JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

terça-feira, 20 de maio de 2014

SISTEMA HOSPITALAR NA REGIÃO DA SERRA GERAL DE MINAS AINDA É FALHO E PACIENTE ESPERA POR HORAS PARA SER ATENDIDO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A qualquer hora do dia, da noite e da madrugada de segunda-feira a segunda-feira, incluindo feriados, é notório verificar o constante deslocamento de ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros por esta e outras cidades da região da Serra Geral de Minas conduzindo pacientes enfermos e acidentados para as unidades hospitalares.
O Hospital Regional de Janaúba é o alvo principal da parada dessas ambulâncias e do acolhimento dos pacientes. A isso se junta o desespero dos familiares e amigos para que haja o devido e ágil atendimento médico com o intuito de garantir a vida ao paciente e que o mesmo seja poupado de sofrimento.
Mas, não é somente a dor que preocupa os pacientes e quem o acompanha ou indiretamente esteja envolvido na sua recuperação. O sistema hospitalar de Janaúba e da região da Serra Geral de Minas, para não dizer o país inteiro, não condiz com a necessidade urgente. Por mais que os governos (municipal, estadual e federal e a própria sociedade) invistam ainda está aquém do sistema hospitalar atingir os anseios da população.
Na noite dessa segunda-feira, dia 19 de maio, o site do jornalista Oliveira Júnior recebeu mensagem de um leitor o qual relata a peregrinação que o mesmo foi submetido para ser atendido no Hospital Regional de Janaúba após sofrer um acidente com motocicleta. Os ferimentos em decorrência desse acidente surgiram no início da tarde de ontem, dia 19. Ele foi para o pronto socorro. Entretanto, a assistência somente ocorreu no início da noite. Esse não foi o primeiro caso de demora. Há anos, inclusive nas administrações anteriores e apesar dos investimentos no hospital, a situação se assemelha. Fato desse tipo também foi registrado em Jaíba, no último final de semana.
De acordo com o radialista Júnior Oliveira, da rádio Liberdade FM de Jaíba, no domingo, dia 18 de maio, dois pacientes encontraram dificuldades para ser atendidos no hospital de Jaíba após os mesmos sofrerem acidente de motocicleta no município de Jaíba. Por horas, uma mulher e um rapaz esperaram pela assistência, inclusive com ferimentos pelo corpo expostos. Indignados e com apoio de amigos, o rapaz e a mulher vieram de táxi para o Hospital Regional de Janaúba em busca de atendimento médico hospitalar. Isso também é uma cena quase que rotineira...pacientes de municípios da região da Serra Geral de Minas e até de outras regiões, inclusive do estado da Bahia, são encaminhados para o Hospital Regional de Janaúba, que há menos de 5 anos passou a ser uma fundação com controle da prefeitura de Janaúba.
Na atual e na administração anterior, o prefeito janaubense (hoje, Yuji Yamada, e antes José Benedito Nunes Neto) queixa que o orçamento da prefeitura de Janaúba não suporta manter o Hospital Regional de Janaúba se não tiver apoio de prefeituras da região que encaminham quase que a totalidade dos pacientes para serem atendidos e internados na unidade janaubense que, apesar da nomenclatura regional, é mantido de maneira municipal.
Isso sem considerar que o Hospital Regional de Janaúba opera com um déficit mensal que gira em torno de R$ 100 mil, fato também verificado há mais de quatro anos. E a situação não é boa. Pelo menos é a conclusão de reunião ocorrida na semana passada com representantes do Ministério Público Estadual e da área de saúde regional, principalmente com gestores dos hospitais de Janaúba e de Monte Azul, que são polos microrregionais na área hospitalar na Serra Geral de Minas.
O Hospital Regional de Janaúba começou a ser construído no início dos anos 90, durante a administração do prefeito Aldimar Dimas Rodrigues (1989 a 92). Ficou parado nos dois governos seguintes, tendo a construtora decretado falência, e foi ocupado parcialmente na gestão do prefeito Ivonei Abade Brito (2001 a 2008) que, inicialmente, retirou o pronto socorro do Hospital da Fundajan, entidade filantrópica. Na medida do possível o espaço físico do Regional foi sendo ocupado o que ainda acontece. Na administração do prefeito José Benedito Nunes Neto (2009 a 2012) foi instituída a Fundação Hospitalar de Janaúba, entidade mantenedora do Hospitalar Regional de Janaúba.
O governo de Nunes Neto propagou que após a criação da fundação é que o Regional passou a ser de fato um hospital com identidade própria. Porém, quase cinco anos depois desse ato surge um impasse: a legislação referente à instituição da Fundação Hospitalar menciona que a mesma é uma entidade pública privada o que tem sido questionada pelo Ministério Público, pelo legislativo local e por representantes de segmentos sociais ligados à área de saúde e talvez isso seja um dos empecilhos para a obtenção de recursos para o Hospital Regional. 
Diante dessa situação de transtornos que também é convivida, em proporções menores, em outros municípios da região, resta à comunidade reivindicar junto aos governos uma maior atenção com o sistema hospitalar da região de Janaúba e que haja um maior número de oferta de vagas nos cursos universitários na área de Saúde, principalmente Medicina, pelas faculdades públicas, caso da Unimontes e da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que recebeu autorização do governo federal para a implantação de 60 vagas no curso de Medicina no campus de Teófilo Otoni. 
Nesse caso, poderia ocorrer um entendimento para que a metade ou então 20 vagas de Medicina do campus de Teófilo Otoni sejam destinadas para o campus de Janaúba da UFVJM ou então que crie e instale o mais breve possível o curso de Medicina no campus de Janaúba, já que as unidades hospitalares desta cidade têm sido utilizadas para os estágios dos estudantes de Medicina das faculdades pública e particulares de Montes Claros.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.