JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

INFORME

quarta-feira, 11 de junho de 2014

VEREADORES DE JANAÚBA DEBATEM SOBRE AS TECNOLOGIAS ADAPTÁVEIS AO SEMIÁRIDO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com a presença de técnicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), os vereadores de Janaúba debaterem sobre as novas tecnologias adaptáveis ao semiárido diante da repetição de maneira severa dos problemas climáticos o que acarreta em prejuízos ao setor produtivo, principalmente entre os pequenos produtores rurais.
Foto Oliveira Júnior

Reunião da Câmara de Vereadores de Janaúba com representantes da Emater-MG, Epamig e Unimontes sobre o uso de tecnologias adaptadas ao semiárido. 
Formalizado pela Câmara Municipal de Janaúba através de sugestão do vereador Carlos Isaildon Mendes, esse debate teve a participação de Pollyana Mara de Oliveira, Chefe do Centro de Pesquisa da Epamig, Virgílio Mesquita Gomes, chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, e Ildeu Souza, da Emater-MG de Janaúba. Carlos Isaildon explicou que nos últimos dois anos tem acompanhado a prestação de contas na Câmara Municipal por parte da Emater-MG, fato que ocorre há anos e o legislativo local reverencia essa atitude louvável da empresa de assistência, e nas ocasião questionou sobre qual o subsídio que a Emater recebe das empresas de pesquisas, especificamente a Epamig e a Unimontes, de novas tecnologias adaptadas para esta região.
Para o vereador Carlos Isaildon, caso não houvessem os programas sociais, destacando a aposentadoria rural, poucos pequenos produtores teriam sustentabilidade imóveis rurais. “O que a gente vê é frustração de safras. Realmente, as rendas das pequenas propriedades têm ficado muito sacrificadas”, comentou Isaildon que exercia o primeiro mandato de vereador (1993 a 96), período em que foi instituído e instalado o campus e o curso de Agronomia, pela Unimontes, em Janaúba, com o propósito de fomentar as pesquisas e tecnologias para o semiárido.
Pollyana Mara Oliveira, chefe do Centro de Pesquisa da Epamig no Norte de Minas desde 2009, ressalta que a empresa tem como finalidade gerar tecnologia para a região em que se encontra inserida. No caso do Norte de Minas, a Epamig mantém cinco fazendas experimentais, sendo uma em Nova Porteirinha, no Projeto Gorutuba (sede da unidade regional), duas em Jaíba (sendo uma no Projeto Jaíba), uma em Montes Claros e outra em Leme do Prado.
Foto Oliveira Júnior
Tecnologias adaptáveis ao Norte de Minas foram debatidas em reunião da Câmara de Vereadores de Janaúba.
O centro de pesquisa atua tanto na agricultura de sequeiro quanto irrigado. Com relação ao semiárido, ela citou que a Epamig desenvolve pesquisa com a cultura da palma forrageira. “Temos trabalhado na questão de espaçamento, adubação, controle de pragas e doenças e mais recentemente a micro propagação de produção de mudas no laboratório de biotecnologia”, relatou Pollyana Mara ao acrescentar que falta um biorreator para implementar essa laboratório. Segundo a chefe do centro de pesquisa, a Epamig firmou uma parceria com a iniciativa privada quanto ao fornecimento de um biorreator até que o governo faça a aquisição via PAC desse equipamento para a unidade regional instalada em Nova Porteirinha visando a produção de mudas de palmas e de banana melhor adaptáveis no semiárido. Desde 2009, quando iniciou a pesquisa com a palma forrageira, o centro de pesquisa do Norte de Minas já distribuiu mais de 400 mil mudas na região.
Na reunião, Pollyana Mara explicou que a unidade regional possui apenas 15 pesquisadores com atribuições nas regiões Norte e Nordeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Para suprir essa situação, de número reduzido de pesquisadores para uma área territorial extensa, a Epamig se associa às instituições e aos órgãos parceiros. Pela unidade regional já se passaram mais de 60 pesquisadores e essa rotativa às vezes atrapalha o bom desempenho da Epamig no Norte de Minas, principalmente em se tratando de especialista na área de Zootecnia, pois em 2009 houve a transferência dos dois pesquisadores e até então não houve a devida substituição.
Segundo Pollyana Mara, a Epamig desenvolve com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o Sindicato Rural de Montes Claros o estudo de pastagem através de braquiária transgênica adaptável ao semiárido. 
Virgílio Mesquita Gomes, do departamento de Ciência Agrárias da Unimontes, informou que são formados anualmente pelo campus de Janaúba 80 estudantes, sendo 40 em Agronomia e 40 em Zootecnia, além de dois cursos de pós-graduação e um de doutorado em produção vegetal voltado para o semiárido, que é o foco de atuação da Unimontes uma vez que 95% dos estudantes são advindos dessa região. Virgílio Mesquita informou que o Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes possui mais de 50 professores habilitados em diversas áreas. 
Segundo ele, a Unimontes realiza pesquisa de identificação de plantas forrageiras que se adaptam ao Norte de Minas, região semelhante ao semiárido e que tenha precipitação hídrica como um problema. Ressaltou que a Unimontes tem a atribuição de formar a mão de obra para trabalhar com essas áreas. Enalteceu a parceria da Unimontes com a Epamig e a Emater-MG para transmitir o que tem sido desenvolvido pelas pesquisas até o produtor rural. No entanto, de acordo com Virgílio Mesquita, falta recursos para mobilizar os produtores e transmitir a eles os resultados das pesquisas prontas para serem aplicadas no campo.A Unimontes possui projetos nas diversas áreas da agropecuária com tecnologias adaptáveis ao semiárido, que é o Norte de Minas, sendo a transição entre o cerrado e à caatinga. Citou ainda que a Unimontes realiza pesquisa junto à Copasa referente ao uso do lodo de esgoto na produção de frutas. “Estamos deixando de poluir o meio ambiente e usamos isso em prol da fruticultura no Norte de Minas”.
Ildeu de Souza, da Emater-MG regional de Janaúba, disse que a Emater-MG desenvolve o programa Minas sem Fome o qual dá condições aos agricultores familiares efetuarem os plantios com a distribuição de mudas fruteiras, sementes de hortaliças, de milho, sorgo, feijão e kits de apicultura. Mencionou que, infelizmente, os resultados não sejam como o desejável diante da irregularidade na distribuição de chuvas.
Segundo Ildeu, na região é desenvolvido o Projeto umbu, financiado em meados de 1996 pelo Banco do Nordeste (BNB) e conduzido pela Emater-MG e Epamig, que teve como origem através de um viveiro de mudas de umbu. Na Epamig há um matrizeiro com 23 variedades para produção e distribuição de mudas. Por intermédio desse projeto já foram plantados mais de 60 hectares de umbuzeiro na região, isso sem considerar que foram disponibilizados mudas de umbu para outras regiões e até para o estado da Bahia, caso de Brumado, onde há produção em larga escala desse fruto. “Entendemos que é uma cultura adaptável ao nosso meio ambiente e tem dado resultados positivos”, declarou Ildeu Souza. 
Para o vereador Armando Peninha Batista é um contra senso o fato de que a Epamig, sendo uma empresa de pesquisa, não tenha condições financeiras para desenvolver e ampliar as pesquisas. Diante dessa situação, Peninha entende que falta mais atenção por parte do governo no que tange à atuação da Epamig. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.