FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

POPULAÇÃO DE MATO VERDE PEDE MAIS SEGURANÇA PARA O MUNICÍPIO

MATO VERDE – Cidadãos e autoridades de Mato Verde, aqui no Norte de Minas, reivindicaram mais segurança para a cidade e região, que vêm sofrendo com o aumento da violência e da criminalidade. Entre as reivindicações feitas à Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que foi ao município discutir o assunto nessa quarta-feira, dia 25 de junho, estão o aumento do número de policiais e a instalação de uma casa de recuperação para menores infratores na região.
O advogado Jorge Luiz Almeida relatou que Mato Verde tem sido alvo de crimes, assaltos a mão armada, além do aumento do tráfico de drogas. Para ele, as polícias da cidade e da região necessitam de um reforço, não apenas do número de efetivos, como também de equipamentos. Ele também reivindicou que a comarca em Mato Verde, criada há mais de dez anos, seja efetivamente implantada. Na sua avaliação, isso contribuiria para a melhora da segurança na cidade, que passaria a contar com um juiz, um promotor, presídio, e, automaticamente, um maior número de policias militares e civis.
Para o representante da Loja Maçônica Luz, Paz e União de Mato Verde, Arlindo Lopes de Oliveira Júnior, o aumento da violência no município é fruto da migração do crime dos grandes centros para as cidades menores, já que, segundo ele, grande parte das ocorrências registradas em Mato Verde são realizadas por pessoas de outras localidades. Como sugestão para minimizar o problema, Arlindo Lopes disse que a região necessita de um serviço de inteligência e investigação da polícia, bem como uma casa de recuperação para menores. “Se não cuidarmos dos jovens ele serão os bandidos de amanhã”.
O padre Joaquim Aparecido Silva contou que duas igrejas de Mato Verde também foram alvo da violência, o que assustou os moradores do município. Segundo ele, em um intervalo de cerca de dois meses, uma das igrejas foi arrombada por duas vezes e teve seu patrimônio violado. Além do vandalismo, os assaltantes também arrombaram o cofre de doações das igrejas. Na avaliação do padre, pelo tamanho da cidade, o número de ocorrências são altas e uma atitude para combatê-las precisa ser tomada.
Segundo o prefeito de Mato Verde, Generino de Sales Pinto, a principal queixa da população do município com relação ao trabalho realizado pela polícia seria com relação ao seu foco de atuação. De acordo com o prefeito, os cidadãos reclamam que os policiais se preocupam mais com infrações e irregularidades de trânsito do que com a questão da segurança da cidade.
Para o vice-diretor da Escola Estadual Ione Silveira Mendes, Wagner Antunes de Souza, a diminuição da violência não virá apenas dos investimentos na área da segurança pública, mas também em projetos educacionais voltados para as crianças.
COMÉRCIO TAMBÉM É VÍTIMA DE VIOLÊNCIA
A comerciante Daiane de Barros, proprietária de uma farmácia e de um laboratório em Mato Verde, cobrou maior proteção para os comerciantes da cidade e da região e sugeriu a criação da Guarda Municipal na cidade. Ela contou que há um mês foi vítima de assalto e seus funcionários foram ameaçados no município de Santo Antônio do Retiro, que fica a 30 km de Mato Verde.
Ela disse que antes fechava sua farmácia em Mato Verde às 22 horas, mas que agora, devido à falta de segurança, é obrigada a encerrar suas atividades às 20 horas, o que prejudica não apenas o seu negócio, mas também a própria população. “Bandidos estão impunes e nós somos reféns da impunidade”, disse. Daiane também citou outros casos de violência com comerciantes, entre eles assaltos a joalheria, açougue, loja de roupas, agência dos Correios e explosões de caixas bancários. Segundo ela, esse aumento da criminalidade no município tem sido observado há aproximadamente um ano.
O deputado Paulo Guedes (PT), autor do requerimento para a audiência, apoiou a ideia de criação de uma Guarda Municipal em Mato Verde e citou o exemplo de Salinas, que, segundo ele, teve seus índices de criminalidade reduzidos após a chegada da guarda local.
POLÍCIA RECONHECE DIFICULDADES
O tenente-coronel Alexsandro da Silva Almeida, do 51° Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, reconheceu a necessidade do aumento de policiais no município de Mato Verde, que conta atualmente com um tenente e dez militares, mas apontou as dificuldades de policiamento na região.
Segundo ele, entre os fatores que interferem na segurança da cidade estão a grande extensão da área rural, bem como da malha viária que permeia o município. “Isso facilita que uma pessoa de má índole pratique delitos”, concluiu. Ele também exemplificou que devido ao número insuficiente de policiais, sempre que há uma ocorrência no campo, ou quando um preso deve ser escoltado até um outro município da região, o policiamento de Mato Verde fica desfalcado.
Apesar de reconhecer a precariedade do número de policiais efetivos da corporação, o delegado de Polícia Civil de Monte Azul, Mauro Ricardo Guimarães, disse que a polícia tem trabalhado para combater a criminalidade, embora não tenha a pretensão de acabar totalmente com o roubo e o tráfico de drogas. Guimarães também ressaltou a importância da população ajudar no combate à violência, por meio das denúncias e do fornecimento de informações que possam dar à polícia elementos para a identificação dos criminosos. (Fonte: Ascom/ALEMG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO