FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

VEREADORES DE JANAÚBA DEBATEM SOBRE AS TECNOLOGIAS ADAPTÁVEIS AO SEMIÁRIDO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com a presença de técnicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), os vereadores de Janaúba debaterem sobre as novas tecnologias adaptáveis ao semiárido diante da repetição de maneira severa dos problemas climáticos o que acarreta em prejuízos ao setor produtivo, principalmente entre os pequenos produtores rurais.
Foto Oliveira Júnior

Reunião da Câmara de Vereadores de Janaúba com representantes da Emater-MG, Epamig e Unimontes sobre o uso de tecnologias adaptadas ao semiárido. 
Formalizado pela Câmara Municipal de Janaúba através de sugestão do vereador Carlos Isaildon Mendes, esse debate teve a participação de Pollyana Mara de Oliveira, Chefe do Centro de Pesquisa da Epamig, Virgílio Mesquita Gomes, chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, e Ildeu Souza, da Emater-MG de Janaúba. Carlos Isaildon explicou que nos últimos dois anos tem acompanhado a prestação de contas na Câmara Municipal por parte da Emater-MG, fato que ocorre há anos e o legislativo local reverencia essa atitude louvável da empresa de assistência, e nas ocasião questionou sobre qual o subsídio que a Emater recebe das empresas de pesquisas, especificamente a Epamig e a Unimontes, de novas tecnologias adaptadas para esta região.
Para o vereador Carlos Isaildon, caso não houvessem os programas sociais, destacando a aposentadoria rural, poucos pequenos produtores teriam sustentabilidade imóveis rurais. “O que a gente vê é frustração de safras. Realmente, as rendas das pequenas propriedades têm ficado muito sacrificadas”, comentou Isaildon que exercia o primeiro mandato de vereador (1993 a 96), período em que foi instituído e instalado o campus e o curso de Agronomia, pela Unimontes, em Janaúba, com o propósito de fomentar as pesquisas e tecnologias para o semiárido.
Pollyana Mara Oliveira, chefe do Centro de Pesquisa da Epamig no Norte de Minas desde 2009, ressalta que a empresa tem como finalidade gerar tecnologia para a região em que se encontra inserida. No caso do Norte de Minas, a Epamig mantém cinco fazendas experimentais, sendo uma em Nova Porteirinha, no Projeto Gorutuba (sede da unidade regional), duas em Jaíba (sendo uma no Projeto Jaíba), uma em Montes Claros e outra em Leme do Prado.
Foto Oliveira Júnior
Tecnologias adaptáveis ao Norte de Minas foram debatidas em reunião da Câmara de Vereadores de Janaúba.
O centro de pesquisa atua tanto na agricultura de sequeiro quanto irrigado. Com relação ao semiárido, ela citou que a Epamig desenvolve pesquisa com a cultura da palma forrageira. “Temos trabalhado na questão de espaçamento, adubação, controle de pragas e doenças e mais recentemente a micro propagação de produção de mudas no laboratório de biotecnologia”, relatou Pollyana Mara ao acrescentar que falta um biorreator para implementar essa laboratório. Segundo a chefe do centro de pesquisa, a Epamig firmou uma parceria com a iniciativa privada quanto ao fornecimento de um biorreator até que o governo faça a aquisição via PAC desse equipamento para a unidade regional instalada em Nova Porteirinha visando a produção de mudas de palmas e de banana melhor adaptáveis no semiárido. Desde 2009, quando iniciou a pesquisa com a palma forrageira, o centro de pesquisa do Norte de Minas já distribuiu mais de 400 mil mudas na região.
Na reunião, Pollyana Mara explicou que a unidade regional possui apenas 15 pesquisadores com atribuições nas regiões Norte e Nordeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Para suprir essa situação, de número reduzido de pesquisadores para uma área territorial extensa, a Epamig se associa às instituições e aos órgãos parceiros. Pela unidade regional já se passaram mais de 60 pesquisadores e essa rotativa às vezes atrapalha o bom desempenho da Epamig no Norte de Minas, principalmente em se tratando de especialista na área de Zootecnia, pois em 2009 houve a transferência dos dois pesquisadores e até então não houve a devida substituição.
Segundo Pollyana Mara, a Epamig desenvolve com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o Sindicato Rural de Montes Claros o estudo de pastagem através de braquiária transgênica adaptável ao semiárido. 
Virgílio Mesquita Gomes, do departamento de Ciência Agrárias da Unimontes, informou que são formados anualmente pelo campus de Janaúba 80 estudantes, sendo 40 em Agronomia e 40 em Zootecnia, além de dois cursos de pós-graduação e um de doutorado em produção vegetal voltado para o semiárido, que é o foco de atuação da Unimontes uma vez que 95% dos estudantes são advindos dessa região. Virgílio Mesquita informou que o Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes possui mais de 50 professores habilitados em diversas áreas. 
Segundo ele, a Unimontes realiza pesquisa de identificação de plantas forrageiras que se adaptam ao Norte de Minas, região semelhante ao semiárido e que tenha precipitação hídrica como um problema. Ressaltou que a Unimontes tem a atribuição de formar a mão de obra para trabalhar com essas áreas. Enalteceu a parceria da Unimontes com a Epamig e a Emater-MG para transmitir o que tem sido desenvolvido pelas pesquisas até o produtor rural. No entanto, de acordo com Virgílio Mesquita, falta recursos para mobilizar os produtores e transmitir a eles os resultados das pesquisas prontas para serem aplicadas no campo.A Unimontes possui projetos nas diversas áreas da agropecuária com tecnologias adaptáveis ao semiárido, que é o Norte de Minas, sendo a transição entre o cerrado e à caatinga. Citou ainda que a Unimontes realiza pesquisa junto à Copasa referente ao uso do lodo de esgoto na produção de frutas. “Estamos deixando de poluir o meio ambiente e usamos isso em prol da fruticultura no Norte de Minas”.
Ildeu de Souza, da Emater-MG regional de Janaúba, disse que a Emater-MG desenvolve o programa Minas sem Fome o qual dá condições aos agricultores familiares efetuarem os plantios com a distribuição de mudas fruteiras, sementes de hortaliças, de milho, sorgo, feijão e kits de apicultura. Mencionou que, infelizmente, os resultados não sejam como o desejável diante da irregularidade na distribuição de chuvas.
Segundo Ildeu, na região é desenvolvido o Projeto umbu, financiado em meados de 1996 pelo Banco do Nordeste (BNB) e conduzido pela Emater-MG e Epamig, que teve como origem através de um viveiro de mudas de umbu. Na Epamig há um matrizeiro com 23 variedades para produção e distribuição de mudas. Por intermédio desse projeto já foram plantados mais de 60 hectares de umbuzeiro na região, isso sem considerar que foram disponibilizados mudas de umbu para outras regiões e até para o estado da Bahia, caso de Brumado, onde há produção em larga escala desse fruto. “Entendemos que é uma cultura adaptável ao nosso meio ambiente e tem dado resultados positivos”, declarou Ildeu Souza. 
Para o vereador Armando Peninha Batista é um contra senso o fato de que a Epamig, sendo uma empresa de pesquisa, não tenha condições financeiras para desenvolver e ampliar as pesquisas. Diante dessa situação, Peninha entende que falta mais atenção por parte do governo no que tange à atuação da Epamig. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS