FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

ESTUDANTE DE JANAÚBA ESTÁ NA FINAL DA OLIMPÍADA NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA; ELE CONCORRE COM TEXTO SOBRE O IMPACTO NEGATIVO PARA JANAÚBA E NORTE DE MINAS COM A IMPORTAÇÃO DE BANANA DO EQUADOR

Foto Verônica Manevy
Estudante João Victor Borges Oliveira e a professora Zulma Ferreira de Souza: representantes de Janaúba na olimpíada nacional.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Macacos me mordam, nossa riqueza está em risco!” Esse é o título do texto do estudante João Victor Borges Oliveira, de Janaúba, que se classificou para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que o aluno janaubense abordou sobre o aspecto da fruticultura na economia de Janaúba, sobretudo o impacto negativo diante da importação de banana do Equador, motivada por medidas do governo brasileiro. Isso foi tema de audiência pública realizada nesta cidade pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e pela Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), em abril deste ano.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (EEMAA), João Victor Borges Oliveira seguiu para Brasília-DF acompanhado da professora Zulma Ferreira de Souza. Na capital brasileira, os representantes de Janaúba participaram da semifinal sobre Artigo de Opinião. A educadora Zulma e o estudante João Victor retornam para Janaúba com medalhas significando a classificação para a final com 38 participantes em que serão escolhidos os cinco melhores textos nacionais.
Foto Oliveira Júnior 
Presidente da Abanorte, Jorge Luís Souza; presidente da Abanorte e do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, em pé; e o presidente da Conabran, Dirceu Colares: audiência pública contra a importação de banana equatoriana.
O estudante João Victor Borges Oliveira abordou, com o gênero, a importação da banana do Equador para o Brasil. Ele ressaltou os prejuízos que isso pode trazer para a cidade, que é uma importante produtora da fruta. “O que me chamou a atenção para escrever esse artigo foi ver como o assunto está sendo discutido na minha cidade. No meu texto, enfatizei os prejuízos que pode trazer, pois o Equador consegue vender a banana mais barata, porque a mão de obra lá é mais barata”, ressalta o finalista. Para a premiação, João Victor se revela ansioso. “Sei que vai ser difícil, mas a expectativa é grande. Serão escolhidos cinco entre 38 finalistas. Estou representando o Norte de Minas e espero conseguir uma medalha”, conclui. A final será em Brasília-DF, em dezembro.
REGIÃO DIZ NÃO À BANANA DO EQUADOR
No dia 16 de abril deste ano houve uma audiência pública em Janaúba com o intuito de que o governo federal mude a postura e evite um caos na bananicultura nacional diante do aceno do governo brasileiro pela importação da banana do Equador (VEJA AQUI). Organizada pela Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban), pela Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Sindicato Rural de Janaúba e pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Aspronorte), a audiência pública serviu para avaliar a influência da fruticultura no contexto social e econômico de Janaúba e região. 
Foto Oliveira Júnior

Produtores rurais, estudantes da área de ciências agrárias, técnicos e funcionários de empresas de frutas do Norte de Minas na audiência pública sobre a compra de banana do Equador. 
O encontro também serviu como parâmetro para analisar a possibilidade de declínio nesse setor com a concorrência da importação da fruta equatoriana na qual, segundo técnicos brasileiros, há alta incidência do uso de produto químico e ainda a facilidade da praga da sigatoka negra que tem grande poder de destruição dos bananais. Diante disso, conforme levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, na audiência em Janaúba, sete meses atrás, a palavra de ordem foi “não à banana do Equador”.
O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, que também é presidente da Aspronorte, entidade que representa 43 sindicatos e mais de 33 mil produtores, mencionou que são quase 12 mil hectares de banana em produção no Norte de Minas. “Quase 30 anos de luta do produtor rural para buscar tecnologia, investir no campo e, infelizmente, depara com uma atitude do governo brasileiro em que desvaloriza a classe rural”, comentou o presidente da Aspronorte.
Foto Oliveira Júnior
Movimento em Janaúba alerta sobre os prejuízos sócios e econômicos que a vinda de banana do Equador podem causar ao Norte de Minas.  
De acordo com Jorge Luís Souza, presidente da Abanorte, o ideal nesse momento e que haja ação técnica em que fique claro o perigo que a banana do Equador pode afetar no que tange à qualidade do fruto. Ele cita ainda que os produtores devem agir politicamente e conclamarem o governo a analisar o quanto a decisão pela importação da fruta poderá causar danos à economia nacional e o enfraquecimento da fruticultura. Dirceu Colares, presidente da Conaban, afirmou que o Norte de Minas produz a melhor banana do Brasil. A bananicultura no Norte de Minas oferece 15 mil empregos diretos e 45 mil indiretos. “Somos capaz de abastecer o mercado interno”, frisou Dirceu Colares.  Para José Valci, presidente do Conselho Administrativo da Agricultura Familiar do Projeto Jaíba e que representa 1.800 agricultores, o governo federal tem que ser sensível com a agricultura, pois esse setor tem condição de produzir para abastecer o Brasil. GOVERNO BRASILEIRO SUSPENDE A COMPRA DE BANANA DO EQUADOR
A OLIMPÍADA NACIONAL
A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A iniciativa é bienal e realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias Poema no 5º e 6º anos do ensino fundamental, Memórias no 7º e 8º anos do ensino fundamental, Crônica no 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio, Artigo de opinião no 2º e 3º anos do ensino médio. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e com informações da AgênciaMinas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS