JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

sábado, 22 de novembro de 2014

ESTUDANTE DE JANAÚBA ESTÁ NA FINAL DA OLIMPÍADA NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA; ELE CONCORRE COM TEXTO SOBRE O IMPACTO NEGATIVO PARA JANAÚBA E NORTE DE MINAS COM A IMPORTAÇÃO DE BANANA DO EQUADOR

Foto Verônica Manevy
Estudante João Victor Borges Oliveira e a professora Zulma Ferreira de Souza: representantes de Janaúba na olimpíada nacional.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Macacos me mordam, nossa riqueza está em risco!” Esse é o título do texto do estudante João Victor Borges Oliveira, de Janaúba, que se classificou para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que o aluno janaubense abordou sobre o aspecto da fruticultura na economia de Janaúba, sobretudo o impacto negativo diante da importação de banana do Equador, motivada por medidas do governo brasileiro. Isso foi tema de audiência pública realizada nesta cidade pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e pela Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), em abril deste ano.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (EEMAA), João Victor Borges Oliveira seguiu para Brasília-DF acompanhado da professora Zulma Ferreira de Souza. Na capital brasileira, os representantes de Janaúba participaram da semifinal sobre Artigo de Opinião. A educadora Zulma e o estudante João Victor retornam para Janaúba com medalhas significando a classificação para a final com 38 participantes em que serão escolhidos os cinco melhores textos nacionais.
Foto Oliveira Júnior 
Presidente da Abanorte, Jorge Luís Souza; presidente da Abanorte e do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, em pé; e o presidente da Conabran, Dirceu Colares: audiência pública contra a importação de banana equatoriana.
O estudante João Victor Borges Oliveira abordou, com o gênero, a importação da banana do Equador para o Brasil. Ele ressaltou os prejuízos que isso pode trazer para a cidade, que é uma importante produtora da fruta. “O que me chamou a atenção para escrever esse artigo foi ver como o assunto está sendo discutido na minha cidade. No meu texto, enfatizei os prejuízos que pode trazer, pois o Equador consegue vender a banana mais barata, porque a mão de obra lá é mais barata”, ressalta o finalista. Para a premiação, João Victor se revela ansioso. “Sei que vai ser difícil, mas a expectativa é grande. Serão escolhidos cinco entre 38 finalistas. Estou representando o Norte de Minas e espero conseguir uma medalha”, conclui. A final será em Brasília-DF, em dezembro.
REGIÃO DIZ NÃO À BANANA DO EQUADOR
No dia 16 de abril deste ano houve uma audiência pública em Janaúba com o intuito de que o governo federal mude a postura e evite um caos na bananicultura nacional diante do aceno do governo brasileiro pela importação da banana do Equador (VEJA AQUI). Organizada pela Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban), pela Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Sindicato Rural de Janaúba e pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Aspronorte), a audiência pública serviu para avaliar a influência da fruticultura no contexto social e econômico de Janaúba e região. 
Foto Oliveira Júnior

Produtores rurais, estudantes da área de ciências agrárias, técnicos e funcionários de empresas de frutas do Norte de Minas na audiência pública sobre a compra de banana do Equador. 
O encontro também serviu como parâmetro para analisar a possibilidade de declínio nesse setor com a concorrência da importação da fruta equatoriana na qual, segundo técnicos brasileiros, há alta incidência do uso de produto químico e ainda a facilidade da praga da sigatoka negra que tem grande poder de destruição dos bananais. Diante disso, conforme levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, na audiência em Janaúba, sete meses atrás, a palavra de ordem foi “não à banana do Equador”.
O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, que também é presidente da Aspronorte, entidade que representa 43 sindicatos e mais de 33 mil produtores, mencionou que são quase 12 mil hectares de banana em produção no Norte de Minas. “Quase 30 anos de luta do produtor rural para buscar tecnologia, investir no campo e, infelizmente, depara com uma atitude do governo brasileiro em que desvaloriza a classe rural”, comentou o presidente da Aspronorte.
Foto Oliveira Júnior
Movimento em Janaúba alerta sobre os prejuízos sócios e econômicos que a vinda de banana do Equador podem causar ao Norte de Minas.  
De acordo com Jorge Luís Souza, presidente da Abanorte, o ideal nesse momento e que haja ação técnica em que fique claro o perigo que a banana do Equador pode afetar no que tange à qualidade do fruto. Ele cita ainda que os produtores devem agir politicamente e conclamarem o governo a analisar o quanto a decisão pela importação da fruta poderá causar danos à economia nacional e o enfraquecimento da fruticultura. Dirceu Colares, presidente da Conaban, afirmou que o Norte de Minas produz a melhor banana do Brasil. A bananicultura no Norte de Minas oferece 15 mil empregos diretos e 45 mil indiretos. “Somos capaz de abastecer o mercado interno”, frisou Dirceu Colares.  Para José Valci, presidente do Conselho Administrativo da Agricultura Familiar do Projeto Jaíba e que representa 1.800 agricultores, o governo federal tem que ser sensível com a agricultura, pois esse setor tem condição de produzir para abastecer o Brasil. GOVERNO BRASILEIRO SUSPENDE A COMPRA DE BANANA DO EQUADOR
A OLIMPÍADA NACIONAL
A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A iniciativa é bienal e realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias Poema no 5º e 6º anos do ensino fundamental, Memórias no 7º e 8º anos do ensino fundamental, Crônica no 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio, Artigo de opinião no 2º e 3º anos do ensino médio. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e com informações da AgênciaMinas)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.