JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AO AMIGO, COLEGA E IRMÃO PERÉ COM CARINHO, MUITO OBRIGADO MEU MESTRE, O NOSSO DEGAS MAIS NOVO, O SAPO NA MUDA

Foto Oliveira Júnior
Luís Carlos Novaes, o Peré. Nasceu em 25 de dezembro de 1953. Jornalista, radialista e escritor. Atuou em jornais, rádios e assessorias de imprensa em Montes Claros e em janaúba, além de prestar serviço em outros municípios e para órgãos do governo do Estado.
Luís Peré morreu na tarde de ontem, domingo, dia 5 de outubro, no hospital.
O corpo dele é velado na Câmara Municipal de Montes Claros. O sepultamento do jornalista Luís Carlos Novaes, o Peré, está previsto para ás 17h desta segunda-feira, dia 6 de outubro, em Montes Claros.
Foto Vagner Oliva
Luís Carlos Novaes com Oliveira Júnior e, ao fundo, Porretinha.
“Quis ficar sentado para poder ver a barriga dos meninos...que estão com cabelos brancos”. Essa foi uma das últimas frases que ouvi do amigo, irmão e colega jornalista Luís Carlos Vieira Novaes, o Peré, na visita que fizemos a ele na sexta-feira, dia 3 de outubro, na residência dele. Abatido e com dores no corpo, Luís Carlos Novaes pediu à esposa e companheira de longa data Maria Inês Sobrinho que o levantasse diante da visita que recebia naquele momento: os jornalistas Oliveira Júnior, Fernando Lucas e Arnaldo Pereira, todos de Janaúba, que foram acompanhados do amigo e advogado Fabiano Parrela e com o apoio de Éder, do Jornal de Notícias.
Arquivo de Oliveira Júnior
Nilton Santos, Reinaldo Silva, Nelinho, Luís Peré, Osvaldo, Pitchu, Oliveira Júnior, Eliane Silva, Maurício, Ferrugem e Carlos Ronaldo: em Janaúba, no início dos anos 90. 
Mesmo naquela situação enferma que a gente procura não ficar, Luís Peré foi muito atencioso com a nossa visita. Com dificuldade para falar, ele me chamou e perguntou: “Oliveirinha como você está?”. Diante do amigo e colega Peré respondi que graças a Deus estava bem. Não tive força para dizer a verdade. Mas, acredito que o inesquecível amigo pôde imaginar que eu estaria triste diante do seu estado. Em pouco tempo, mas precioso e marcante momento, relembramos fatos que resumiam a importância da nossa convivência de Peré e familiares: a água do rio Gorutuba que faz com que quem a beba fique ou mantenha “raízes” com Janaúba. Luís Peré até lembrou as feijoadas feitas pelo colega Arnaldo Pereira, inclusive a última que degustamos neste ano, na casa de Arnaldo, que também teria sido a última visita de Peré à Janaúba. Ele teria vindo para o aniversário da neta e, no dia seguinte, nos encontramos. Naquele momento ele me entregou dois presentes: mais uma edição da revista Tuia com o Cd do grupo Agreste, e uma camisa “dos meninos de Tuia”. Entre o arroz com pequi, feijoada e rabada, citamos vários causos.
Foto Paulo & Galego 
Luís Peré, Téo Azevedo e Oliveira Júnior.
1986 foi o ano que conheci o Luís Carlos Novaes, o Peré. Ele então com 32 anos e eu com os meus 19 anos. Junho daquele ano eu entrava para o time da rádio Gorutubana AM, em Janaúba, que tinha o Peré na coordenação artística e no jornalismo. Fui contratado para a função de operador de áudio do estúdio principal. Mas, sei lá por qual motivo quis o amigo Peré que eu também fizesse parte do jornalismo da rádio. 
Foto Oliveira Júnior 
Luís Peré conversando com Jota Dias e dentro do carro, Luisão e Porretinha, atrás.
Em pouco tempo estava eu lá na condição de editor adjunto do jornalismo da emissora para, que privilégio, substituir o Peré. Na verdade, ele queria isso. Pois, precisa de folga para dá sequência a outros projetos, caso da Assessoria de Comunicação e Lazer da Prefeitura de Janaúba, no período de 1989 a 92. E também escrever e editar jornais em Janaúba, caso de O Jornal de Janaúba, Jornal Gorutuba e O Jornal, que ele instituiu de Janaúba. Ele me levou também para os jornais.
Foto Inês Sobrinho 
Cláudio Pereira, Arnaldo Pereira, Luís Peré, Cláudio Rocha e Oliveira Júnior: abril de 2014.
Na eleição de 1992 (Peré falece 22 anos depois, em dia de eleição), no dia da votação, fugimos para Montes Claros. É que naquela ocasião a rádio Gorutubana estava com o sinal lacrado pela Justiça Eleitoral. Mas, por teimosia, Peré foi e colocar a emissora no ar novamente e daí veio a Juíza Eleitoral para fechar, de novo, a rádio e possivelmente prender o responsável. Escapamos. Eu e Peré fretamos um táxi e partimos para Montes Claros, onde ficamos refugiados por uma semana. Durante o dia ficava num escritório no centro e à noite íamos para a casa da mãe do colega. Os nossos candidatos a prefeito e vice perderam a eleição. A fuga nos livrou da zueira, já que a turma vencedora simbolizando a taca saiu às ruas com um chicote.   
Foto arquivo Oliveira Júnior
Luís Peré, de costa, comemorando o aniversário de Oliveira Júnior, na rádio Gorutubana.
Mas, antes disso, a partir de dezembro de 1987, sugerido por Peré, saí às ruas com um gravador pesquisando com os eleitores em Janaúba quem poderia ser o candidato a prefeito em 1988. A resposta dos eleitores eram gravadas e lançadas no rádio. Oito meses depois o resultado nas urnas confirmou essa pesquisa.
Ah, Peré. Quanta saudade você nos fará, meu irmão. Você nos cativou com a irreverência, caso do programete “Os Degas”, na rádio. Os textos elaborados por você Peré (Degas mais novo) com o meu (Degas mais novinho) auxílio e narrado pelo amigo e colega Raul Luis Dond (Degas mais velho).
Foto Paulo & Galego
Luís Peré com Fernando Lucas.
Depois veio a “Fátima Moura Imperial” (FMI), contrapondo ao Fundo Monetário Internacional. A gorutubana “Fátima Moura Imperial” deixou a imprensa de Janaúba e foi na bolsa de Peré para a imprensa de Montes Claros, ultimamente no Jornal de Notícias.
E o “bicho da barragem” e o “cavalo azul” são fatos marcantes. Na cobertura da morte do então prefeito Joaquim Maurício lá vamos nós, eu e você, preparar um documentário. Fizemos os ouvintes chorar. Até nós, inclusive o particular amigo que narrou o comentário com as lágrimas descendo pelo rosto. Descobrimos que o sonho de Joaquim, quando criança, era ter um cavalo azul...e o avô dele deu um jeito e mandou pintar o cavalo. O nosso relato, Peré, ganhou repercussão e até foi adaptado tempo depois numa exposição agropecuária local. Quanto ao “bicho da barragem”...você se foi, mas conseguimos colocar esse fato na história de Janaúba. Fui designado por você para saber desse caso e... mais uma reportagem de repercussão não somente municipal, mas no estado. Causo ou lenda, o certo é que incrementamos a história de Janaúba. Essa nossa reportagem do “bicho da barragem” virou até bloco e enredo de carnaval na cidade janaubense.
Moço, são tantos fatos. Aliás, boa parte deles têm sido narrados por você nas intermináveis crônicas publicadas. Algumas vezes você me perguntava ou telefonava em busca de dados para, justamente, compor essas narrativas das terras gorutubanas que você adorava muito.
Com ou sem censura, lá estava o Peré escrevendo ou falando nos meios de comunicação de Janaúba. No meu ponto de vista, você revolucionou a comunicação local. Através da sua coordenação, foi promovido o primeiro debate entre candidatos a deputado estadual, em 1990, em Janaúba, com transmissão pela rádio Gorutubana. Isso sem contar as coberturas das eleições que durava até quatro dias para apurar os votos, já que a votação era manual. E o carnaval “40 Graus” na praia Copo Sujo. Êta saudade. Tinha o concurso da rainha do Carnaval e até, por idéia sua, a escolha da “Piranha do Copo Sujo”, homens com trajes femininos numa alusão à praia Copo Sujo.
Foto Vitória Novaes
Luís Peré e Oliveira Júnior analisando a revista Tuia.
Peré, você nos trouxe diversão, alegria e cultura. Você organizava e realizava em Janaúba shows musicais com artistas regionais, estaduais e até nacionais. Além do festival da canção popular e do projeto “Música no Bar” em que cada semana levava os artistas locais para os bares e bairros de Janaúba. Por falar em shows, não me sai da memória o erro que cometi lá em Manga. Durante um evento festivo que contou com o show do cantor, compositor e humorista Saulo Laranjeira (deputado João Plenário na “A Praça é Nossa” no SBT). Mais tarde, cheguei a um restaurante na beira do rio, em Manga, e dei um tapa nas costas de Saulo Laranjeira pensando que seria o Peré que estava de frente ao humorista. Confundi Saulo com Peré, uma vez que ambos estavam fisionomia e traje quase idêntico. Fui traído pela visão embaçada. Bom, a cena serviu para aumentar mais ainda a agradável prosa na margem do rio São Francisco, 20 e tanto anos atrás.
Meu amigo, irmão e colega Peré muito obrigado pelo ensinamento e convivência. Rapaz, lembrei neste exato momento as idas e vindas à sua casa onde era bem recebido pela sua mãe, dona Maria, e pelo seu pai, “seu” Novaes que mantinha num quarto especial dezenas e mais dezenas de aguardente envelhecidas. A adega do seu pai era de causar inveja e servia até de pauta para reportagens. E a prosa com a sua irmã Zelita.
Bianca e Morena, suas filhas com Valquíria Braga. Depois veio Brisa, sua filha com a janaubense Eliane Silva. E mais recente, Vitória e Júnior, seus filhos com Inês. Essa é a sua adorável família. Isso sem esquecer do amigo e colega Edvaldo Pinheiro, o Porretinha, filho de “seu” Escolástico, mas considerado por nós, como sendo o seu inseparável e fiel amigo e filho. Falar de Porretinha sem falar de Peré e vice-versa não tem sentido.
Á Bianca, Morena, Brisa, Vitória e Júnior muito obrigado por compartilhar com a gente o jeito afetivo e sábio do amável Luís Carlos Novaes, o Peré.
Morena, minha colega na Faculdade de Jornalismo e que há alguns anos mora no Japão, não pôde acompanhar in loco os últimos momentos do pai que nos despediu justamente neste dia 5 de outubro, data de aniversário natalício de Morena. Dizer para Morena parabéns nesse dia da despedida do pai não sei se teria sido conveniente. Mas, podemos dizer: “Morena e irmãos, parabéns pelo exemplar pai Peré”.
Fevereiro de 2013, na solenidade Troféu Imprensa do Norte de Minas, reencontrei com o amigo Peré. Fomos agraciados com a premiação. Ele sempre foi o meu grande incentivador. Dezembro de 2013, no Encontro da Imprensa do Norte de Minas, novamente tive com o Peré. Ele e mais quatro colegas foram homenageados. Tempo depois numa mesa perguntei ao Luís Carlos o que ele havia pronunciado (que não escutei) quando recebia aquela homenagens. “Oliveirinha, você veio. Muito obrigado”, respondeu Luís Perereca. Na semana que antecedia a Semana Santa, neste ano, Peré veio a Janaúba e fez questão de me encontrar. Reencontramos.
Aqui estou, nesta manhã de segunda-feira, dia 6 de outubro, algumas horas após o falecimento do amigo tentando encontrar força para a última despedida. Confesso que a decisão seja em não ir. Prefiro ficar com a mais recente imagem de Peré na minha memória...a imagem da visita que o fiz na sexta-feira, dia 3 de outubro, na casa dele. Onde conversamos, olhamos e lhe dei lhe um beijo no rosto não de despedida, mas de gratidão por tudo aquilo que ele nos proporcionou na vida profissional e na amizade jamais abalável.
O Sapo na Muda está mudo. O Degas mais novo foi descansar. Peré sempre será Peré.
Valeu amigo, Luís Carlos Vieira Novaes, o nosso colega e irmão Peré.
Vá com Deus, Peré!

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.