JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DESTE SITE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

HOSPITAL DO CÂNCER: NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANAÚBA

Em primeiro lugar é bom que se esclareça que não existe nenhum entrave por parte da Câmara Municipal de Janaúba com relação a possível implantação do hospital do câncer nesta cidade. Todos os vereadores de Janaúba, assim como a comunidade são a favor da instalação do serviço de oncologia neste município. No ano passado e em anos anteriores a Câmara tem aprovado, por unanimidade, pedidos dos vereadores pela necessidade de Janaúba ter o serviço de oncologia. Sendo assim, a de se dizer que a Câmara de Vereadores de Janaúba é 100% favorável ao hospital do câncer.
Esclarecemos que é o município de Janaúba, através da prefeitura, quem está solicitando a autorização para a doação do terreno à Santa Casa de Montes Claros visando a construção não somente do hospital do câncer, mas, sim, de um hospital geral. O terreno pertence ao município.
É de conhecimento público que os dois projetos de lei sobre essa doação somente foi enviado à Câmara de Vereadores pela prefeitura no dia 30 de junho, na véspera do recesso parlamentar. Mesmo assim, esses projetos de lei entraram na pauta da reunião do dia 30 de junho e na ocasião foi solicitada à Comissão de Serviços Públicos uma análise com relação aos terrenos de área institucional e de área verde. Apesar do recesso parlamentar, a Câmara Municipal realizou outra reunião na qual foi apresentado o relatório da Comissão de Serviços Públicos com base em informações de representantes da empresa que se propôs a ajudar na construção do hospital do câncer. No dia 4 de agosto, na primeira reunião ordinária após o recesso parlamentar, o caso entrou na fase de discussão em plenário quando então foi solicitada à Comissão de Serviços Públicos uma análise perante à prefeitura e à Santa Casa com relação aos terrenos a ser doados que, juntos, somam mais de 38 mil metros quadrados. Também foi proposto e aprovado em plenário o convite para que representantes da prefeitura e da Santa Casa compareçam à Câmara Municipal de Janaúba para esclarecer sobre os projetos de lei de doação, construção e funcionamento do hospital do câncer.
A direção da Câmara Municipal de Janaúba tentou agendar a vinda de dirigentes da Santa Casa à reunião no dia 11 de agosto, o que não foi possível devido os representantes da Santa Casa estar em outro compromisso, sendo assim marcada para o dia 18 de agosto a reunião com os dirigentes da Santa Casa e, novamente, não sendo possível o comparecimento dos mesmos que ainda não tiveram em reunião da Câmara Municipal de Janaúba para tratar desse assunto.
Diante dessa circunstância, a direção da Câmara Municipal planejou a ida de uma comissão de vereadores juntamente com representantes da imprensa de Janaúba até à Santa Casa de Montes Claros com o intuito de obter o posicionamento oficial daquela instituição com relação à intenção de implantar o hospital do câncer em Janaúba.
Isso porque nos projetos de lei de doação consta uma correspondência do provedor da Santa Casa de Montes Claros no qual ele cita que “No momento, a Santa Casa está focada na implantação, em parceria com o Governo do Estado, de um projeto de hospital de emergência e trauma em Montes Claros. Assim, estaremos aguardando o desfecho das tratativas em curso, na esfera estadual, para sequencia desse projeto, para começar a trabalhar a implantação do hospital de Janaúba”. Ainda nessa correspondência o dirigente da Santa Casa menciona que “Finalmente, dizemos que é de suma importância o apoio e a participação do Parque Industrial Clarita, da Prefeitura de Janaúba e de toda a sociedade gorutubana para construção do hospital”.
É bom que se esclareça que nos projetos de lei sobre a doação de terreno à Santa Casa o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, cita que “uma vez já estabelecido que a obra seja custeada pela Clarita e entidades de classe da região” e completa dizendo “que durante reunião na sede da Santa Casa em Montes Claros, a direção do hospital reafirmou o compromisso de providenciar esse planejamento e aparelhar e operacionalizar o hospital do câncer. Portanto, para o município ficou somente a responsabilidade de doação do terreno”.
Nesta semana, mais precisamente na reunião ordinária da Câmara Municipal do dia 18 de agosto, foi lida e apresentada duas correspondências do prefeito de Janaúba sobre esse assunto. Uma trata da correção do prazo para o início e término da obra de construção do hospital, pois o prazo anterior era diferente do que habitualmente tem sido estabelecido no caso de doação de terreno. A outra correspondência do prefeito nesse dia 18 de agosto foi a solicitação de retirada de pauta do projeto de lei que tratava da desafetação de 23 mil metros quadrados de área verde para possível doação à Santa Casa.
Diante disso, permanece em tramitação na Câmara o projeto de lei referente à doação de 15 mil metros quadrados de área de uso institucional. Ressaltamos que em momento algum houve votação, pois assim como os demais projetos de lei, a matéria segue no prazo regimental.
A Câmara Municipal de Janaúba esclarece à imprensa e à população que todos os vereadores são a favor do hospital do câncer e quanto à tramitação do projeto de lei sobre a doação do terreno deve se observar a responsabilidade, legalidade e coerência para tramitá-lo e proceder a votação.
Lembramos que na reunião do dia 4 de agosto deste ano a Câmara de Vereadores de Janaúba rejeitou um projeto de lei da prefeitura, pois o mesmo conflitava com a lei que trata do Código de Postura deste município o qual já estabelece normas relativas à proibição do comércio ambulante, ou seja, falta o executivo cumprir o próprio Código de Postura.
Sendo assim, a Câmara Municipal de Janaúba cumpre o seu papel de analisar com cautela, justiça e responsabilidade os projetos e as leis. Nesta oportunidade, a Câmara de Vereadores convida a todos para participar das reuniões ordinárias que acontecem toda segunda-feira a partir das 18 horas e se coloca à disposição da imprensa e da comunidade para prestar esclarecimentos.

Câmara Municipal de Janaúba
Janaúba-MG, 21 de agosto de 2014

2 comentários:

CELSO ANDRADE ANDRADE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CELSO ANDRADE ANDRADE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.