foto arquivo de Oliveira Júnior
Praça Dr. Maurício de Azevedo, nos anos 80, em frente à igreja Matriz. 
A praça do Cristo Redentor recebeu melhorias, inclusive com a recolocação da imagem do Cristo que tinha as costas viradas para a avenida Manoel Atayde. A praça Joaquim Maurício de Azevedo (conhecida por praça da Estação e atualmente mais citada como praça do Viva Vida) foi construída pelo prefeito Ivonei Abade, uma vez que antes no local haviam várias árvores e sem benfeitorias. Quando era prefeito, nos anos 80, Joaquim Maurício teria planejado construído nessa praça o centro administrativo, reunindo no mesmo local, todos os setores da prefeitura. Há ainda a praça Luiz Pedro, anexa ao terminal rodoviário de passageiros (rodoviária), que pouco tem recebido investimento apesar de ser muita frequentada. Isso sem considerar que a atual praça Vitório Evangelista, no bairro Padre Eustáquio, foi reconstruída pelo prefeito Ivonei Abade, retirando do local a pista de skate, erguida na administração do prefeito Aldimar Dimas Rodrigues, e o local era denominada de praça do Skate. A praça Justino Pereira de Brito, mais conhecida como praça do Triângulo, entre os bairros Padre Eustáquio e Cerâmica, ganhou retoques nas administrações de Wildemar (Vivi) Maximino da Cruz (1997 a 2000) e de Ivonei Abade Brito (2001 a 2008) e ganhou área de prática esportiva e palco fixo no governo do prefeito José Benedito Nunes Neto (2009 a 2012). Praças nos bairros Santo Antônio e Rio Novo também já foram modificadas em anos anteriores.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.