JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

INFORME

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ZÉ APARECIDO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA É REELEITO NA PRESIDÊNCIA DA ASPRONORTE

Foto Aspronorte
Presidente da Aspronorte, José Aparecido Mendes, ao centro, entre as lideranças ruralistas que fazem parte da Aspronorte.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O líder rural José Aparecido Mendes Santos foi reeleito na presidência da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Jequitinhonha (Aspronorte) para o triênio 2014/2017 durante assembleia da entidade realizada na cidade de Jequitinhonha, na sexta-feira, dia 8 de agosto, ocasião em que prestou o relatório de atividades desempenhadas pela Aspronorte na gestão de 2011 a 2014.
Convidado pelos colegas da associação a continuar na liderança da entidade, José Aparecido Mendes, que é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, se dispôs a representar a Aspronorte para mais um mandato que foi confirmado por aclamação. A Aspronorte agrega 40 sindicatos rurais, sendo 20 no Norte de Minas e 20 no Jequitinhonha, representando 33.820 produtores rurais. “Estamos unidos com a finalidade em fortalecer a classe produtora rural na busca de alternativas e reivindicações para melhores condições na realização das atividades rurais”, citou Zé Aparecido.
Estiveram presentes na reunião da Aspronorte os presidentes dos sindicatos rurais de Araçuaí, José Otoni Alves Campos; de Itinga, Hérua José Amim Luar; de Jacinto, Jerfeson Soares Gonçalves; de Pedra Azul, Eduardo Araújo Filho; de Felisburgo, Charles Andrade Magalhães; de Rubim, Genilson Moreira; de Jequitinhonha, Santos Tinun; de Medina, Rafael de Oliveira; de Almenara, Roberto Aguiar Figueiredo; e de Monte Azul, Osmar José de Aquino.
Foto Aspronorte
José Aparecido Mendes é reeleito e toma posse na Aspronorte para no mandato de 2014/2017.
O gerente de compra do Frigorífico Minerva Foods, Luiz Otávio Guedes, prestigiou a reunião a convite do presidente José Aparecido ocasião em que expôs a estratégia e política de compra de gado para o frigorífico de Janaúba, cujo o início de abate de bovinos está previsto para o dia 1º de setembro deste ano. A diretoria da Aspronorte, que muito tem se empenhada no sentido da reabertura desse frigorífico, se dispôs a incentivar os produtores do Norte de Minas e do Jequitinhonha a viabilizarem a negociação de gado com o frigorífico de Janaúba.
NOVA DIRETORIA DA ASPRONORTE
Presidente: José Aparecido Mendes Santos, de Janaúba;
Vice-Presidente: Eduardo Araújo Filho, de Pedra Azul;
Diretor 1º Secretário: José Otoni Alves Campos, de Araçuaí;
Diretor 2º Secretário: Ricardo Quadros Laughton, de Montes Claros;
Diretor 1º Tesoureiro: Mário Caldeira Brant, de Bocaiúva;
Diretor 2º Tesoureiro: Hérua José Amin Lauar, de Itinga;
Conselho Fiscal
Membro Efetivo: Pedro Veloso Neto, de Ubaí;
Membro Efetivo: Antônio Jeferson Soares Gonçalves, de Jacinto;
Membro Efetivo: Genilson Moreira, de Rubim;
Suplente: Geraldo Afonso Ladeia, de Salinas;
Suplente: Santos Tinum dos Santos, de Jequitinhonha;
Suplente: Jésus Maria Ribeiro, de Jaíba.
AS REALIZAÇÕES DA ASPRONORTE, GESTÃO 2001/2014
O presidente da Aspronorte, José Aparecido Mendes, apresentou um balanço geral dos trabalhos desenvolvidos pela entidade nos últimos três anos, caso da atuação proativa pela aprovação do Código Florestal e a intensificação de ações na área ambiental de maneira a proporcionar o equilíbrio com o desenvolvimento regional.
Outra ação importante desempenhada pela Aspronorte foi sensibilizar os governos a adotarem medidas emergenciais e estruturantes contra a seca que assola o Norte de Minas e o Jequitinhonha. Segundo José Aparecido, a proposta da Aspronorte encaminhada ao governo federal e ao governo de Minas solicitava a renegociação e a suspensão dos pagamentos de parcelas de dívidas já vencidas e a vencer com o prolongamento das mesmas para todos os produtores das regiões atingidas pela estiagem.
A associação ainda reivindicou a liberação de recursos para os produtores enfrentarem a seca e também a redução de juros de todas as linhas de crédito para a produção rural, liberação de novas linhas de crédito emergencial para ações como construção de barraginhas, irrigação, perfuração de poços tubulares e ainda a redução de ICMS que hoje chega ate 18% entre Minas Gerais e outros  Estados para  facilitar  o  escoamento  da  produção  e  venda  de animais,  viabilizando  a  comercialização  e  renda  ao  produtor  das  áreas atingidas pela falta de chuva regular.
Perante as lideranças dos produtores rurais do Jequitinhonha e do Norte de Minas, José Aparecido informou que, na condição de presidente da Aspronorte, fez gestão junto ao Governo de Minas, à Cemig e à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no sentido de reduzir os custos de energia elétrica com a ampliação da tarifa verde noturna também aos domingos e feriados. A diretoria da Aspronorte pediu à FAEMG/SENAR MINAS a inclusão  na  sua  grade  de  cursos  de  capacitação  treinamentos  e qualificação  de  mão  de  obra   e  geração  de  energias  alternativas  nas propriedades rurais (Biodigestor/Energia Solar etc.) e também foi solicitado dos governo, através do IGAM, a realização de um estudo geofísico da região para que possa ser feito um melhor planejamento na perfuração de poços e uso sustentável da água do subsolo,  e também feita a mobilização política  na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para aprovação das Medidas Provisórias 610, 627 e 636, todas tratando das  renegociações  e  securitização  das  dívidas  rurais.   .
José Aparecido relatou ainda que foi solicitado à FAEMG, através do seu representante Jurídico, Francisco Simões, que a entidade faça cursos de treinamento dos sindicatos rurais para a elaboração do novo Cadastro Ambiental Rural (CAR), como prestação de serviços aos associados e aos produtores, sendo que esse treinamento começará em setembro deste ano. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.